Como Escolher a Plastificadora Certa (2020)

Uma plastificadora pode proteger documentos, contratos, fotos, desenhos e muito mais de maneira fácil e muito efetiva. Esses aparelhos, que também são conhecidos como laminadoras, estão se tornando cada vez mais comuns tanto para ambientes profissionais quanto domésticos, graças a sua grande utilidade. A plastificação (ou laminação) é muito popular por um motivo – é fácil, garante a longevidade de um documento e pode ser usada para diferentes tamanhos de papéis, desde pequenas tags para presentes até cartazes.

plastificadora profissionalplastificadora doméstica barata
Plastificadora de Documentos LM3233H AuroraPlastificadora de Documentos Compact Menno
Cerca de R$ 305Cerca de R$ 260
Compre onlineCompre online

Laminar fotografias e documentos pode melhorar suas cores e durabilidade, além de garantir que eles não fiquem sujos. Se você trabalha em uma escola ou escritório, ou quer preservar a arte dos seus filhos para sempre e exibi-la orgulhosamente na geladeira, comprar o melhor laminador é uma maneira fantástica de aumentar a vida útil de documentos importantes ou de memórias preciosas.

Comprar a plastificadora ideal para você depende de alguns fatores importantes, especialmente que tipo de item você planeja plastificar. Para escritórios, você precisa de algo que seja adequado para documentos de tamanhos variados com grande precisão, para a sala de aula, você quer algo capaz de laminar centenas de trabalhos por semana e, para a casa, vai querer um aparelho que funcione de maneira muito simples e seja operado facilmente.

Assim como as impressoras, trituradores de papel e scanners, as laminadoras são cruciais para uma variedade de situações. Nesse artigo nós vamos analisar as melhores plastificadoras do mercado e também explicar quais são seus principais usos e características importantes.

Melhor plastificadora – LM3233H Aurora

plastificadora profissional

Essa plastificadora profissional da Aurora pode plastificar qualquer documento até o tamanho A3. Esse é o seu principal diferencial já que a grande maioria das plastificadora só comportam até o tamanho A4, que é menor. Ela possui alimentação automática, proteção contra super aquecimento e uma luz que indica que o aparelho está suficientemente pré-aquecido. Sua operação é silenciosa, podendo ser usado no trabalho ou durante aulas sem incomodar. Essa é a plastificadora ideal para quem precisa de uma máquina poderosa e que possa plastificar itens maiores.

 

Melhor plastificadora barata – Compact Menno

plastificadora doméstica barata

Como o nome indica, essa plastificadora da Menno é compacta e leve, capaz de plastificar documentos até o tamanho A4. É uma plastificadora com um ótimo custo-benefício, que pode ser usada em ambientes corporativos casualmente e é ideal para o uso doméstico. Ela não possui recursos avançados, mas é fácil de operar e é mais barata do que as outras plastificadoras no mercado brasileiro.

 

O que é uma plastificadora?

Uma plastificadora ou laminadora é uma máquina que usa calor para unir folhas de plástico em volta de um papel, como documentos, fotos, materiais promocionais, et cetera. Fazer isso ajuda a manter o papel na melhor condição possível e aumentar sua vida útil, pois além de evitar o dano causado a exposição ao ar, o plástico também protege os itens de rasgos, furos, ataques de traças, líquidos, mofo e pó. Isso torna as plastificadoras excelentes para preservar documentos importantes, contratos, memorandos, trabalhos escolares, cartas, fotos e qualquer outro item de tamanho e espessura similar que você queira proteger.

Se usado corretamente, o plástico se liga suavemente ao documento sem bolhas de ar ou vincos, mas esse processo requer cuidados. Cada laminadora possui instruções próprias de uso, sendo que modelos mais antigos costumam ser mais trabalhosos de usar. Cada modelo também pode aceitar diferentes espessuras de plásticos, todos eles protegem os itens internos, mas os mais espessos costumam ser os mais resistentes a danos físicos.

Benefícios da plastificação

Laminadores não são aparelhos super comuns na maioria dos comércios, então os benefícios da plastificação podem não ser bem conhecidos por todo mundo. Talvez você não entenda por que alguém colocaria seus documentos e fotografias dentro de uma máquina estranha apenas para que eles sejam revestidos de plástico. Mas a verdade é que existem muitas razões pelas quais a laminação de seus documentos é importante. Aqui estão algumas das razões mais comuns para plastificar um item.

Protege contra rasgos, furos e danos físicos

O principal motivo é óbvio: o papel não é o material mais resistente do mundo, pelo contrário, ele é extremamente frágil. Ele é propenso a rasgos, furos, amassados e pode ser facilmente danificado por líquidos e todo o tipo de sujeira. Se você já derramou café em um documento importante ou acidentalmente rasgou um, sabe como isso pode ser frustrante. A laminação pode poupar essa frustração. Você não pode rasgar um documento laminado e se derramar algo sobre ele, o líquido não entrar em contato com o papel, o plástico não vai se danificar e pode ser limpo.

Protege contra o ambiente

Outra razão pela qual você deve laminar seus documentos é preservá-los. Se você laminar algo, ele permanecerá em sua condição atual por muitos anos e não amarelará ou desbotará. Além desses problemas, muitos papéis são suscetíveis ao mofo e ao bolor, eles também sofrer ataques de traças. A plastificação mantém o papel longe de todos esses problemas, que não podem ultrapassar o plástico em volta. Alguns tipos de plásticos para plastificações também oferecem proteção contra o calor e contra raios UV.

Protege contra o manuseio constante

Como mencionado acima, o papel pode ser um material frágil. Se o papel for manuseado por muito tempo e com pouco cuidado, ele será danificado ou até mesmo completamente arruinado em algum momento. É por isso que a laminação é tão importante, especialmente para itens que serão usados o tempo todo, como cardápios e crachás. O plástico impedirá que o papel seja rasgado ou amassado, permitindo que você use o mesmo item repetidas vezes. Isso pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro, porque não terá que reimprimir o item várias vezes.

Protege contra os elementos

Se você fizer uma placa ou banner que será colocado do lado de fora, você acha que o papel normal seria capaz de resistir aos efeitos do sol, vento e chuva? Com certeza não, até mesmo os papéis mais espessos não serão capazes de resistir contra o tempo. A laminação pode ajudar, porque vai tornar seu item muito mais resistente aos efeitos da natureza. Como dito acima, além da proteção natural que o plástico oferece, alguns plásticos para plastificação  especiais podem proteger contra radiação UV e contra o calor, tornando-os ideais para itens que ficam expostos ao sol.

Melhora a aparência

Uma das grandes razões para laminar é que esse processo aprimorará a aparência dos seus documentos e papéis. Isto é especialmente verdadeiro para fotografias, cardápios, materiais promocionais como posters e documentos impressos com tinta colorida. A laminação torna as cores muito mais vivas e as protege do desbotamento com o tempo e com o manuseio, fazendo com que seus documentos chamem mais atenção. Um item plastificado tem uma aparência muito mais profissional, tornando esse processo muito positivo para itens que serão manuseados por clientes e para apresentações para profissionais.

 

Recursos essenciais em uma plastificadora

Antes de decidir qual laminador é o ideal para sua casa ou organização, você precisa manter em mente certos recursos que cada máquina deve ter. Alguns são mais importantes para uso profissional, enquanto outros são pensados para a facilidade de uso.

Sistema de rolos – O sistema de rolos alimenta o documento dentro do filme plástico através de rolos para comprimir e fundir as pontas soltas. Alguns laminadores usam apenas dois rolos, enquanto outros usam até seis dependendo da qualidade e preço do laminador.

Botão de Liberação – Essas máquinas não são perfeitas, e não importa quanto cuidado você tenha em usá-las e como você mantém a laminadora limpa, há sempre uma chance de o documento ou a foto ficar atolado. Nesses casos raros, você pode ter que abrir uma parte da máquina para retirar o documento, então ter um botão de liberação de atolamento (também conhecido como sistema anti-bloqueio) pode minimizar esse problema.

Tipo – A plastificadora ideal dependerá das necessidades do seu ambiente. Laminadoras grandes são ótimas para ambientes profissionais de escritórios, empresas e escolas e geralmente são mais duráveis, enquanto opções mais portáteis e finas são projetadas para o uso doméstico devido à facilidade de uso e estilo compacto.

Tempo de aquecimento e velocidade de laminação – Qualquer plastificadora exige um tempo de aquecimento prévio antes de começar a funcionar, então você deve manter esse tempo médio de cada máquina em mente. Normalmente, você pode esperar um tempo de pré-aquecimento de 5 minutos, enquanto as opções mais avançadas (e, portanto, mais caras) se pré-aquecem em apenas um minuto.

Normalmente esse tempo de pré-aquecimento não é longo o suficiente para se tornar um problema, então o que realmente importa é quanto tempo a máquina leva para plastificar seus documentos quando estiver pronta para o uso. A velocidade de laminação é medida em centímetros ou polegadas por minuto, e quanto mais rápida a velocidade, mais eficiente será sua laminação.

Velocidades mais rápidas são ótimas para ambientes agitados e rápidos, mas nem sempre são necessárias, especialmente se você estiver apenas plastificando um pequeno projeto em casa. Você pode economizar bem comprando uma máquina mais lenta se o seu uso for casual, mas se você realmente vai usar a plastificadora todos os dias, é melhor investir em um modelo bem ágil.

Espessura de plastificação – A espessura do plástico de plastificação – que é medida em uma unidade chamada “micra” (não mm, como algumas pessoas acreditam inicialmente) – é determinada por cada modelo, que, por sua vez, medi a durabilidade e estabilidade da peça laminada. As espessuras mais comuns são de 5 micras e de 3 micras. Você deve saber qual é a espessura que a sua máquina usa para saber que tipo de plástico você pode usar nela, quanto ele custa e se é possível encontra-lo com facilidade nas papelarias da sua região ou pela internet. Muitas máquinas de alta qualidade podem aceitar uma variedade de espessuras diferentes.

 

Diferenças entre laminação quente e fria

Quando você pensa em plastificação ou laminação, talvez a primeira coisa que você pense seja laminação a quente. A laminação a quente ocorre quando um documento é revestido com laminado (muitas vezes na forma de uma bolsa de laminação) e depois é alimentado através de uma máquina que funde o adesivo na película, ligando assim o laminado ao objeto. Por outro lado, a laminação a frio é a laminação que ocorre sem calor. O laminado usado já é pegajoso, então não é necessário calor para derreter a cola.

 

Como configurar uma plastificadora?

A maioria das plastificadoras é fácil de configurar, embora possam não parecer assim, se você nunca os usou antes. As melhores laminadoras se esforçam para ser o mais amigável possível, e muitas vezes opera-las é tão simples quanto esperar alguns minutos para que ela pré-aqueça, colocar o item a ser plastificado dentro do plástico de laminação, inseri-lo na máquina e apertar um botão.

Para garantir que você não use o laminador antes de estar pronto, certifique-se de observar o LED indicador na máquina, caso contrário, você corre o risco de danificar o laminador ou desperdiçar bolsas, pois a máquina não está quente o suficiente. Caso a plastificação não tenha saído perfeitamente da primeira vez, espere mais dois minutos para ter certeza que a máquina aqueceu o suficiente e tente de novo.

 

Que tipo de coisas posso plastificar?

O principal objetivo da laminação é proteger seus documentos e torná-los mais resistentes. Dito isto, quase qualquer item plano e fino pode ser laminado. Algumas escolhas óbvias seriam documentos pessoais importantes (como certidões de nascimento, certificados profissionais e diplomas), documentos corporativos (como contratos, registros e memorandos), cartões de fidelidade ou identificação, crachás, placas de sinalização, cardápios, desenhos e fotografias.

Aqui vão mais algumas ideias sobre o que plastificar:

Crie etiquetas de bagagem personalizadas – A criação de uma etiqueta de identificação única e colorida ajudará você a localizar e recuperar rapidamente sua mala nos aeroportos, para que você possa chegar ao seu destino final com tranquilidade.

Faça uma lista de tarefas – As crianças adoram acompanhar seu progresso com adesivos coloridos ou marcadores e uma lista de tarefas pode ajudar a garantir que todas elas sejam concluídas. Basta limpar as marcas no laminado para começar de novo a cada dia ou semana.

Simplifique sua lista de compras – Quando você adiciona as mesmas coisas em sua lista de compras regularmente, como leite ou alguma fruta, você pode economizar tempo listando todos esses itens comuns permanentemente em uma lista de compra. Deixe espaço para itens diferentes, plastifique a página e você terá uma lista reutilizável.

Crie uma página de calendário reutilizável – Crie um sistema de agenda que funcione bem para você e, em seguida, faça um laminado por mês (ou mais) e você poderá limpar facilmente quaisquer alterações que possam surgir.

 

Como limpar uma plastificadora?

Para manter seu laminador funcionando com desempenho ideal, é importante mantê-lo limpo de poeira, detritos e qualquer filme ou bolsa que possa ter ficado presa nos rolos. Se você usa seu laminador em uma escola ou escritório, as chances de mal funcionamentos aumenta devido à quantidade de uso que ele terá. Por esse motivo, limpe-o sempre que possível.

Felizmente, não é complicado limpar uma plastificadora, então aqui está um guia útil sobre como fazer isso.

1. Remova e limpe o adesivo acumulado nos roletes

Ao fazer isso, certifique-se de não prender os roletes com objetos cortantes, pois, embora a plastificadora em si possa ser barata, os roletes não são. Também é aconselhável limpá-los sempre que possível para evitar que o adesivo se acumule demais.

2. Remova o filme para limpar a própria máquina

Depois de remover o filme, ligue a plastificadora, deixe-a aquecer e defina o rolamento para a configuração mais lenta, uma vez que esteja quente o suficiente, use uma pano seco para remover o adesivo. Esse processo obviamente deve ser feito com todo o cuidado para que você não se queime.

3. Recarregue ou substitua o filme

Após a limpeza, você pode recarregar o filme ou substituí-lo. A máquina pode voltar a ser usada.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.