Melhores câmeras instantâneas de 2019

Melhores câmeras instantâneas de 2019

camera mini 90

Mesmo que as câmeras analógicas ainda sejam encontradas no mercado, a maioria das pessoas usa seus smartphones para praticamente tudo. Isso não quer dizer que câmeras analógicas não tenham mais apelo de massa. Na verdade, as câmeras instantâneas se tornaram muito populares nos últimos anos. O apelo vintage das câmeras instantâneas ficou bem forte e novos modelos foram lançados para atender essa demanda, tanto para câmeras básicas quanto para câmeras semi-profissionais. Afinal, o que é mais mágico do que a capacidade de segurar suas fotos em suas mãos apenas alguns minutos depois de tirá-las?

Nossa escolha principal é o Fujifilm Instax Mini 9, que tem um ótimo balanço entre preço e qualidade de imagem. A 90 Neo Classic costumava ser a escolha principal, mas ela já deixou de ser vendida no Brasil. A Fujifilm domina o campo das câmeras instantâneas e a maioria dos modelos abaixo são dessa empresa, a exceção é a própria Polaroid, que voltou ao mercado com vários modelos novos, e a Kodak, que entrou por último nessa nova leva de câmeras instantâneas. Com essa nova variedade no mercado, saber como escolher e qual câmera instantânea comprar pode ser difícil, mas as nossas resenhas abaixo vão te ajudar a encontrar a melhor câmera para você e para o seu bolso.

Se há uma coisa a ter em mente, é que a fotografia instantânea não é um hobby muito barato. Nós preferimos usar a despesa como uma desculpa para desacelerar e realmente aproveitar o processo fotográfico. É uma ótima maneira de aproveitar ainda mais o momento, adicionando ainda mais valor sentimental a cada uma das fotos que você fizer. De qualquer modo, incluímos opções mais em conta, como a Fujifilm Instax Mini 9, que pode sair por menos de R$ 400.

 

Fujifilm Instax Mini 9 – Melhor câmera instantânea

camera Instax mini 9

 

 

A câmera inicial ideal para quem é novo na fotografia instantânea. Tem tudo o que você precisa para começar a tirar fotos de qualidade. Seu design simplista e fácil de usar, a qualidade das imagens e o preço acessível mais uma vez ganham pontos no departamento de custo benefício.

Muitas câmeras instantâneas criam um efeito vintage exagerado, com cores apagadas e filtros bem presentes – mas a Mini 9 não é uma dessas câmeras. As fotos da Mini 9 são muito mais parecidos com o filme tradicional, com cores precisas e capturas realistas. Assim que você aprender a usar a exposição correta suas fotos terão cores vibrantes e muitos detalhes nítidos. As fotos tendem a ter um pouco da vibe vintage, mas muito menos do que as câmeras rivais.

Um LED indica a quantidade de luz disponível e você simplesmente torce a lente para combinar com a melhor exposição possível. A bandeja de filme é mantida no lugar com um clipe forte e um indicador na parte traseira mostra quantas fotos restam no pacote atual, para que você não abra acidentalmente a bandeja.

Um recurso novo no Mini 9 é o espelho de selfie da câmera, que é um pouco complicado de usar (mas que funciona de maneira muito engenhosa) e um adaptador de lentes macros aprimorado que permite que você se aproxime bem de um objeto sem perder detalhes.  Ligar a câmera é simples – basta apertar o botão ao lado da lente e a lente irá aparecer e o flash será ligado. Uma luz em uma das posições no anel ao redor da lente indica que você está pronto para tirar uma foto. Esse modelo possui um sensor de luz que escolhe automaticamente as condições do ambiente, incluindo tempo nublado, ensolarado e luz artificial, mas você pode ajustar essas configurações manualmente. Há também um modo Hi-Key que captura uma imagem que é superexposta intencionalmente para uma aparência mais brilhante.

Por causa do custo relativamente baixo e da facilidade de uso da Mini 9, essa é a câmera perfeita para crianças, adolescentes e fotógrafos de primeira viagem que não querem gastar os olhos da cara. Ao mesmo tempo, o controle de exposição permite tirar fotos muitos mais nítidas, o que pode ser interessantes para fotógrafos profissionais e hobbistas experientes. A qualidade da imagem impressa é realmente impressionante, mesmo sendo uma câmera tão barata.

 

Análises de outros modelos de câmeras instantâneas

Fujifilm Instax SQUARE SQ6

camera square

 

 

Uma câmera com um formato de imagem bem diferente das suas concorrentes e um design divertido, a Square SQ6 é simples de usar e deve agradar ao público mais jovem.

A Fujifilm Instax SQUARE SQ6 é alimentada por duas pequenas baterias de lítio CR2, o fabricante afirma que elas podem 30 pacotes de filmes, com 10 fotos cada. Procurando atrair fãs do aplicativo fotográfico Instagram, como o nome indica, esta câmera imita o estilo do logotipo do app e oferece imagens em formato quadrado 1:1, mantendo o funcionamento analógico. Novamente temos um modo de selfie, além de três filtros de cores anexados ao flash, juntamente com os modos de dupla exposição, macro e paisagem. São três modos de focos diferentes. Sem surpresa, a câmera usa filme especial Fujifilm SQUARE, que fornece um tamanho de imagem central de 6.2 x 6.2cm. As imagens exibem uma qualidade clássica de câmera instantânea, com cores levemente dessaturadas e sombras densas. Um cronômetro interno atrasa as exposições em dez segundos, o que pode ser útil se você quiser se enquadrar no quadro.

Assim como todas as outras câmeras Instax, a Instax SQ6 está em sintonia com a cultura jovem atual. Assim, os millennials e qualquer pessoa nascida mais recentemente do que isso provavelmente compõem a esmagadora maioria do público, embora sem dúvida ela também possa ser usada por um público mais amplo que gosta do design diferente e da simplicidade de uso.

 

Polaroid Snap POLSP01W

camera Polaroid Snap

 

Uma bonita e compacta câmera de 10Mp que suporta gravação microSD e, mais notavelmente, imprime fotos coloridas (razoavelmente) instantaneamente e sem tinta, graças ao papel Zink Zero Ink. O papel Zink usa uma tecnologia reativa ao calor e não é baseado em filme como outras câmeras instantâneas, como a Instax Mini 9 da Fujifilm. Há um slot para cartão microSD (que suporta cartões de até 32 GB) se você estiver interessado em salvar as fotos que tirou e uma porta micro USB para carregar ou transferir imagens.

Não há opção de zoom. O visor permite que você veja o que está na frente da câmera, mas a lente real é mais baixa no corpo, então espere que a altura da imagem final seja um pouco diferente. Há uma ligeira distorção “olho de peixe” através do visor também, mas você não vê isso na impressão final. Um botão no canto superior esquerdo do Snap controla os efeitos de cor. Você tem três para escolher: colorido, preto e branco e tom vintage sépia. Não há uma opção para desativar o flash, o que alguns usuários podem não gostar se estiverem fotografando em áreas em que esse recurso é proibido.

No geral, esse é uma câmera instantânea bem diferente dos outros modelos disponíveis. Sua maior vantagem é a entrada para cartão microSD. Seu uso simples e sem firulas pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, dependendo do usuário preferir mais simplicidade ou preferir mais controle sobre as fotos.

 

Fujifilm Instax Wide 300

camera Instax Wide 300

 

Apesar de amarmos o filme no formato Instax Mini, há ainda mais vantagens no filme Instax Wide, que é o que a câmera Wide 300 usa. Esta câmera não vai caber confortavelmente dentro de uma bolsa ou mochila pequena com facilidade, mas vai dar a você fotos maiores e mais amplas, que são mais próximas do tamanho das fotos quadradas clássicas da Polaroid.

O Instax Wide 300 tem uma aparência semelhante a nossa escolha principal, a Mini 90, com seu corpo prateado e preto, mas sendo maior oferece melhor ergonomia e oferece uma aderência melhor. Embora tenha um soquete de tripé, falta um recurso encontrado na nossa escolha principal, ele oferece menos controle sobre a exposição, fornecendo apenas dois botões atrás que permitem que você mexa com a compensação de exposição e ligue o flash de preenchimento (mas que não desativa totalmente o flash) .

Outra desvantagem do Wide 300 é que o seu visor está bem longe no canto, então o enquadramento exige muita prática. As selfies são possíveis, mas você precisará trazer um anexo dedicado de foco próximo com você, para que ela saia direito. As funcionalidades extras não são tão impressionantes como na Mini 90, mas como esta é a sua única escolha para as imagens de formato mais amplo, você precisa escolher qual recurso é mais importante.

 

Fujifilm Instax Mini 70

camera Instax Mini 70

 

A mais recente câmera Instax Mini possui todos os recursos de câmeras mais avançadas, como o Instax Mini 90, mas em um pacote compacto que está entre as menores câmeras instantâneas de todos os tempos. Com uma lente de 60 mm, esta câmera pode caber facilmente em uma bolsa para acompanhá-lo em qualquer lugar. Não é tão barato quanto alguns dos antigos modelos Instax, mas o Mini 70 compensa seu preço incluindo todos os recursos extras como um espelho selfie.

Ao contrário do mais barato Instax Mini 8, o super portátil Mini 70 possui um temporizador automático, um modo de fotografia macro e até um modo paisagem. Talvez a única desvantagem deste modelo seja que você não adquire uma opção de dupla exposição, e precisa das baterias de câmera CR-2 para funcionar, que são pouco comuns.

O Mini 70 parece ser feito para o modo retrato, já que o botão do obturador na frente da câmera é realmente confortável somente nessa posição; quando você segura a câmera na posição horizontal, seu dedo direito tem que enrolar a parte superior da câmera desajeitadamente ou seu dedo esquerdo bloqueia o flash. Os modelos anteriores incluíam um segundo botão do obturador que era fácil de acessar na posição horizontal no canto superior direito. Seu uso exige mais prática que no modelo mais novo dessa linha, mas o preço mais em conta pode compensar isso para muito consumidores.

 

Kodak Rodomatic

camera kodak rodomatic

Chegando um pouco atrasada em relação as outras marcas clássicas no mercado de câmeras fotográficas instantâneas modernas, a Kodak lança a Rodomatic sem grandes diferenciais além do formato pequeno e da possibilidade de salvar as imagens digitalmente. Essa é provavelmente a câmera instantâneas mais discreta e pequena sendo produzida.

Sem uma tela LCD, um pequeno visor óptico é usado para enquadrar a imagem. As impressões são feitas em papel Zink de 2 x 3 polegadas que sai de um pequeno slot no lado da câmera, enquanto os arquivos digitais são armazenados em um cartão MicroSD. Quando nenhum papel fotográfica é inserido na câmera, ela entra no modo digital, salvando as capturas internamente em sua memória. A câmera não possui bateria removível e carrega via USB. Um botão liga / desliga, liberação do obturador e uma opção para mudar de colorido para preto e branco são os únicos controles. A câmera é leve, com cerca de meio quilo, mede menos de quinze centímetros de largura. A resolução de 10 megapixels da câmera cria imagens digitais com cerca de 3.600 pixels de largura, uma imagem bastante pequena considerando a tecnologia disponível atualmente, mas não muito ruim para o preço. Os detalhes não são excepcionais, mas são nítidos o suficiente para uma impressão com apenas 10 cm de largura. Ela é a câmera que oferece menos opções para o usuário da lista.

O Rodomatic se diferencia das concorrentes pelo design simples e pelo tamanho menor. Enquanto a falta de controle manual pode ser bem frustrante, ela é uma boa opção para quem viaja muito ou simplesmente não quer carregar uma câmera instantânea grande e pesada por aí.

 

Características principais de uma câmera instantânea

Cada usuário tem uma necessidade e uma experiência diferente, então é preciso levar isso em conta antes de comprar uma câmera instantânea, pois alguns vão preferir um modelo simples e fácil de usar enquanto outros querem o máximo de opções possíveis para ajustar em cada situação. Para ter certeza que você está investindo na câmera instantânea certa para você, considere os seguintes recursos.

 

Baterias

Algumas câmeras instantâneas usam baterias recarregáveis, enquanto outras usam descartáveis. Cada uma tem suas vantagens. As pilhas AAA e AA podem ser trocadas em qualquer lugar, o que é muito conveniente, mas significa um custo significativo a longo prazo. As baterias recarregáveis ​​são mais econômicas, mas se elas acabarem no meio de uma sessão de filmagem, você precisará de tempo para recarregá-las.

 

Portabilidade

Se você estiver viajando muito com sua câmera instantânea ou estiver carregando ela em festas, eventos e confraternizações, leve em consideração seu tamanho e o seu peso. Se a câmera for muito volumosa para caber na sua bolsa, pode não funcionar bem para você.

 

Modo de selfie

Como as câmeras instantâneas não têm câmeras e telas frontais, pode ser difícil tirar uma selfie. Algumas câmeras instantâneas possuem espelhos para ajudá-lo, uma espécie de “modo selfie” manual. Se você acha que você (ou quem quer que esteja usando a câmera) pode gostar de tirar selfies, pense em escolher um modelo com um espelho acoplado.

 

Facilidade de uso

A facilidade de uso da câmera é algo que deve ser pensado considerando a experiência do usuário. No caso da maioria das câmeras instantâneas, um botão ao lado da lente precisa ser ligado e a lente ajustada para obter a foto perfeita. Para quem quer tirar fotos casualmente, é importante escolher uma câmera fácil de manusear, mas isso significa perder vários ajustes e configurações que podem fazer falta para um usuário experiente.

 

Ajuste de brilho

Algumas câmeras instantâneas vêm com um mostrador de ajuste de brilho especial que não apenas ajudará você a obter fotos impecáveis, mas também guiará o usuário ao longo do processo de criação de imagens mais nítidas. Esse recurso determina o melhor ambiente para tirar fotos em termos de brilho e iluminação. O ajuste pode ser feito automaticamente pela câmera, que a torna mais fácil de usar, ou manualmente pelo usuário, que dá um maior controle para fotógrafos experientes.

 

Tempo de processamento

A imagem deve ter tempo suficiente para ser processada e seca sem qualquer interferência. Como a imagem é seca tem um efeito direto sobre a qualidade da imagem. As fotos podem levar de dez a quarenta minutos para serem processadas. Também é comum ver manchas sobre fotos, mas elas devem cercar dentro de 24 horas.

 

Recursos adicionais

As unidades flash são outro recurso importante comumente encontrado nas câmeras instantâneas. Essas unidades de flash podem ser recarregáveis ​​ou de uso único, dependendo do tipo. Outro recurso recorrente na câmera digital instantânea é o temporizador, que é extremamente popular. Usar o melhor filme para a câmera é tão importante quanto usar a câmera correta.

 

O que é e como funciona uma câmera instantânea

As câmeras instantâneas usam pacotes de filmes que incluem um negativo, todos os ingredientes químicos necessários e o papel positivo necessário para produzir a impressão final. Depois que você pressiona o obturador, a impressão sai da câmera, o processo de desenvolvimento começa e a folha em branco se transforma em uma fotografia colorida em questão de minutos. A maioria dos pacotes de filmes vem em pacotes de 10 exposições, e a maioria das câmeras tem um mecanismo de contagem regressiva para informar quantas fotos restam no pacote.

Referida mais comumente como uma “câmera Polaroid” (em referência a empresa que popularizou essa tecnologia no passado), a câmera instantânea utiliza uma técnica muito diferente da que nós estamos acostumados hoje em dia. Embora as câmeras digitais ganhem de longe no aspecto da praticidade e nitidez, as câmeras instantâneas atuais trazem de volta a sensação de poder pressionar o botão do obturador e assistir a uma impressão física emergir da câmera e se desenvolver diante de seus olhos.

Muitos filtros utilizados hoje em dia em aplicativos como Snapchat tentam recriar a maneira como as fotos eram reveladas no passado, então faz todo o sentido querer ter esse mesmo efeito mas utilizando a tecnologia original. Cada impressão é uma lembrança exclusiva que você pode compartilhar na vida real com seus amigos e familiares e manter sempre com você mesmo longe de outras tecnologias.

 

Benefícios da câmera instantânea

O grande atrativo das câmeras instantâneas é que elas são divertidas de usar e proporcionam gratificação instantânea de fotos. Eles são ótimos para começar uma conversa e oferecem uma maneira fácil de persuadir até mesmo os mais tímidos para posar para um retrato. E é provável que você atraia uma multidão de espectadores curiosos enquanto espera que as impressões se desenvolvam. As crianças criadas na era da câmera digital geralmente acham fascinante ver uma impressão instantânea tangível se desenvolver bem na sua frente.

Câmeras instantâneas também são ótimas para festas, casamentos ou apenas noites no seu bar favorito. Eles são adequados para capturar o momento de maneira casual e inclusiva, em parte porque a aparência de câmera instantânea deixa as pessoas mais à vontade do que uma DSLR de aparência séria. Acrescente a isso o fato de que você não pode compartilhar essas imagens no Facebook com o toque de um botão e as pessoas muitas vezes se tornam mais dispostas a agir de maneira natural.

Você também não vai precisar passar a foto por filtro nenhum para que ela tenha personalidade, pois isso é algo natural ao usar essa tecnologia. E nesta era de arquivos digitais que são facilmente duplicados, não há nada como tirar a foto de alguém e, momentos depois, dar a ela a única versão dessa foto do mundo.

 

Câmeras instantâneas novas VS. Câmeras instantâneas antigas

Antigas câmeras instantâneas usadas podem ser tentadoras, especialmente quando você encontra uma por um bom preço. Muitos delas ainda funcionam e podem ser usadas da mesma maneira que um modelo novo atual, mas você precisa ter cuidado ao usar uma câmera antiga e ter certeza do seu preço e condição.

Se você for comprar uma Polaroid vintage, tenha certeza que ainda pode comprar o filme utilizado por esse modelo específico. A maioria das câmeras antigas usava Polaroid 600. As câmeras dobráveis ​​normalmente usam o filme SX-70, que é diferente do 600.

Um dos problemas mais comuns com as Polaroids antigas são os rolos defeituosos que ficam travados ou que não espalham os produtos químicos uniformemente no papel. É frustrante desperdiçar um pacote inteiro de filme de em uma câmera quebrada. O ideal é ter certeza absoluta que a câmera está funcionando perfeitamente. Outro problema é que, apesar de serem relativamente comuns, é muito difícil encontrar uma câmera Polaroid antiga com um preço justo, até os modelos mais simples costumam ter o preço inflado por serem “relíquias”.

Na maioria das vezes, você pode comprar uma câmera instantânea moderna nova (e com garantia) no mesmo preço de uma vintage, então tenha certeza que você fez toda pesquisa necessária para saber quanto cada modelo realmente vale.

 

 

camera Instax mini 9 Fujifilm Instax Mini 9 – Melhor câmera instantânea Cerca de R$ 330 Compre agora
camera square Fujifilm Instax SQUARE SQ6 Cerca de R$ 655 Compre agora
camera Polaroid Snap Polaroid Snap POLSP01W Cerca de R$ 890 Compre agora
camera Instax Wide 300 Fujifilm Instax Wide 300 Cerca de R$ 910 Compre agora
camera Instax Mini 70 Fujifilm Instax Mini 70 Cerca de R$ 1.180 Compre agora
camera kodak rodomatic

Kodak Rodomatic

Cerca de R$ 830 Compre agora

 

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.