Melhores câmeras instantâneas de 2019

apple imac pro
Mac Pro vs. iMac Pro – Qual é o melhor?
28 de dezembro de 2018
xbox one melhores acessórios e controles
9 melhores acessórios para Xbox One [2019]
9 de janeiro de 2019

Melhores câmeras instantâneas de 2019

camera mini 90

Mesmo que as câmeras analógicas ainda sejam encontradas no mercado, a maioria das pessoas usa seus smartphones para praticamente tudo. Isso não quer dizer que câmeras analógicas não tenham mais apelo de massa. Na verdade, as câmeras instantâneas se tornaram muito populares nos últimos anos. O apelo vintage das câmeras instantâneas ficou bem forte e novos modelos foram lançados para atender essa demanda, tanto para câmeras básicas quanto para câmeras semi-profissionais. Afinal, o que é mais mágico do que a capacidade de segurar suas fotos em suas mãos apenas alguns minutos depois de tira-las? Nossa escolha principal é o Fujifilm Instax Mini 90 Neo Classic. A Fujifilm domina o campo das câmeras instantâneas e a maioria dos modelos abaixo são dessa empresa, a exceção é a própria Polaroid, que voltou ao mercado recentemente. Com essa nova variedade no mercado, saber como escolher e qual câmera instantânea comprar pode ser difícil, mas as nossas resenhas abaixo vão te ajudar a encontrar a melhor câmera para você e para o seu bolso.

Se há uma coisa a ter em mente, é que a fotografia instantânea não é um hobby muito barato. Nós preferimos usar a despesa como uma desculpa para desacelerar e realmente aproveitar o processo fotográfico. É uma ótima maneira de aproveitar ainda mais o momento, adicionando ainda mais valor sentimental a cada uma das fotos que você fizer. De qualquer modo, incluímos opções mais em conta, como a Fujifilm Instax Mini 9, que pode sair por menos de R$ 400.

camera mini 90Fujifilm Instax Mini 90 Neo Classic – Melhor câmera instantânea

A Fujifilm tem um monte de câmeras Instax Mini diferentes a venda, mas não há dúvida de que o melhor do grupo é o Mini 90. Esta é a câmera certa se você quer muitos recursos diferentes e detesta mexer com baterias não-recarregáveis. Ao contrário de seus irmãos e irmãs mais velhos da família Instax Mini, a 90 é a câmera Fujifilm mais completa lançada até agora, com um lindo design retrô e muitos recursos adicionais.

A Mini 90 cria as melhores fotos entre as câmeras instantâneas que testamos, com cores mais brilhantes e com mais detalhes; você pode até ver mais sombras do que nas fotos de outras câmeras Instax. À luz do dia ou em interiores bem iluminados, o modo automático da câmera oferece uma qualidade de imagem consistente e, principalmente, precisão de cores para filmes instantâneos (os resultados podem ter um tom levemente azulado). Controles criativos e de exposição adicionais permitem que você selecione cores e detalhes conforme desejar em situações mais desafiadoras. À noite ou em interiores pouco iluminados com o flash embutido e o Modo Party ativados, a câmera consegue capturar o fundo do foco da fotografia e do ambiente em volta. E ao contrário de outros modelos da linha Instax, a Mini 90 também permite ajustar a intensidade do flash.

A Mini 90 tem mais controles manuais do que qualquer outra câmera instantânea que vimos e, embora você não precise usá-los, eles estão lá, se você quiser experimentar ou se você já sabe bem o que está fazendo. De todas as câmeras instantâneas que testamos, a Mini 90 é facilmente a mais agradável de operar. Todos os controles são fáceis de operar enquanto você está segurando com as duas mãos, e sua memória muscular vai entrar em ação depois de apenas alguns cartuchos de filme.

A única desvantagem desse modelo é que ele custa significativamente mais do que a maioria das pessoas querem gastar. Seu preço é um dos maiores dessa categoria, custando um pouco mais de mil reais. Bem acima dos 400 reais, que parece ser o custo ideal para pessoas comuns que não possuem a fotografia como hobby primário, como a câmera a seguir.

 

Fujifilm Instax Mini 9 – Melhor câmera instantânea barata

camera Instax mini 9

Em termos de recursos, o Fujifilm Instax Mini 9 não oferece muito em relação à nossa escolha anterior, mas seu design simplista e fácil de usar, as opções de cores divertidas e o preço acessível mais uma vez ganham pontos no departamento de custo benefício.

Um recurso novo no Mini 9 é o espelho de selfie da câmera, que é um pouco complicado de usar (mas que funciona de maneira muito engenhosa) e um adaptador de lentes macros aprimorado que permite que você se aproxime bem de um objeto sem perder detalhes.  Ligar a câmera é simples – basta apertar o botão ao lado da lente e a lente irá aparecer e o flash será ligado. Uma luz em uma das posições no anel ao redor da lente indica que você está pronto para tirar uma foto. Esse modelo possui um sensor de luz que escolhe automaticamente as condições do ambiente, incluindo tempo nublado, ensolarado e luz artificial, mas você pode ajustar essas configurações manualmente. Há também um modo Hi-Key que captura uma imagem que é superexposta intencionalmente para uma aparência mais brilhante.

Por causa do custo relativamente baixo e da facilidade de uso da Mini 9, essa é a câmera perfeita para crianças, adolescentes e fotógrafos de primeira viagem que não querem gastar os olhos da cara. Não é tão chique quanto algumas das câmeras de filme instantâneo mais sofisticadas que testamos, mas ela atende perfeitamente ao público amador – e você pode gastar esse dinheiro economizado em filmes para tirar mais fotos, que é a parte divertida. A Mini 9 é a mais barata das câmeras instantâneas vendidas no Brasil.

 

Análises de outros modelos de câmeras instantâneas

Fujifilm Instax Mini 8

camera Instax Mini 8

O Fujifilm Instax Mini 8 é uma das mais antigas câmeras instantâneas que você ainda pode encontrar no mercado, mas está se tornando cada vez mais rara. É mais adequada se você deseja obter uma câmera barata para uma criança ou adolescente. Embora o modelo mais novo Mini 9 seja uma aposta melhor (e praticamente o mesmo preço on-line), se você puder encontrar o Mini 8 com um grande desconto, ele ainda é uma ótima aposta. As Mini 8 são as opções coloridas, sem frescuras e baratas da empresa, não têm espaço para nada além da criatividade básica com apenas alguns modos de cena e sem controle manual.

Tanto o Mini 8 quanto o mais novo Mini 9 representam uma maneira boa e acessível de entrar em câmeras instantâneas, deixando-lhe algum dinheiro extra para comprar mais filme. Se você o preço é a maior preocupação para você, um Mini 8 usado pode ser encontrado por um bom preço com um pouco de sorte, mas você deve ter certeza que não está pagando um preço similar pelo modelo mais completo acima.

 

Polaroid Snap POLSP01W

camera Polaroid Snap

Uma bonita e compacta câmera de 10Mp que suporta gravação microSD e, mais notavelmente, imprime fotos coloridas (razoavelmente) instantaneamente e sem tinta, graças ao papel Zink Zero Ink. O papel Zink usa uma tecnologia reativa ao calor e não é baseado em filme como outras câmeras instantâneas, como a Instax Mini 9 da Fujifilm. Há um slot para cartão microSD (que suporta cartões de até 32 GB) se você estiver interessado em salvar as fotos que tirou e uma porta micro USB para carregar ou transferir imagens.

Não há opção de zoom. O visor permite que você veja o que está na frente da câmera, mas a lente real é mais baixa no corpo, então espere que a altura da imagem final seja um pouco diferente. Há uma ligeira distorção “olho de peixe” através do visor também, mas você não vê isso na impressão final. Um botão no canto superior esquerdo do Snap controla os efeitos de cor. Você tem três para escolher: colorido, preto e branco e tom vintage sépia. Não há uma opção para desativar o flash, o que alguns usuários podem não gostar se estiverem fotografando em áreas em que esse recurso é proibido.

No geral, esse é uma câmera instantânea bem diferente dos outros modelos disponíveis. Sua maior vantagem é a entrada para cartão microSD. Seu uso simples e sem firulas pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, dependendo do usuário preferir mais simplicidade ou preferir mais controle sobre as fotos.

 

Fujifilm Instax Wide 300

camera Instax Wide 300

Apesar de amarmos o filme no formato Instax Mini, há ainda mais vantagens no filme Instax Wide, que é o que a câmera Wide 300 usa. Esta câmera não vai caber confortavelmente dentro de uma bolsa ou mochila pequena com facilidade, mas vai dar a você fotos maiores e mais amplas, que são mais próximas do tamanho das fotos quadradas clássicas da Polaroid.

O Instax Wide 300 tem uma aparência semelhante a nossa escolha principal, a Mini 90, com seu corpo prateado e preto, mas sendo maior oferece melhor ergonomia e oferece uma aderência melhor. Embora tenha um soquete de tripé, falta um recurso encontrado na nossa escolha principal, ele oferece menos controle sobre a exposição, fornecendo apenas dois botões atrás que permitem que você mexa com a compensação de exposição e ligue o flash de preenchimento (mas que não desativa totalmente o flash) .

Outra desvantagem do Wide 300 é que o seu visor está bem longe no canto, então o enquadramento exige muita prática. As selfies são possíveis, mas você precisará trazer um anexo dedicado de foco próximo com você, para que ela saia direito. As funcionalidades extras não são tão impressionantes como na Mini 90, mas como esta é a sua única escolha para as imagens de formato mais amplo, você precisa escolher qual recurso é mais importante.

 

Fujifilm Instax Mini 70

camera Instax Mini 70

A mais recente câmera Instax Mini possui todos os recursos de câmeras mais avançadas, como o Instax Mini 90, mas em um pacote compacto que está entre as menores câmeras instantâneas de todos os tempos. Com uma lente de 60 mm, esta câmera pode caber facilmente em uma bolsa para acompanhá-lo em qualquer lugar. Não é tão barato quanto alguns dos antigos modelos Instax, mas o Mini 70 compensa seu preço incluindo todos os recursos extras como um espelho selfie.

Ao contrário do mais barato Instax Mini 8, o super portátil Mini 70 possui um temporizador automático, um modo de fotografia macro e até um modo paisagem. Talvez a única desvantagem deste modelo seja que você não adquire uma opção de dupla exposição, e precisa das baterias de câmera CR-2 para funcionar, que são pouco comuns.

O Mini 70 parece ser feito para o modo retrato, já que o botão do obturador na frente da câmera é realmente confortável somente nessa posição; quando você segura a câmera na posição horizontal, seu dedo direito tem que enrolar a parte superior da câmera desajeitadamente ou seu dedo esquerdo bloqueia o flash. Os modelos anteriores incluíam um segundo botão do obturador que era fácil de acessar na posição horizontal no canto superior direito. Seu uso exige mais prática que no modelo mais novo dessa linha, mas o preço mais em conta pode compensar isso para muito consumidores.

 

camera mini 90 Fujifilm Instax Mini 90 – Melhor câmera instantânea no geral Cerca de R$ 1.150 Compre agora
camera Instax mini 9 Fujifilm Instax Mini 9 – Melhor câmera instantânea barata Cerca de R$ 400 Compre agora
camera Instax Mini 8 Fujifilm Instax Mini 8 Cerca de R$ 550 Compre agora
camera Polaroid Snap Polaroid Snap POLSP01W Cerca de R$ 800 Compre agora
camera Instax Wide 300 Fujifilm Instax Wide 300 Cerca de R$ 950 Compre agora
camera Instax Mini 70 Fujifilm Instax Mini 70 Cerca de R$ 850 Compre agora

 

Equipe
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.