Melhor Medidor de Umidade de 2020

Melhor Medidor de Umidade de 2020

medidor de umidade sem pino

Um medidor de umidade é uma ferramenta muito importante para garantir a longevidade e qualidade de muitos materiais diferentes, especialmente madeiras de todos os tipos.

A umidade pode ser um problema real, especialmente se ela começar a afetar sua casa, vigas de sustentação, deck de jardim ou outras estruturas construídas em madeira. Se não for resolvida logo, ela pode se tornar um grande perigo e pode causar danos incalculáveis ​​e dispendiosos.

medidor de umidade com pinomedidor de umidade vonder
Medidor de umidade STHT77030 Stanley

Medidor de umidade MUV 200 Vonder

Cerca de R$ 120Cerca de R$ 185
Compre onlineCompre online

Além de certas estruturas das casas de alvenaria, casas de madeira são muito comuns nas regiões mais frias. Garantir que esse material esteja seco e protegida da umidade é essencial para que a casa esteja segura e também evitar danos estéticos e evitar o mofo. Nessas regiões mais frias, proteger a lenha para a fogueira é igualmente importante.

Não é só isso, se você pretende trabalhar com madeira como parte de um projeto de design em torno de sua casa ou jardim, você vai querer garantir que ele seja adequado à finalidade e não esteja úmido ou podre antes mesmo de começar a tratá-lo e usá-lo.

São nessas situações e muitas outras onde um medidor de umidade pode ser um dispositivo de medição realmente conveniente. Embora possa não ser o dispositivo mais empolgante já projetado, é certamente muito prático e útil para quem lida regularmente com madeira e com outros materiais de construção e alvenaria sensíveis a umidade, como argamassa, contraplacado, gesso e placa de cimento. Eles são relativamente baratos e podem ser críticos na detecção precoce de umidade e também ajudam você a manter materiais e insumos essenciais estáveis e bem conservados.

Então, vamos dar uma olhada nos melhores medidores de umidade disponíveis no mercado hoje e, mais abaixo, como escolher o ideal para você.

Melhores medidores de umidade

Medidor de umidade STHT77030 Stanley

medidor de umidade com pino

Temperatura operacional: 0°C ~ 37°C

Faixa de medição em madeira: 6 ~ 44%

Esse medidor de umidade com pinos da Stanley é perfeito para medição de madeiras e materiais de construção. Sua faixa de medição de umidade de madeira é de 6% a 44%. Além de medir a umidade de materiais, esse aparelho também mede a temperatura ambiente em graus Celsius. Esse medidor de umidade utiliza dois pinos de 8mm para realizar as leituras. Ele possui desligamento automático e possui uma bolsa de transporte e uma presilha para cinto, facilitando o transporte, sendo alimentado por 4 pilhas AAA.

 

Medidor de umidade MUV 200 Vonder

medidor de umidade vonder

Temperatura operacional: 0°C ~ 40°C

Faixa de medição em madeira: 6 ~ 44%

O medidor de umidade MUV 200 da Vonder possui uma operação muito simples e precisa. Pode ser usado para qualquer tipo de material de construção, tanto madeira quanto alvenaria. Sua faixa de medição de umidade de madeira é de 6% a 44%. Ele é capaz de medir a temperatura ambiente, e tem uma faixa de temperatura operacional maior do que os seus concorrentes, de até 40 graus célsius. O visor indica quando a bateria está ficando fraca para que você não seja pega desprevinido. Ele é alimentado por 4 pilhas tamanho AAA.

 

Tipos de medidores de umidade

A grosso modo, na indústria da madeira existem dois tipos principais de hidrômetros disponíveis; o tipo com pino e o tipo sem pino. Ambos, claro, existem para cumprir uma função principal; para detectar o nível e o grau de umidade presente na madeira ao utilizar um campo eletromagnético (sem pino) ou uma corrente elétrica (com pino).

Medidor de umidade com pino

É o tipo mais comum e fácil de encontrar. Você também pode ter visto um medidor de umidade do tipo pino ser chamado de medidor de resistência. A beleza e o benefício deste tipo de medidor é que ele pode fazer uma leitura de qualquer tipo e tamanho de madeira, independentemente de sua forma, textura ou tamanho. Para fazer isso, você precisa empurrar os pinos fisicamente na madeira em vários pontos estratégicos para capturar a dimensão total que deseja monitorar. Uma corrente contínua é então iniciada, que subsequentemente viaja de um pino para o próximo. A resistência que ela encontra em rota é traduzida no nível de umidade presente naquele pedaço de madeira.

Medidor de umidade sem pino

Os medidores sem pino são também chamados de medidores de campo eletromagnético, e sua grande vantagem é que eles podem escanear o conteúdo líquido de uma peça de madeira inteira sem ter que perfurar a própria madeira. Eles funcionam emitindo uma onda elétrica que é passada através de um sensor que pressiona a madeira. Dependendo do teor de umidade presente na madeira, o comportamento do campo eletromagnético muda.

Os medidores sem pinos são capazes de medir a capacidade da madeira de armazenar energia, que é conhecida como capacitância. A resistência da madeira ao campo eletromagnético é referida como impedância e a energia absorvida pela madeira é descrita como perda de potência. Esses cálculos são todos usados ​​para determinar o teor de umidade presente. Infelizmente medidores sem pino são muito raros no Brasil.

 

Recursos importantes para um medidores de umidade

Vamos nos aprofundar e revisar algumas das principais características distintivas que um medidor de umidade deve idealmente ter:

Precisão e correção de temperatura

A precisão de seu medidor de umidade e a leitura que ele fornece serão afetadas principalmente por dois fatores, a densidade da madeira e a temperatura. Se você estiver verificando a umidade de uma espécie diferente de madeira àquela que seu medidor de umidade definiu inicialmente para acomodar, então você precisará ter em mente que suas configurações precisarão ser ajustadas para registrar uma temperatura precisa. Normalmente, como sua configuração padrão, os medidores são pré configurados para ler a uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius, mas isso depende de cada fabricante, assim como o procedimento para mudar essa temperatura também muda entre diferentes modelos.

Alguns dos medidores de água mais sofisticados virão com espécies incorporadas e configurações de correção de temperatura para que você possa ajustá-las facilmente, o que é especialmente útil se você estiver trabalhando com uma quantidade maior de madeira de uma variedade de espécies. Você pode se esforçar para obter leituras precisas, caso contrário, se você sabe que está trabalhando em diferentes ambientes de temperatura e com uma variedade de fontes de madeira, a configuração de correção de temperatura ajustável definitivamente vale a pena.

Observe também que os medidores com pinos tendem a ser mais sensíveis às condições de temperatura do que os medidores sem pino, mas os medidores sem pinos são mais sensíveis às variações de densidade, então, novamente, vale a pena saber como você pode ajustar cada medição antes de investir em um desses aparelhos.

Faixa de Medição

Para fornecer uma leitura precisa, recomenda-se um intervalo entre 6% a 44% de umidade. Se você comprar um medidor com um teor de umidade acima dessa faixa, é provável que ele seja bem mais caro do que a média dos medidores de umidade. Porém, uma leitura de faixa de umidade mais alta pode ser útil se você planeja secar sua própria madeira molhada. Algumas unidade mais simples podem medir uma faixa máxima de até 20%.

Comprimento do pino

Provavelmente, a consideração mais importante ao comprar um medidor de umidade será se você quer um com pino ou um modelo sem pino. Para responder a essa pergunta, é melhor entender que tipo de madeira você vai manusear mais regularmente e condições em que você estará trabalhando. Além dessa consideração importante, o comprimento do pino também é algo que você pode querer levar em consideração e, em geral, há uma regra que declara que a profundidade média de umidade de uma placa de madeira é aproximadamente igual a um quarto ou quinto da espessura essa placa. Portanto, se você estiver trabalhando principalmente com placas de 3,8 centímetros de espessura, para obter uma leitura de umidade precisa e consistente, você precisará ter um medidor com pinos com cerca de 8 milímetros. Não é uma ciência exata, mas é uma boa regra que pode ajudar a eliminar algumas das suposições.

Displays

Quando se trata dos tipos de display com os quais os medidores de umidade são mais comumente instalados, existem quatro opções principais para escolher.

  • LED – Diodo Emissor de Luz
  • LCD – visor de cristal líquido
  • Analógico

Os analógicos só são encontrados em modelos antigos. Para os outros dois tipos, é sempre uma boa ideia escolher um visor que seja retroiluminado, para que a medição possa ser feita mesmo em ambientes sem as melhores condições de visibilidade. Além disso, preste atenção ao tamanho e à resolução da tela, pois isso afetará a clareza e precisão de suas leituras gerais e a que distância você pode enxergar.

 

Faixa de umidade normal

A maioria dos medidores de umidade foi calibrada para trabalhar com madeira, o que significa que eles geralmente são muito eficazes para fornecer uma leitura confiável e precisa do teor de umidade da madeira. Normalmente, a escala lê de 5% a 40% de intervalo. Ao testar o conteúdo de umidade em materiais que não sejam de madeira, como concreto, você pode precisar de um dispositivo que pode variar de 0% (completamente seco) até 100% (completamente saturado).

Um intervalo de 5% a 12% é considerado uma leitura ideal para a maioria dos materiais. 6% a 8% é ideal para pisos de madeira, 6% a 9% para móveis e 9% a 14% para canteiros de obras. Qualquer leitura que esteja acima de 17% seria uma indicação de saturação e um motivo de preocupação, nesse caso existe a necessidade de tomar medidas preventivas para eliminar o risco de qualquer acúmulo futuro de umidade antes que a substituição se torne o próximo passo inevitável. Se você estiver entre 12% e 17%, isso ainda é considerado aceitável, mas o monitoramento regular é recomendado e você deverá tomar medidas para evitar que esse índice aumente mais.

 

Como testar a umidade na madeira

Você pode testar rapidamente a umidade em todos os tipos de madeira, usando apenas um dos medidores de umidade recomendados acima. Originalmente, o processo costumava ser muito manual e intensivo em tempo, que envolvia um ciclo de secagem no forno seguido de pesagem da madeira para estabelecer a diferença de peso. Esse método é lento, não confiável, pode tornar a madeira inutilizável e requer um tipo específico de forno ou fornalha.

Usando um medidor de umidade, o processo é muito mais fácil, mais confiável, mais preciso e certamente leva muito menos tempo para fazer uma medição. Quer você prefira um modelo com pinos ou sem pinos, eles são rápidos, precisos, portáteis e convenientes para testar o teor de umidade na madeira enquanto você está em movimento.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.