Pular para o conteúdo

Como Identificar e Escolher uma Bateria 18650 Original

Atualmente existem muitos dispositivos que são alimentados pelas baterias 18650, especialmente lanternas táticas, drones e walkie-talkies.

As baterias 18650 são mais potentes e duram mais do que as pilhas comuns e as baterias de lítio, mas seu uso exige cuidados e cada aparelho requer uma CDR e formato diferente.

Neste artigos vamos analisar todos os aspectos de uma bateria 18650, incluindo como escolher o formato certo para um aparelho e como utilizá-las com segurança.

melhor bateria 18650

Com o amadurecimento da tecnologia das baterias, as baterias de íons de lítio, que antes eram reservadas para os fabricantes de dispositivos eletrônicos, chegaram às mãos dos consumidores.

Elas estão em tudo, desde nossos smartphones e câmeras até babás eletrônicas, aparelhos de ginástica e lanternas. No entanto, essas novas células de lítio não foram padronizadas como as AA recarregáveis ​​que você encontra no supermercado.

Você precisa comprar a bateria certa para o trabalho e precisará saber como evitar as baterias falsificadas. Confira abaixo várias dicas sobre como encontrar a bateria 18650 certa para você e algumas recomendações dos modelos mais qualificados.

O que é a uma bateria 18650?

Uma bateria 18650, ou pilha 18650, é uma célula de 18 mm por 65 mm. O nome refere-se exclusivamente ao tamanho da célula de íons de lítio, mas pode haver pequenas variações mesmo aqui. O 18650 tornou-se o novo padrão ouro para baterias substituíveis e recarregáveis.

Elas oferecem o desempenho de uma célula de íons de lítio, uma capacidade na faixa de 1800mAh para cerca de 3500mAh e uma saída de 3,7 volts. Elas são usadas ​​em uma enorme variedade de dispositivos, de notebooks a chaveiros laser, passando por lanternas táticas e acessórios para câmera, como gimbais e flashes externos.

A célula 18650 oferece o melhor desempenho de qualquer bateria recarregável para uso pessoal.

Elas não são suscetíveis a danos causados ​​pelo carregamento antes de serem completamente descarregadas (como era o caso das antigas células de níquel-cádmio), embora eles se degradem aproximadamente na mesma velocidade da bateria de um smartphone.

Você não pode simplesmente comprar uma bateria 18650 de uma loja baseado apenas na capacidade descrita (medida em miliamperes-horas ou mAh). A bateria certa depende inteiramente em qual aparelho ela será usada.

Escolhendo a bateria certa para o trabalho

O 18650 não é uma célula padronizada. Elas não são todas criadas igualmente ou com a mesma tarefa em mente. A característica mais importante a considerar quando se olha para uma bateria 18650 é a taxa de descarga contínua (CDR), também conhecida como capacidade de amperagem.

A CDR é a taxa na qual a corrente – medida em ampères (A) – pode ser puxada da bateria sem superaquecimento. Para descobrir qual bateria é ideal para você, você precisará corresponder o CDR da bateria com o consumo de energia associado ao seu dispositivo.

Se você escolher a bateria errada, as baterias ficarão muito quentes. O calor irá danificar a bateria, reduzindo sua vida útil. Um superaquecimento grave pode até mesmo fazer a bateria explodir, vazar ou danificar o dispositivo.

Felizmente, há uma relação direta entre o CDR (A) e a capacidade da bateria (mAh). Quanto maior a capacidade, menor o CDR. Isso significa que os dispositivos que consomem menos energia podem aproveitar as células de maior capacidade.

Os dispositivos mais vorazes precisarão usar células de menor capacidade para puxar mais corrente com segurança.

Até o momento em que esse artigo foi atualizado (janeiro de 2022), o CDR atual máximo atingível em uma bateria 18650 é de 38A a 2000mAh.

Alguns fabricantes falsos alegam especificação de 40A ou 35A a 3000mAh ou mais, mas estas não são especificação confiáveis. A tecnologia da bateria evolui constantemente, portanto, espere que isso mude no futuro.

Confira também: Melhores notebooks para programação e Top 9 Teclados Bluetooth.

Baterias Protegidas vs. Baterias Desprotegidas

Ao comprar baterias 18650, você terá que escolher entre as células protegidas e células sem proteção. Células protegidas, como o nome sugere, têm um pequeno circuito eletrônico integrado na embalagem da bateria. Ele está localizado em uma extremidade da bateria e é indistinguível da própria célula.

Este circuito protege a bateria contra perigos como cargas e descargas excessivas, curtos-circuitos e temperaturas extremas. Isso é projetado para proteger os dispositivos em que você os usa e para evitar danos causados ​​por explosão ou vazamento.

Muitas baterias protegidas também têm uma válvula que desabilita a célula permanentemente se a pressão ficar muito alta dentro da célula. Isso é comumente o que acontece quando as baterias incham, e nesse ponto elas ficam mais suscetíveis a pegar fogo.

Baterias desprotegidas não possuem este circuito. Como resultado, elas são mais baratas e mais propensas aos problemas que essas proteções são projetadas para evitar. Se você escolher uma célula desprotegida (e existem células sem proteção de qualidade no mercado), você deve tomar cuidado extra ao escolher e usar suas baterias.

Existem situações em que o uso de uma bateria sem proteção é normal, mas você nunca deve usa-la sem ter certeza da compatibilidade com o aparelho.

Preste atenção especial à classificação de descarga (CDR) para garantir que você não esteja consumindo energia excessiva de uma célula, ou ela poderá superaquecer.

Você também precisa manter os contatos cobertos, de preferência em um estojo de plástico, para que as baterias não sofram um curto-circuito em sua mochila ou bolso. Você também precisará garantir que irá deixar suas baterias no carregador por muito tempo.

Em caso de dúvida, compre uma bateria protegida.

Flat Top vs. Button Top

Para realmente demonstrar como a bateria do 18650 é despadronizada, há duas pequenas variações no tamanho: topo plano (flat top) e topo “botão” (button top).

Esses nomes estão relacionados com os contatos, especificamente o contato positivo. As baterias button top sobressaem levemente, com uma protuberância similar as encontradas nas baterias AA comuns, enquanto as de flat top ficam perfeitamente niveladas.

Esses poucos milímetros extras podem ser a diferença entre uma bateria que se encaixa e uma bateria que não se encaixa direito. Em caso de dúvida, observe as baterias existentes fornecidas com o dispositivo, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante.

Para baterias com mola, como as de lanternas, isso não deve fazer uma grande diferença.

Como Evitar Baterias 18650 Falsas

Como qualquer produto de marca, você precisa tomar cuidado com os produtos falsificados. É comum que muitos fornecedores comprem células super baratas, coloquem novas embalagens nelas com marcas próprias e as vendam em lojas onlines e sites de leilão como itens genuínos.

Isso não é apenas um desperdício de dinheiro, é potencialmente perigoso. Se você comprar uma bateria para um dispositivo de alta potência acreditando que ela tem um CDR adequadamente seguro, você poderá se quebrar ou danificar seu dispositivo ao utilizar uma bateria com uma especificação totalmente diferente da indicada.

Falsificadores de bateria são bons no que fazem. Uma bateria genuína e uma falsa são incrivelmente difíceis de diferenciar. Do embrulho, à marca, às listagens on-line, elas parecem um produto normal. A única maneira que você pode dizer uma falsa de uma bateria genuína é por peso.

A maioria das marcas disponibiliza o peso de suas baterias genuínas em seus sites. Você deve cruzar as referencias de qualquer bateria comprada on-line com as especificações do fabricante.

Comprar de site confiável vai garantir que, caso a bateria chegue até você e haja uma discrepância com as especificações oficiais, você possa receber seu dinheiro de volta.

Para verificar uma célula em particular, tente procurar na Internet pelo nome seguido por “especificações” ou “datasheet”. Isso listará o peso, a capacidade e o máximo de CDR da bateria.

Você também pode se interessar por: Melhores tablets para leitura e Como escolher a pasta térmica certa.

Ligação em série ou em paralelo

Baterias 18650 também são utilizadas em bancos de bateria para RCs ou para ferramentas sem fio. Se você está planejando montar um banco de baterias, vai precisar ligá-las em série ou em paralelo dependendo das necessidades de cada aparelho.

A capacidade da bateria (em Ah) depende do tipo de ligação que você faz entre as células. Se você ligar as células em paralelo, a capacidade se soma, mas a tensão permanece a mesma. Se você ligar as células em série, a tensão se soma, mas a capacidade permanece a mesma.

  • Ligação em série: 10 células de 3,2 V e 3,2 Ah ligadas em série terão uma tensão total de 32 V e uma capacidade de 3,2 Ah.
  • Ligação em paralelo: 10 células de 3,2 V e 3,2 Ah ligadas em paralelo terão uma tensão total de 3,2 V e uma capacidade de 32 Ah.

Em mais um exemplo, se você tem duas baterias de 12 V e 3 Ah, pode ligá-las em série para obter 24 V e 3 Ah, ou em paralelo para obter 12 V e 6 Ah. Então antes de ligar o ferro de solda, confira mais detalhes sobre ligações em paralelo e em série aqui (link externo).

Para utilizar baterias 18650 em aparelhos projetados para receber esse tipo de alimentação, como lanternas ou walkie talkies, não é necessário manter essa diferença em mente, apenas os requerimentos de voltagem, amperes e formato como explicado nas sessões acima.

As melhores baterias 18650

As melhores baterias são geralmente produzidas pela Sony, Samsung, LG e Panasonic / Sanyo. Isso não significa que todas as outras marcas sejam indignas de confiança, mas essas marcas fornecem classificações de CDR confiáveis ​​e informações suficientes para que você localize falsificações.

LG LGDAS31865

bateria-18650-LG-com-solda
  • Especificações: https://secondlifestorage.com/showthread.php?tid=1763
  • CDR – Capacidade: 4.4 A  / 2200 mAh
  • Peso: cerca de 47 gramas

Samsung ICR18650-22F

bateria-18650-samsung

 

  • Especificações: http://gamma.spb.ru/media/pdf/liion-lipolymer-lifepo4-akkumulyatory/ICR18650-22F.pdf
  • CDR – Capacidade: 4.4 A  / 2200 mAh
  • Peso: cerca de 44.5 gramas

Samsung 30Q

bateria-18650-samsung-CDR
  • Especificações: https://eu.nkon.nl/sk/k/30q.pdf
  • CDR – Capacidade: 15 A / 3000 mAh
  • Peso: cerca de 45.6 gramas
Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor bateria 18650

19 comentários em “Como Identificar e Escolher uma Bateria 18650 Original”

  1. Marcus Valério Rocha Garcia

    Muito esclarecedor, estou tendo muita dificuldade para compras estas baterias com boa qualidade, inclusive os carregadores.

  2. Riberto Tavares da Silva

    Parabéns pela matéria, porém gostaria de ver uma abordagem sobre se essas baterias seriam seguras para fazer os bancos de baterias montadas em serie para alcançar altas voltagens como 96v com 100ah ou mais? grato

    1. Boa tarde, Riberto! É possível utilizar baterias 18650 para construir bancos de alta voltagem, mas pode não ser prático ou economicamente viável pois você vai precisar de muitas delas. Existem baterias de íon de lítio com tensão e ampere mais próximos a essas especificações.

      A maioria das baterias 18650 têm uma tensão nominal de 3,6-3,7 volts, o que significa que para obter um banco de baterias de 96V, pelo menos 26 células teriam de ser ligadas em série.

      É importante notar que a capacidade da bateria (em Ah) será determinada pela capacidade das células individuais e não pelo número de células ligadas em série. Por exemplo, se utilizar baterias de 3,2Ah, a capacidade do conjunto de baterias será de 3,2Ah, independentemente do número de baterias no conjunto.

      Se não tiver uma solda ponto (ponteadeira), que é mais indicada para esse tipo de solda, pode utilizar um ferro de soldar comum para ligar as baterias nas tira de níquel. Também vai precisar utilizar um sistema de gestão da bateria para proteger as células e garantir uma carga e descarga segura nessa voltagem.

  3. Ola, parabéns pela belíssima matéria, todas essas informações aqui exibidas foram de relevante contribuição para a escolha correta no meu caso, matéria explicada de forma objetiva e clara. Obrigado.
    Marinho.

  4. Ótima matéria sobre as baterias. Eu sou técnico em elétrica e estou sempre procurando aprender mais sobre os assuntos da atividade. Me ajudou a esclarecer algumas dúvidas. Está de parabéns. Só uma pergunta. Qual bateria você indicaria pra lanterna tática?

    1. Olá Fábio. Na minha lanterna de mergulho eu uso uma 18650 (3600mAh 8A) da marca JWS e da Sanyo, são marcas bem conhecidas além das tradicionais LG, Samsung e Sony. Só verifique qual é a especificação que o fabricante da lanterna pede antes. Fico feliz que a matéria tenha sido útil!

    1. Obrigado pela visita, Carlos! Para ferramentas elétricas eu geralmente vejo recomendações de baterias de 3.7V ou 7.4V e até 3000 mAh, mas isso depende da ferramenta. Baterias de 3.7V e 3000 mAh são as mais comuns e praticamente todas as marcas recomendadas têm essa especificação, como a Sony, LG, Sanyo, J.W.S, Ultrafire, etc.

  5. Excelente artigo!! Eu estou a pensar meter uma bateria extra na minha scooter elétrica. A bateria tem de ser 14s6p 21700 52v e 30ah. Uma pessoa fez-me um orçamento de 10 células Panasonic de 3,2ah e disse que chegava a mais ou menos 30ah. Será que é possível? Obrigado

  6. Boa matéria Ian mas estou com uma dúvida: em resposta a Rui você falou que 10 células 18650 de 3,2 Ah deve chegar a 32 Ah, mas em outra ocasião anterior falou que “… É importante notar que a capacidade da bateria (em Ah) será determinada pela capacidade das células individuais e não pelo número de células ligadas em série. Por exemplo, se utilizar baterias de 3,2Ah, a capacidade do conjunto de baterias será de 3,2Ah, independentemente do número de baterias no conjunto”.
    A dúvida é se existe diferença entre a ligação série/paralela?
    Grato.

    1. Olá, Francisco. Sim, essa diferença existe. A capacidade da bateria (Ah) depende do tipo de ligação que você faz entre as células. O comentário que eu respondi com essa frase estava perguntando sobre tensão e voltagem, por isso realmente ficou confuso.

      Se você ligar as células em série, a tensão se soma, mas a capacidade permanece a mesma. Se você ligar as células em paralelo, a capacidade se soma, mas a tensão permanece a mesma. Então na ligação em série, 10 células de 3,2 V e 3,2 Ah terão uma tensão total de 32 V e uma capacidade de 3,2 Ah. Vou atualizar o artigo com uma sessão sobre os dois tipos de ligação em breve para deixar isso mais claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *