Impressora jato de tinta ou laser – qual é a melhor?

iPhone sendo carregado via USB
O que fazer antes de vender seu iPhone – 7 passos essenciais
9 de janeiro de 2018
Escova de dente elétrica em um fundo branco
Como escolher a melhor escova de dente elétrica
15 de janeiro de 2018

Impressora jato de tinta ou laser – qual é a melhor?

Usando um impressora

Existem muitos modelos de impressora a laser e jato de tinta no mercado e essa deve ser a primeira decisão a se tomar antes de comprar um desses aparelhos. Ambas possuem vantagens e desvantagens próprias: As impressoras a jato de tinta geralmente têm um baixo custo de inicialização, possuem um tamanho de economia de espaço e têm a versatilidade para imprimir documentos com base em texto e imagens de alta qualidade, especialmente fotos. As impressoras a laser, por outro lado, oferecem um menor custo por página, velocidades de impressão mais rápidas e tipicamente envolvem um menor custo total de abastecimento. Então, qual é melhor? Depende. Nós pesamos alguns prós e contras das impressoras a jato de tinta e laser abaixo para ajudá-lo a descobrir qual é a melhor para o uso em sua casa.

Graças à grande disponibilidade e aos baixos custos iniciais, a maioria das famílias hoje usa impressoras a jato de tinta para a impressão diária, mas as impressoras a laser – até mesmo modelos de cores – estão agora disponíveis a preços e tamanhos adequados para uma casa ou pequeno escritório. Para descobrir se vale a pena trocar sua jato de tinta por um modelo a laser, você precisa analisar o uso de sua impressora. Existem vários fatores que devem ser analisados antes de decidir qual é a melhor impressora para você. A quantidade de opções no mercado nos dias de hoje pode ser esmagadora, mesmo para um comprador experiente, com este guia, esperamos ajudá-lo a responder as perguntas mais básicas de todas as impressoras: você deve obter uma impressora a jato de tinta ou a laser?

 

Para o que você ira usar sua impressora

Se você está procurando uma impressora doméstica para a impressão ocasional tanto de fotos e documentos coloridos quanto em preto e branco, obtenha uma impressora a jato de tinta. As impressoras a laser podem imprimir grandes quantidades de documentos em preto e branco com freqüência e foram originalmente criadas para uso no escritório (embora recentemente tenha crescido em popularidade como impressora doméstica por motivos econômicos). As impressoras a laser a cores são boas para a impressão a cores simples, mas se você estiver pensando em imprimir fotos profissionais de alta resolução, invista em uma impressora a jato de tinta.

Tecnologia

As impressoras a jato de tinta pulverizam tinta líquida através de bocais microscópicos em papel, enquanto as impressoras a laser possuem uma unidade de tambor que funde o pó do toner no papel com calor. Um tipo de impressora usa tinta e o outro usa pó. Com esta diferença de aplicação entre os dois tipos de impressora, é comum acreditar que a mancha é mais comum com as impressoras a jato de tinta do que o laser. Isso não significa que esse é o caso com todas as impressoras a jato. As impressoras a jato de tinta que usam tinta à base de pigmento não borram facilmente, enquanto a tinta baseada em corantes requer um tempo de secagem mais longo para a tinta não borrar. E isso também depende do papel em que você está imprimindo. Alguns tipos de papel mais pesados absorvem tinta melhor do que outros mais finos.

Qualidade de impressão

A qualidade da impressão depende do tipo de impressão que você está procurando. Se você precisa imprimir fotos vívidas, procure uma impressora a jato de tinta de boa qualidade que produza imagens de alta resolução. Se você precisa de uma impressora confiável que pode imprimir muitos documentos em preto e branco nitidamente, uma impressora a laser é mais indicada. Apesar disso, os avanços na tecnologia dos novos modelos de impressoras laser a cores permitiram que elas agora produzam fotos coloridas muito impressionantes também. Embora as impressoras a jato de tinta ainda ganhem do laser quando se trata de impressões fotográficas de alta qualidade, as impressoras a laser a cores são agora uma opção para aqueles que procuram imprimir imagens coloridas de qualidade média, enquanto desfrutam da confiabilidade, resistência e benefícios econômicos de uma impressora a laser.

Velocidade de impressão

As impressoras a laser são construídas para acomodar as demandas de um local de trabalho, de modo que sejam projetadas para imprimir mais rapidamente, entre 15 a 100 páginas por minuto, enquanto as impressoras a jato de tinta imprimem mais lentamente, com uma média de 16 páginas por minuto. Uma vez que as impressoras a laser são mais rápidas, elas são capazes de produzir mais documentos em comparação com as impressoras a jato de tinta e, portanto, têm um maior volume de impressão mensal.

 

Resumo das diferenças entre uma impressora laser ou tinta

Impressoras a jato de tinta

PRÓS:

  • As impressoras a jato de tinta são geralmente menores e mais leves – tornando-as ideais para um quarto ou home offices, onde a economia de espaço é um fator importante.
  • Melhores para produzir impressões fotográficas de qualidade e documentos com muitos gráficos e tabelas coloridas, pois as impressoras a jato de tinta fazem um melhor trabalho de mistura e produção de cores vibrantes e mais fiéis do que as impressoras a laser.
  • O preço de uma impressora a jato de tinta é menor do que a maioria das impressoras a laser.
  • Não há um tempo de aquecimento necessário antes da impressão.
  • Pode imprimir em uma variedade de tipos de papel, incluindo papel fotográfico brilhante, papelaria e tecidos texturizados, além de diferentes tamanhos, como papel A4 e ofício.
  • Os kits de recarga de tinta podem reduzir o custo da impressão.

CONTRAS: 

  • A tinta é dispendiosa e, muitas vezes, caras, especialmente para os usuários que imprimem regularmente e continuamente, que são obrigados a recomprar mais cartuchos devido aos baixos rendimentos da maioria destes.
  • Muito mais lentas que as impressoras a laser.
  • Bandejas de papel de baixa capacidade, de 50 a 100 folhas, o que pode ser frustrante para um usuário que imprime muito.
  • Ciclo de trabalho mensal baixo (a quantidade máxima de impressões possível em um determinado mês sem causar danos à impressora).

impressora multifuncional epson

 

Impressora Multifuncional Jato de Tinta Epson Expression XP-241 

Impressora multifuncional com um custo inicial pequeno e uma ótima qualidade de impressão, além de grande variedade de conexão sem fio, incluindo Wifi, iPrint e impressão por e-mail.

Seus cartuchos coloridos são individuais para cada cor, assim você só precisa trocar a cor que acabar, o que diminui os custos de abastecimento.

 

 

Impressoras a laser

PRÓS:

  • As impressoras a laser imprimem muito mais rápido que as impressoras a jato de tinta. Este não é e não deve ser um forte ponto de venda para impressoras casuais, mas os usuários de alto volume notarão uma enorme diferença.
  • As impressoras a laser produzem textos nítidos. Se você requer apenas um alto volume de impressões de textos em preto e branco, o laser é o melhor caminho a seguir.
  • Um ciclo de trabalho mensal superior, o que significa que elas estão mais bem preparadas para lidar com um alto volume de trabalho mantendo um baixo custo de manutenção.
  • Uma comparação preço a preço favorece as impressoras a laser sobre impressoras a jato de tinta se você imprimir com freqüência e não estiver produzindo documentos que sejam graficamente complexos.

CONTRAS:

  • Podem lidar com gráficos simples, mas imagens e fotos complexas serão um desafio e não ficarão tão boas quanto se fossem impressas em uma impressora de tinta a jato.
  • Embora existam algumas impressoras laser compactas no mercado, elas geralmente são maiores e mais pesadas que as impressoras a jato de tinta.
  • As impressoras a laser não podem manipular a mesma variedade de papel que os jatos de tinta podem.
  • O toner, em média, é mais barato a longo prazo para impressoras de alto volume por causa dos cartuchos de maior rendimento; no entanto, o custo inicial para a impressora será mais do que uma impressora a jato de tinta média.

impressora laser hp

 

Impressora Laserjet PRO M254DW

Apesar de seu custo inicial alto, essa é uma ótima impressora a laser colorida, capaz de imprimir textos muito nítidos e gráficos coloridos simples. Seu custo por página é menor do que o da maioria das impressoras a jato de tinta e essa impressora a laser lida melhor com grandes volumes de impressão, com um custo menor por página.

Se você precisa imprimir muito, essa é uma opção mais barata a longo prazo e exige menos manutenção.

Conclusão

Decidir se você deve ir com uma impressora a jato de tinta ou laser se resume ao que e o quanto você precisa imprimir. As impressoras a jato de tinta são mais adequadas para fotos e para documentos pequenos e com muitas imagens e muitas referencias gráficas. Por outro lado, se você está procurando uma impressora que possa lidar com grandes volumes de documentos baseados em texto, uma impressora a laser é a escolha mais eficiente e econômica. Também vale a pena pensar mais adiante: você acha que suas necessidades de impressão irão mudar no futuro? Seus filhos poderão precisar imprimir fotos detalhadas para trabalhos de escola? Você pensa em abrir um negócio próprio que poderá exigir uma grande quantidade de textos impresso em preto e branco? Nossas necessidades mudam e leva-las em consideração pode economizar potencialmente centenas de reais e muita dor de cabeça no futuro. Além desses dois tipos de impressão, você deve pesar outras características importantes, como conectividade e custo de recarga, então use o nosso guia sobre como escolher a melhor impressora para ter certeza que vai tomar a decisão certa. Boas compras!