O Que é e Como Escolher uma Placa de Captura de Vídeo

Monitor de LCD duplo
Como escolher o melhor monitor LCD em 2018
18 de março de 2018
AVerMedia Live Gamer Portable 2
As 5 melhores placas de captura para jogos de 2018
30 de março de 2018

O Que é e Como Escolher uma Placa de Captura de Vídeo

Dispositivo USB de captura de vídeo

Um dispositivo de captura de vídeo é uma peça de hardware que permite transferir áudio e vídeo de uma TV, console de vídeo game, câmera de vídeo, videocassete ou outro dispositivo para o seu computador para que ele possa ser armazenado em um arquivo digital, seja para edição, compartilhamento ou apenas para fins de arquivamento em geral. Ele também pode ser usado para capturar vídeos do próprio computador sem o uso de softwares adicionais.

Por exemplo, um dispositivo de captura de vídeo pode ser usado para converter fitas VHS em um formato de vídeo digital que você pode colocar em um DVD, colocar no YouTube, mandar por e-mail, editar no seu computador, etc.

Enquanto muitas pessoas colocam sintonizadores de TV e dispositivos de captura de vídeo na mesma categoria, eles não são iguais. Existem muitas sobreposições em termos de recursos, mas os dispositivos de captura de vídeo não irão sintonizar canais de TV nem podem ser usados como sintonizador sem equipamento externo.

Nesse artigo, iremos mostrar tudo o que você precisa saber antes de comprar um dispositivo de captura e que fatores devem ser considerados a escolher o aparelho certo para você.

Qual será o seu uso?

Esta é provavelmente a pergunta mais fácil que você precisará considerar antes de comprar o hardware de captura de vídeo. A maioria das pessoas sabe para que o dispositivo será usado e quais recursos são essenciais.

Você só precisa fazer backup do vídeo puro, para que ele fique seguro e propriamente arquivado? Você deseja editar os arquivos posteriormente? O vídeo está em HD ou é um vídeo antigo, onde a definição não é um fator importante?

Se você simplesmente deseja capturar e salvar seus vídeos, apenas tenha certeza de que o dispositivo os salva em um formato que pode ser facilmente reproduzido. O mais comuns são “.avi” e “.mp4” e a maioria dos aparelhos de captura de vídeo salvam nesses formatos. Se o seu dispositivo de captura de vídeo salvar seu conteúdo de vídeo em um formato que seu computador não reconhece, você poderá converter o arquivo em um formato de vídeo diferente e mais popular com um conversor de vídeo. Esse processo de conversão pode ser feito usando ferramentas online.

Captura de vídeo via USB

Você quer um software próprio?

Se você pretende editar seus vídeos uma vez que eles são salvos, você pode querer considerar um dispositivo que acompanha um programa do fabricante que permite editar e gravar seus vídeos em DVDs. Desta forma, você sabe que está recebendo um software que funcionará com o formato de vídeo que seu dispositivo grava. No entanto, existem vários programas que cumprem essas mesmas funções, eles podem ser facilmente achados na internet, como o OpenShot.

Se o seu objetivo é simplesmente salvar seus vídeos do jeito que eles estão, a edição e o software de gravação não devem influenciar sua decisão.

 

O seu equipamento é compatível?

Ao escolher um dispositivo, você também precisará considerar como ele funcionará com seu computador. Existem basicamente dois modelos de dispositivos de captura de vídeo: placas internas, que são instaladas dentro de um computador via um slot PCI Express, e dispositivos externos, que são conectados por uma porta USB. Os dois tem vantagens próprias e o modelo ideal vai depender do seu uso.

Se você tiver o conhecimento necessário para instalar uma placa interna, este pode ser o melhor caminho para você, assim você não precisa manter uma porta USB ocupada. Enquanto você tiver um slot PCI ou PCIx disponível, você deve encontrar um dispositivo de captura de vídeo que fará o que você está procurando.

Se você não se sentir confortável em ter que abrir um desktop, ou já estiver utilizando os PCIs de seu computador, um dispositivo externo de captura de vídeo USB pode ser a melhor escolha. Você simplesmente precisa conectar o dispositivo a uma porta USB livre e (na maioria dos casos) os drivers serão automaticamente instalados para você.

Também é importante considerar os requerimentos do aparelho. Nem todos os dispositivos funcionam em computadores da Apple ou em computadores que rodam Linux ou BSD. Todos funcionam em alguma versão do sistema operacional Windows, mas é preciso ter certeza que ele suporta a versão específica do seu computador.

Placa de captura de vídeo PCI Express

Considere as portas de entrada e saída

Também é importante pensar nas portas usadas no dispositivo que deseja conectar ao seu computador.

Se você quiser gravar de um videocassete, TV ou uma câmera de vídeo antiga usando seu dispositivo de captura de video, você provavelmente precisará de entradas RCA A/V ou S-Video.

Muitas das câmeras digitais de hoje vêm com saída HDMI. Se você deseja capturar vídeos desses dispositivos, você quer se certificar de que o seu dispositivo possui entrada HDMI.

Considerando que as portas de entrada / saída compatíveis em todos os seus dispositivos são muito importantes, assegure-se de verificar o aparelho que será gravado – eles podem ter saídas  diferentes.

 

Quanto você quer gastar?

Outra consideração importante é o custo. Se você pretende apenas capturar vídeos ocasionais, provavelmente não quer gastar uma tonelada de dinheiro em um dispositivo de captura de vídeo. Os aparelhos mais simples podem custar cerca de R$ 35 e são suficientes para quem tem necessidades básicas, como digitalizar vídeos antigos ou não precisa de uma definição e resolução de vídeo alta.

Se, por outro lado, você sabe que estará usando o dispositivo regularmente, quer gravar com a maior qualidade possível para não perder nenhum detalhe ou quer ter acesso a recursos extras, pode ser uma boa ideia gastar algum dinheiro extra para garantir que você esteja recebendo algo que seja poderoso o suficiente para você e que lhe dará a melhor qualidade de vídeo de seus vídeos. Alguns recursos adicionais que podem facilitar sua vida estão o agendamento automático de gravação, assim você pode gravar um programa de TV para ver em outro horário, e a gravação em 60 FPS, que é muito importante para se fazer vídeos de games recentes. Você pode encontrar dispositivos de captura de vídeo de alta qualidade e repletos de recursos por cerca de R$ 850.

 

Conclusão

Selecionar um dispositivo de captura depende de três etapas essenciais:

  • Etapa 1: selecione seu tipo de entrada e formato de vídeo
  • Passo 2: selecione o número de canais que deseja filmar
  • Etapa 3: selecione o tipo de interface do dispositivo – USB ou PCIe

E para escolher a melhor interface para o seu caso, escolha quais características são mais importantes:

  • USB = portátil e fácil de usar
  • PCIe = melhor desempenho e múltiplos canais

 

Melhor placa de captura de vídeo portátil

Placa De Captura De Vídeo Externa AVerMedia Live Gamer Portable

AVerMedia Live Gamer Portable 2

O Live Gamer Portable 2 da AverMedia pode gravar 1080p em 60fps e permite gravar vídeos direto para um cartão microSD, sem a necessidade de conecta-lo via USB a um computador. Outro recurso prático é um botão que, com apenas um clique, permite fazer uma transmissão ao vivo diretamente para a maioria dos plataformas de streaming mais populares, como o YouTube Gaming ou o Twitch. Essa é uma opção fácil de usar e que pode ser levada para qualquer lugar.

 

Melhor placa de captura de vídeo PCI-Express

Placa De Captura De Vídeo PCIe Hauppauge Hd Pvr -1414 Colossus

placa de captura de video pci

O Colossus é uma placa de captura de vídeo interna HD PVR compatível com PCI-Express de alta definição. Com resoluções de vídeo de até 1080i em tempo real usando um potente codificador H.264. O vídeo é gravado em um formato H.264 compatível com Blu-ray a partir de conexão de vídeo componente de TV a cabo de alta definição, ou caixa satélite (set-top box). A HD-PVR tem um codificador H.264 de alta definição que é integrado para alta performance, gravações de alta qualidade de TV e computador em resolução de até 1080i, 720p ou VGA/D1. É Compatível com Windows 8, Windows 7, Vista e Windows XP.