Pular para o conteúdo

Qual a Diferença Entre um Scanner e uma Copiadora?

Hoje em dia, há tantas opções diferentes para copiar e digitalizar documentos e imagens que escolher um modelo pode ser uma tarefa difícil.

As copiadoras, também conhecidas como fotocopiadoras, são um equipamento padrão em escritórios desde o final da década de 1970, mas à medida que a tecnologia digital melhora e se torna cada vez mais acessível, uma tecnologia que não usa papel como um scanner pode atender a todas as suas necessidades de reprodução de documentos e substituir sua copiadora tradicional.

escaneadora canon lide impressora multifuncional com copiadora epson
Melhor scanner dedicado: Canon CanoScan LiDE 300 Melhor multifuncional com copiadora: Epson Ecotank L3150
Funções: digitalizar e copiar Funções: imprimir, digitalizar e copiar
Cerca de R$ 640 Cerca de R$ 1.230
Comprar online Comprar online

Não existe uma opção “melhor” definitiva para todos. Felizmente existem vários modelos disponíveis no mercado, os proprietários de escritórios, empresas e até mesmo home office podem escolher os recursos que atenderão melhor as suas necessidades, observando bem as diferenças entre scanners e copiadoras descritas abaixo.

Diferenças-chave

Enquanto os scanners e as copiadoras operam da mesma forma, seus resultados finais são diferentes.

Uma copiadora transfere documentos diretamente para o papel e pode copiar grandes volumes ao mesmo tempo sem ter que passar por um computador, enquanto um scanner cria versões digitais dos documentos que serão salvas em seu computador.

Em vez de produzir um resultado físico permanente em papel, os scanners apenas convertem o documento em um formato digital, eles não possuem bandejas de saída, sistemas de tinta ou capacidades de impressão.

Algumas impressoras multifuncionais têm scanners incorporados, assim o scanner também funciona como copiadora.

 

Diferentes resultados de digitalização e cópia

Os passos iniciais de digitalização e cópia são idênticos: você coloca um documento ou imagem na máquina, pressiona um botão e a máquina adquire uma cópia digital da imagem.

Os resultados, no entanto, são bastante diferentes. Se a máquina for uma copiadora, simplesmente imprime a imagem digital em uma ou mais folhas de papel em branco.

Se a máquina for um scanner, ela armazena uma cópia digital da imagem em um cartão de memória ou dispositivo USB ou transmite a imagem para um computador, sem realizar qualquer impressão.

 

Hardware diferente

Os três tipos mais populares de máquinas para copiar são copiadoras dedicadas, impressoras multifuncionais (também chamada de all-in-one) e máquinas de fax com função de copiar imagens. O escaneamento, por outro lado, geralmente requer um computador ou um dispositivo de memória além do scanner.

Um scanner é mais eficaz quando associado com um computador para permitir que as imagens sejam editadas, enviadas por e-mail, impressas em outros dispositivos e salvas no disco. Um computador não é necessário se o scanner puder salvar em um cartão de memória ou dispositivo USB.

Alguns scanners também mandam as imagens digitalizadas diretamente via e-mail ou transmitem essas imagens digitalizadas de forma sem fio para dispositivos portáteis. As impressoras multifuncionais adicionam a opção de digitalizar documentos e, em seguida, enviá-los por fax.

Você também pode se interessar por: como escolher a impressora certa e melhores impressoras a laser coloridas.

 

Habilidades de manuseio diferentes

A cópia de documentos é geralmente um processo mais simples do que a digitalização. A maioria das máquinas de fotocópia exige que os usuários pressionem um único botão para iniciar cópias em preto e branco e um segundo botão para cópias em cores.

Botões adicionais que ditam opções como a qualidade de impressão e o número de cópias geralmente não são difíceis de se dominar. Os usuários também precisam aprender a como carregar papel e talvez limpar atolamentos eventuais.

Além dessas habilidades, os usuários de scanners também precisarão de um conhecimento básico de computadores para gerenciar a digitalização, edição, impressão, armazenamento e transmissão de imagens digitalizadas.

 

Escolha a melhor máquina para suas necessidades

Os proprietários de empresas que estão pensando em comprar um scanner ou copiadora devem começar com o objetivo final em mente. Se o papel for seu meio de escolha para transmissão de documentos e manutenção de registros, provavelmente uma copiadora será suficiente.

Se você valorizar sistemas digitais e sem papel, use um scanner. Os scanners geralmente oferecem mais opções, uma vez que a imagem digital está no seu computador, você sempre pode editar, enviar por e-mail ou imprimi-la.

Você também pode facilmente armazenar cópias digitais de backup de seus documentos digitalizados em locais remotos.

Se não tiver certeza de qual máquina irá melhor ou se desejar a capacidade de copiar e digitalizar, considere comprar uma impressora multifuncional, pois ela lhe dará todas as opções de cópia, digitalização, impressão e envio de fax. (Observe que nem todos os dispositivos multifuncionais incluem a capacidade de fax.)

 

Melhor scanner – Canon CanoScan LiDE 300

escaneadora canon lide

Compre Online

Ideal para digitalizar documentos em alta definição, esse scanner possui uma resolução óptica de 2400 x 2400 e uma entrada de 48 bits de cores.

Uma das grandes vantagens que esse escaneador possui sobre máquinas multifuncionais é a sua velocidade de digitalização, de apenas 10 segundos, além do baixo consumo de energia. Ele é bem mais barato do que uma multifuncional capaz de fazer cópias nítidas.

Se você precisa de uma digitalização de documentos e fotos rápida, de alta qualidade e alto volume, esse scanner da Canon é a melhor escolha.

Confira o melhor preço!

 

Melhor multifuncional com copiadora – Epson Ecotank L3150

impressora multifuncional com copiadora epson

Compre Online

Essa multifuncional da Epson foi projetada para quem precisa realizar várias funções diferentes, incluindo digitalizações.

Sua resolução óptica de 5760 x 1440 se equipara facilmente a de copiadoras dedicadas, sendo o suficiente criar para cópias profissionais de alta qualidade. Ao mesmo tempo, por ser um aparelho multifuncional com ótimo custo benefício, também é ótima para uso doméstico do dia-a-dia.

Além da função scanner, ela é uma impressora de alto rendimento, sua tinta é mais barata do que os cartuchos tradicionais, e ela pode imprimir via rede wireless.

Confira o melhor preço!

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
Copiadora em uso
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *