Todo mundo ama viajar, mas quando se tem um animal de estimação, é necessário um planejamento mais cuidadoso para que tudo dê certo.
Você deve assegurar que o gato ficará seguro e tranquilo durante o transporte, e se a viagem for de avião, existem várias diretrizes e regras das companhias aéreas a serem seguidas. Escolher a melhor bolsa de transporte para gatos é o primeiro passo.
Produto | Descrição | Preço |
![]() Bolsa de transporte para gatos São Pet | Melhor para viagens aéreas Viagens aéreas (cabine) e viagens terrestres 43 cm de comprimento X 24 cm de altura X 32 cm de largura | |
![]() Bolsa de transporte para gatos Nuvem SS Pets | Melhor bolsa de transporte barata Viagens terrestres 45 cm de comprimento X 35 cm de altura X 33 cm de largura | |
![]() Bolsa de transporte para gatos Itsi Peti | Mais espaço interno Viagens aéreas (cabine) e viagens terrestres 44 cm de comprimento X 28 cm de altura X 28 cm de largura | |
![]() Bolsa de transporte para gatos Londres Petgram | Melhor bolsa de transporte compacta Viagens aéreas (cabine) e viagens terrestres 43 cm de comprimento X 28 cm de altura X 18 cm de largura |

A bolsa de transporte ideal para gatos será capaz de proporcionar a sensação de segurança e familiaridade quando eles estiverem fora de casa. Idealmente, o seu bichano deve considerá-la um pedaço do território dele.
O mais importante é considerar em que tipo de viagem você levará o seu gato para decidir se a melhor bolsa de transporte deve ser macia ou rígida.
Uma boa transportadora deve ser grande o suficiente para o seu gato ficar de pé e se virar confortavelmente, mas pequena o suficiente para que se sinta seguro e evite movimentos excessivos durante o passeio. Para viajar de avião, você deve se familiarizar com as regras das companhias aéreas.
Abaixo estão as melhores bolsas de transporte de gatos disponíveis no Brasil. Vale lembrar que essas recomendações também servem para cachorros de pequeno porte, até cerca de dez quilos.
Análise das melhores bolsas de transporte para gatos
Levando em conta o preço, a qualidade e o conforto de cada produto, nós selecionamos quatro das melhores bolsas para transporte de gatos, capazes de atender a qualquer usuário e a qualquer felino:
- Bolsa de transporte para gatos São Pet
- Bolsa de transporte para gatos Nuvem SS Pets
- Bolsa de transporte para gatos Itsi Peti
- Bolsa de transporte para gatos Londres Petgram
Abaixo você confere a nossa avaliação completa de cada uma e para quem elas são indicadas.
Bolsa de transporte para gatos São Pet

43 centímetros de comprimento X 24 centímetros de altura X 32 centímetros de largura
Prós:
- Projetada especialmente para viagens aéreas
- Bastante espaçosa
- É dobrável para ocupar menos espaço fora de uso
- Abertura ampla e com boa ventilação
Contras:
- Alto custo
Essa é a bolsa de transporte aéreo para gatos mais popular, atendendo a maioria das especificações exigidas pelas companhias aéreas para viagem na cabine. É dobrável para ocupar pouco espaço enquanto não estiver em uso mas muito espaçosa quando está montada.
Quer você esteja viajando com seu gato de avião, carro ou transporte público, essa bolsa aerial para gatos da São Pet ajude a tornar a viagem mais tranquila para você e para o seu bichano. Ela tem quase todas as características que consideramos para este guia, tanto na questão de conforto quanto na de segurança.
Conta com bolso lateral para guardar documentos e itens pequenos e uma guia interna para coleira. Sua abertura superior facilita na hora de colocar e tirar o felino da bolsa. É a melhor opção para viagens de avião, atendendo os requerimentos das companhias aéreas de maneira confortável e segura.
Bolsa de transporte para gatos Nuvem SS Pets

45 centímetros de comprimento X 35 centímetros de altura X 33 centímetros de largura
Prós:
- Design compacto e fácil de lavar
- Funciona como casinha
- Ventilação dupla
- undo rígido e que não deforma com o peso
Contras:
- Não pode ser usada para viagens em aviões
Se você precisa de uma opção barata para transportar seu gato em viagens terrestres, esta bolsa da SS Pets vai atender muito bem as suas necessidades. Ela é simples, resistente e confortável. Possui um colchonete e uma base sólida, painel de ventilação nas duas pontas e duas alças.
Essa bolsa de transporte da SS Pets é durável e tem quase todas as características que você pode querer para viagens por via terrestre ou para transporte de rotina para veterinários e tosas a um preço acessível. Ela também ocupa pouco espaço e funciona muito bem como casinha.
A abertura é frontal e utiliza zíper. É feita de poliéster resistente que é fácil de lavar e não rasga com facilidade. Ela não atende as regras de transporte aéreo, mas se você está planejando levar seu gatinho pra viajar de carro ou ônibus, é uma alternativa barata e segura.
Bolsa de transporte para gatos Itsi Peti

45 centímetros de comprimento X 28 centímetros de altura X 25 centímetros de largura
Prós:
- A mais espaçosa entre todas as bolsas analisadas
- Maior ventilação disponível
- Alças acolchoadas
- Tapete rígido com forro removível
Contras:
- Ocupa bastante espaço
Se você vai viajar muito com o seu gatinho, é melhor investir em uma bolsa de transporte que seja muito confortável tanto para ele quanto para você. Ela foi projetada para viagens confortáveis com um grande espaço interno. Essa bolsa de transporte para pets tem ventilação mais extensa entre todas as que testamos.
Um dos diferenciais dessa bolsa da Delta é que ela pode ser transportada como uma mochila. Você também tem a opção de carregá-la como uma bolsa transversal e como uma mala de mão, todas as alças são bem acolchoadas. É especialmente indicada para gatos maiores ou para quem quer uma bolsa de transporte que também funcione para cachorros.
Ela possui abertura com zíper em todas as direções, é forrada com um tapete removível e lavável e conta com uma guia interna para fixar a coleira. Essa bolsa atende as regras de transporte aéreo e também pode ser acoplada no cinto de segurança do carro, se tornando a opção mais versátil e completa.
Bolsa de transporte para gatos Londres Petgram

43 centímetros de comprimento X 28 centímetros de altura X 18 centímetros de largura
Prós:
- Guia interno para coleira
- Ocupa pouco espaço
- Abertura ventilada na lateral e no topo
- Fácil de limpar
Contras:
- Menos espaço interno para o pet
A bolsa de transporte da Petgram está repleta de recursos para a segurança e conforto para o seu gato durante viagens e durante os deslocamentos do dia-a-dia. Ela também tem um design muito elegante, que se parece bastante com uma bolsa tira-colo comum, sendo vendida em duas cores.
No interior, esta bolsa está equipada com um fundo removível e um mosquetão de segurança para enganchar a coleira. Ela possui alças de mão e uma alça de ombro para facilitar o carregamento. Ela possui duas aberturas ventiladas, uma lateral pequena e uma na parte de cima maior, além de um bolos externo para acessórios.
A bolsa Londres da Petgram é ideal para viagens freqüentes ou passeios de carro. Ela é compacta e leve, com todas as características que consideramos essenciais, incluindo duas aberturas, boa ventilação, alças duplas e material fácil de limpar, mas tem menos espaço interno do que as analisadas acima.
Características de uma bolsa de transporte para gatos
Materiais
Procure superfícies fáceis de limpar, sem texturas e sem cantinhos onde as sujeiras podem se acumular. Odores fortes incomodam os gatos, que preferem espalhar o seu cheiro próprio nos ambientes. Na hora da limpeza, uma aspiração dos pelos e uma higienização com um pano embebido em álcool é a melhor opção.
Se a bolsa de transporte for macia, verifique se algum tecido removível ou acolchoamento de espuma pode ser lavado à máquina. Alguns desses materiais só podem ser lavados a mão e a maioria deve ser seco ao sol.
Aberturas
Procure uma transportadora com portas na parte superior e na lateral. Isso te dá mais versatilidade na hora de colocar seu gatinho lá dentro. Alguns podem entrar na bolsa como se fosse uma casinha, outros precisam ser colocados “manualmente” dentro da bolsa, o que é mais fácil de fazer com uma abertura superior mais extensa.

Se a sua bolsa de transporte tiver tampa e porta removíveis, pode ser possível que o seu gato permaneça na parte inferior da bolsa durante os exames veterinários. A bolsa transportadora ideal para gatos também deve ter travas ou zíperes fáceis de abrir, você deve ser capaz de abrir a caixa com uma só mão.
Lados opacos
Uma barreira visual ajuda seu gato a se sentir protegido de ameaças externas e não ficar ansioso com todos os novos locais, pessoas e itens a sua volta. A maioria das bolsas de transporte possui um painel de malha para ventilação em um lado e o resto da bolsa com material opaco.
Se você estiver utilizando uma caixa de transporte rígida sem barreiras visuais, tente cobri-la com um lençol ou toalha para ajudar seu gato a se sentir seguro.
Alças
Uma transportadora de qualidade deve ter uma alça de ombro removível, de preferência acolchoada para maior conforto, e uma alça dupla nas laterais para levantamento.
O mais importante é garantir que as alças estejam bem costuradas e não vão se prender quando você for levantar a bolsa do chão, especialmente para raças de gatos maiores. Um velcro para envolver e prender as alças é útil para mantê-las fora do caminho enquanto a transportadora estiver parada.
Ventilação
Painéis de malha montados nas laterais ou na parte superior de uma transportadora devem fornecer ampla ventilação. No entanto, se uma bolsa tiver muitas áreas transparentes, o gato pode se sentir excessivamente exposto e se assustar.
Uma boa regra geral é que a malha cubra até metade da bolsa de transporte. Algumas bolsas possuem uma aba opaca que pode ser levantada ou abaixada dependendo da temperatura e das necessidades específicas do gato.
Viagens aéreas
Para voar com um gato na cabine de um avião, uma bolsa de transporte dobrável deve caber dentro das dimensões permitidas pela companhia aérea, que variam um pouco de empresa para empresa. Certifique-se de que seu gato tenha espaço suficiente para se levantar, se virar e se deitar confortavelmente no interior.
Além disso, deve haver pelo menos cinco centímetros de folga do topo de suas orelhas até o teto interno da bolsa transportadora. Lembre se de verificar também qual é o peso máximo permitido, que costuma ser até 10 quilos (lembrando que o peso máximo é o total do peso do animal + peso da bolsa).

Para transporte no cargueiro do avião, as exigências são bem mais rígidas. Além das regras sobre tamanho descritas acima, a caixa de transporte deve ser montada com porcas e parafusos de metal, e muitas companhias aéreas (embora não todas) exigem que a porta da caixa de transporte seja em uma única peça de metal inteira.
Ela deve estar forrada e deve ter um pote de água e um recipiente de comida acessível pelo lado de fora. Ela deve ter adesivos escritos “animais vivos” e “este lado para cima” em todos os lados.
Algumas companhias aéreas fornecem esses adesivos – consulte-os com antecedência para garantir se os adesivos são fornecidos e, se não forem, qual é o padrão correto.
Tanto no transporte na cabine quanto no cargueiro, o ideal é confirmar com a companhia aérea antes para garantir que a caixa ou bolsa cumpre as exigências, especialmente para voos internacionais.
Não se esqueça de perguntar sobre outras regras para o transporte, como o atestado de saúde animal e exigências do país de desembarque.
A maioria dos gatos é pequeno o suficiente para viajar na cabine e as regras são menos rígidas, então essa e a modalidade mais recomendada. Não esqueça de forrar bem o fundo da caixa ou bolsa e levar lenços umedecidos.
Perguntas frequentes
Qual é a melhor maneira de colocar um gato na caixa transportadora?
O ideal é incentivar seu gato a se sentir confortável com a bolsa de transportes, deixando ela a vista e colocando cobertores, brinquedos e guloseimas dentro.
Assim que o seu gato formar uma associação positiva com a bolsa ou caixa de transporte, você pode transformá-la em um lugar onde ele pode cochilar quando quiser ou até onde ele faz as refeições do dia.
No entanto, se você não teve a chance de deixar seu gato se acostumar naturalmente com a bolsa, ou se ele não entrar voluntariamente nela mesmo depois dos incentivos, você terá que colocá-lo lá dentro. Dependendo da personalidade do bichano, isso pode uma experiência simples ou uma verdadeira batalha.
Sempre manuseie seu gato com cuidado e calma para evitar que ele fique ansioso. Ao levantar o seu gato, apoie o corpo dele no seu para que ele se sinta seguro de que não vai cair.
Abaixe suavemente o seu gato dentro da bolsa ou caixa. Se a porta for lateral, pode ser uma boa ideia colocar a bolsa ou caixa pra cima, para que você possa colocar o gato dentro de maneira mais ergonômica.
Se o seu gato estiver muito agitado, você pode envolvê-lo em uma toalha, colocá-lo dentro da bolsa como um bebê e, em seguida, desembrulhar levemente a toalha e deixar que ele saia dela sozinho com a porta fechada.
Como ajudar meu gato a ficar calmo dentro da bolsa de transporte?
Seu gato ficará confortável dentro da caixa de transporte se a identificar como uma extensão de seu território. Para conseguir isso, a bolsa transportadora deve ser uma parte previsível da casa e ser associada com experiências positivas, como sonecas e suas comidinhas preferidas. Aqui estão suas dicas de treinamento:
- Coloque a caixa perto do local de descanso favorito do seu gato.
- Remova a parte superior e a porta inicialmente, se necessário.
- Coloque um cobertor aconchegante dentro da transportadora, borrifado com um feromônio felino sintético para atrair e acalmar seu gato.
- Periodicamente, coloque brinquedos e guloseimas dentro da bolsa para o seu gato descobrir.
- Alimente seu gato próximo e, quando possível, dentro da transportadora.
- Feche a porta brevemente com seu gato dentro e, em seguida, abra a porta.
Aumente gradativamente o tempo que seu gato passa na bolsa de transporte, desde que ele permaneça calmo. Se o seu gato entrar em pânico, deixe que ele saia e não o force a entrar na bolsa novamente, ele provavelmente esquecerá a experiência negativa em alguns dias e você poderá continuar lentamente com os incentivos.
Para ajudar seu gato a manter a calma durante as visitas ao veterinário:
- Não alimente seu gato nas horas anteriores a um passeio de carro para evitar náuseas.
- Deixe um cobertor dentro da bolsa e, se possível, utilize um spray de feromônio felinos sintéticos lá dentro.
- Caso sua bolsa ou caixa não seja “fechada”, coloque um lençol por cima para evitar que o gato veja os ambientes desconhecidos.
- Mantenha a transportadora elevada sobre uma cadeira ou balcão e longe de cães curiosos.
Qual é a maneira mais segura de um gato viajar de carro?
Os gatos nunca devem viajar soltos no carro! Gatos podem distrair o motorista e causar acidentes, o que pode acarretar em danos graves para todos os seres vivos dentro do carro, e mesmo em acidentes sem ferimentos, o gato pode acabar escapando e se perdendo.

Para viagens de carro, mantenha seu gato em uma bolsa ou caixa de transporte no chão atrás do banco do motorista. Este local oferece melhor segurança e estabilidade durante uma parada repentina, virada brusca ou colisão.
As transportadoras colocadas no banco de trás podem ser arremessadas no banco de trás ou cair do banco, causando angústia e potencialmente ferindo o gato.
Os gatos precisam de comida e água durante o voo?
Em voos de cabine de três horas ou menos, é improvável que seu gato precise de comida ou água. No entanto, se você estiver voando com seu gato no cargueiro, um recipiente com comida e um recipiente com água devem estar na caixa transportadora, independentemente da duração do voo.
Essa é uma das exigências da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O ideal é utilizar recipientes fechados que se prendem no lado de fora da caixa para o conteúdo não seja derrubado.
- Melhores Desodorantes Masculinos de 2023 - 1 de junho de 2023
- Top 6: Melhor Pasta Térmica para Notebook [2023] - 2 de maio de 2023
- Melhor Tablet para Leitura de 2023 | 5 opções quem ama ler! - 26 de abril de 2023