Você provavelmente já conhece (e provavelmente usa) o ácido glicólico e ácido salicílico em sua rotina de cuidados com a pele, mas há um outro ácido muito menos conhecido que merece a sua atenção – principalmente se seu objetivo é ter uma pele mais brilhante e uniforme.
Estamos falando do ácido kójico, um ingrediente de origem natural. Ele é extraído de cogumelos (explicaremos isso melhor abaixo) e é excelente para desfazer a hiperpigmentação da pele, eliminando manchas escuras e uniformizando o tom.
Produto | Preço |
Sérum Clareador com Ácido Kójico Botik O Boticário Melhor ácido kójico | |
Sérum Clareador com Ácido Kójico Hidrabene Remove e evita que novas manchas apareçam | |
Gel Creme com Ácido Kójico BioVittare Melhor ácido kójico para peles oleosas | |
Sérum Clareador com Ácido Kójico QRxLabs Melhor ácido kójico para manchas de acne | |
Sérum Despigmentante com Ácido Kójico Salt Cosmetics Melhor acido kójico para manchas escuras |
Ana Luísa Reis | Consultora
Maquiadora profissional com mais de sete anos de experiência, Ana Luísa Reis trabalhou nos salões de beleza mais conceituados da capital paulista e hoje possui seu próprio salão. Formou-se em Maquiagem Profissional e Artística pelo Senac.
O ácido kójico funciona muito bem como ingrediente principal e também quando combinado com outros ingredientes clareadores, sem mencionar que atua como um poderoso antioxidante.
Nesse artigo nós explicamos quais são os melhores ácidos kójicos e como eles funcionam, quem deve introduzi-lo na rotina de beleza e quais produtos experimentar.
Análise dos 5 melhores produtos com ácido kójico
Após diversos testes, nós selecionamos cinco produtos de beleza com ácido kójico que podem se adequar a qualquer necessidade, seja um produto multiuso com efeito clareador ou uma solução concentrada para remover manchas mais teimosas.
Estes são os melhores ácidos kójicos:
- Sérum Clareador com Ácido Kójico Botik — O Boticário
- Sérum Clareador com Ácido Kójico — Hidrabene
- Gel Creme com Ácido Kójico — BioVittare
- Sérum Clareador com Ácido Kójico — QRxLabs
- Sérum Despigmentante com Ácido Kójico — Salt Cosmetics
1° Sérum Clareador com Ácido Kójico Botik O Boticário
Ácido kójico + ácido alfa hidroxiácido e vitamina B3
Esse sérum da linha Botik possui uma alta concentração de ácido kójico em conjunto com vitamina B3 e alfa hidroxiácidos (AHAs), sendo ideal para reverter danos profundos e reduzir grandes diferenças no tom da pele. Estes ingredientes penetram profundamente em sua pele para a revitalizar e hidratar.
É formulado para produzir um tom de pele iluminado e reduzir o aparecimento de manchas solares, manchas de idade e manchas escuras. É uma fórmula vegana e livre de crueldade capaz de lidar com diversos tipos de manchas, sardas e cicatrizes de acne enquanto mantém sua pele hidratada e firme.
Esse sérum é capaz de remover qualquer tipo de manchas, desde áreas maiores, mais escuras e concentradas até pontinhos menores e dispersos. É um sérum clareador completo, que seca rapidamente e não deixa uma sensação oleosa na pele. Ele pode ser usado em qualquer tipo de pele e não causa ressecamento.
2° Sérum Clareador com Ácido Kójico Hidrabene
Ácido kójico + ácido tranexâmico e vitamina B3
O sérum multicorretivo da Hidrabene possui uma combinação de ácido kójico, ácido tranexâmico e vitamina B3, que atuam para uniformizar o tom da pele e remover manchas. Ele corrige a textura da pele, remove marcas escuras de idade ou de acne, hidrata, devolve a firmeza e faz a pele voltar a brilhar.
A concentração de ácido kójico junto com ácido tranexâmico e vitamina B3 não apenas clareiam manchas persistentes, hiperpigmentação e outras marcas, mas também melhoram a firmeza da pele e suavizam as marcas de expressão. O ácido tranexâmico também ajuda e evitar manchas futuras.
Ele não é oleoso e possui uma rápida absorção. Pode ser usado por todo tipo de pele. Conta com uma ação antipoluição, garantindo a limpeza da pele e uma aparência brilhante e uniforme. O sérum Hidrabene em todos os ingredientes que você precisa para manter sua pele uniforme e saudável.
3° Gel Creme com Ácido Kójico BioVittare
Ácido kójico (único princípio ativo)
Para quem não gosta da sensação que os séruns deixam na pele, esse gel creme da BioVittare é leve e refrescante e pode ser utilizado diretamente sobre as manchas e marcas ou utilizado como uma máscara de tratamento.
É compatível com todos os tipos de pele, mas é especialmente ótima para pele mista e oleosa devido à sua formulação leve e não oleosa. Ele é um gel creme clareador capaz de reduzir as manchas escuras sem qualquer sensação de queimação na pele.
Ao contrário dos outros produtos dessa lista, esse gel creme contém apenas ácido kójico sem nenhum outro ingrediente ativo. O BioVittare é uma boa opção para quem precisa de um clareador não-oleoso e não quer mexer na sua rotina de hidratação.
4° Sérum Clareador com Ácido Kójico QRxLabs
Ácido kójico + alfa arbutin, extrato da raiz de alcaçuz e vitamina B3
Com uma reputação estelar e centenas de resenhas online de usuários satisfeitos, esse sérum clareador da QRxLabs é um dos mais eficientes vendidos no Brasil e uma ótima opção para quem precisa de uma solução clareadora abrangente.
A mistura do ácido kójico com alfa arbutin, extrato de alcaçuz e vitamina B3 é uma combinação muito eficiente projetada para clarear a pele e remover manchas escuras. Assim como a maioria dos produtos da QRxLabs, ele conta com extrato de alcaçuz para combater as bactérias e reduzir a inflamação da pele.
O ácido kójico ajuda a desbotar as manchas escuras, enquanto o alfa arbutin, um ingrediente bem tolerado para os cuidados com a pele, visa a inflamação e irritação, promove a renovação celular da pele e até ajuda a minimizar o aparecimento de novas manchas ou áreas desbotadas.
5° Sérum Despigmentante com Ácido Kójico Salt Cosmetics
Ácido kójico + ácido mandélico e alfa arbutin
Com uma combinação de ácido kójico, ácido mandélico e alfa arbutin, esse sérum despigmentante da Salt Cosmetics é uma dos mais bem avaliados nessa categoria. Essa combinação de ingredientes ativos ajuda a remover a hiperpigmentação em pouco tempo de uso.
Este sérum facial de ácido kójico possui ação clinicamente comprovada para reduzir a descoloração e as manchas em todos os tons e tipos de pele, e você pode notar a sua pele mais brilhante e com tom uniforme em apenas algumas semanas de uso.
Apesar dele ser descrito como um sérum facial, sua combinação de ingredientes ativos concentrados pode ser usada para remover manchas escuras em outras áreas do corpo, como nos cotovelos, joelhos, linha do biquíni, coxas e manchas de idade em suas mãos.
Confira também: melhores produtos com alfa arbutin e melhores produtos com ácido glicólico.
O que é Ácido Kójico?
Como mencionamos, os cogumelos são a fonte do ácido kójico, um subproduto de vários fungos que também ocorre como resultado da fermentação de certos alimentos, como molho de soja e vinho de arroz.
Ao contrário de outros ácidos que funcionam dissolvendo as ligações entre as células e esfoliando a pele, o ácido kójico funciona inibindo a produção de pigmentos.
Ele também tem o benefício adicional de funcionar bem quando combinado com outros ingredientes clareadores da pele, como a hidroquinona, niacinamida (vitamina B3), AHAs e outros ativos mais comumente prescritos e recomendados por dermatologistas.
Os dermatologistas costumam combiná-lo com hidroquinona para obter um agente clareador sinérgico e potente. O ácido kójico é comumente usado em conjunto com outros ingredientes, mas também funciona bem por conta própria e é uma ótima alternativa para quem não tolera ou não quer utilizar um princípio ativo mais agressivo.
O ácido kójico não causa uma aparência excessivamente branca da pele, tornando-se uma boa opção para pessoas com pele mais escura que teriam maior probabilidade de obter um clareamento extremo usando outros ingredientes.
Benefícios do ácido kójico para a pele
O clareamento da pele é o principal benefício desse ingrediente, mas não é o único. O ácido kójico possui uma ação muito versátil e ajuda a deixar sua pele com uma aparência saudável e equilibrada.
Inibe a produção de melanina na pele: O caminho que leva ao excesso de melanina (em outras palavras, uma mancha escura) é complexo, mas no centro da questão está uma enzima conhecida como tirosinase.
O ácido kójico bloqueia a ativação UV da tirosinase, limitando assim a produção de melanina. Isso significa que pode ajudar a clarear manchas solares e fotodanos existentes, atenuar as marcas escuras deixadas por cicatrizes de acne ou após uma espinha e até suavizar o melasma.
Atua como um antioxidante: O ácido kójico pode ajudar a eliminar e neutralizar os radicais livres que danificam a pele causados pela exposição a coisas como danos UV e poluição. Isso não apenas ajuda a melhorar o tom geral da pele, mas também o torna um bom ingrediente antienvelhecimento.
Possui propriedades anti-inflamatórias e antivirais: Ao contrário de muitos outros ácidos, também possui essas características únicas. Isso o torna uma ótima opção para clareamento de manchas causadas pela acne, pois seu efeito secundário ajuda a evitar o surgimento de novas erupções.
Para quem o ácido kójico é indicado
Qualquer pessoa que queira melhorar a aparência da descoloração ou das manchas causada por danos causados pelo sol, melasma e/ou hiperpigmentação pós-inflamatória.
O ácido kójico uniformiza o tom da pele e diminui manchas escuras. Também é uma boa opção para quem quer evitar ou não tolera a hidroquinona, um dos ingredientes mais usados para clarear a pele.
Possíveis efeitos colaterais do ácido kójico
De um modo geral, o ácido kójico é mais bem tolerado do que a maioria dos ácidos clareadores e antioxidantes, mas uma alergia ou irritação é certamente possível, assim como qualquer ingrediente.
Erupção cutânea, coceira, irritação e queimação são os efeitos colaterais mais comuns, embora sejam incomuns se você estiver usando concentrações mais baixas do ingrediente (e a maioria dos produtos vendidos sem receita contém uma concentração baixa).
Esses efeitos indicam que você está usando uma concentração alta demais, usando uma quantidade de produto maior do que a indicada ou que você possui uma alergia ao ácido kójico.
As duas primeiras causas podem ser remediadas usando menos produto e em uma concentração menor, mas no caso de alergias, o uso deve ser suspenso.
A maioria dos produtos de beleza com acido kójico vendidos no Brasil possuem algum outro ingrediente hidratante em sua composição, mas caso você esteja usando um produto puro, é necessário aplicar um hidratante.
O óleo de esqualano é uma boa opção por ter um composição similar ao do sebo produzido pela pele, o que é particularmente útil para evitar reações alérgicas.
Como usar o ácido kójico
Se sua pele é sensível, é recomendado não usar o ácido kójico diariamente; em vez disso, use produtos à base de ácido kójico apenas uma ou duas vezes por semana para garantir que sua pele é capaz de tolerar o ingrediente.
Também vale a pena manter em mente que, quando usado ao longo do tempo, o ácido kójico também pode tornar sua pele mais suscetível ao sol.
O ideal é limitar sua exposição ao sol durante o tratamento com ácido kójico. Ao sair, utilize um protetor solar fator 50 ou maior. Usar um protetor solar adequado diariamente é sempre importante, e ainda mais quando qualquer tipo de ácido está presente em sua rotina de cuidados com a pele.
Com que frequência o ácido kójico pode ser usado?
Isso depende da concentração do ácido kójico e se ele é o único ingrediente ou se faz parte de uma composição com vários princípios ativos.
Concentrações baixas podem ser usadas diariamente por quem tem pele normal, mas quem tem pele sensível deve fazer testes para garantir que não haja reação alérgica e limitar seu uso até duas vezes por semana.
Embora tenha um efeito sinérgico quando usado com ácido glicólico e hidroquinona, combiná-lo com estes ingredientes também aumenta a probabilidade de secura ou irritação excessiva. Proceda com cautela e comece a usar qualquer produto que contenha ácidos gradualmente, dando à sua pele algum tempo para se acostumar.
Referências
Para comprovar a eficácia do ácido kójico e a segurança do seu uso na pele, o Guia de Compra realizou uma pesquisa cuidadosa, usando estudos científicos atuais e publicados em jornais renomados.
- SciencePress — Aplicações do ácido kójico em cosméticos e preparações farmacêuticas — https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332218367477
- Jornal Indiano de Dermatologia — Peelings de ácido glicólico/ácido azelaico e combinação tripla de baixa potência levam a redução semelhante na gravidade do melasma — https://www.e-ijd.org/article.asp?issn=0019-5154;year=2015;volume=60;issue=2;spage=147;epage=152;aulast=Mahajan
- Dr. Ana Machado, dermatologista — Consulta privada.
- Melhor Tablet para Leitura | 5 opções quem ama ler! - 24 de junho de 2024
- Melhor Placa de Vídeo para CPU i5-10400 | Top 6 - 13 de junho de 2024
- Top 5: Melhor Teclado Bluetooth para iPad - 6 de junho de 2024
Ácido kójico pode ser usado estando amamentando
O ácido kójico não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando sem a autorização expressa de um médico. Como nós explicamos no artigo, o ácido kójico é um clareador suave quando comparado a outros clareadores mais populares, mas esse tipo de substancia ainda é bem agressiva contra a pele, então é melhor prevenir qualquer chance dela ser transferida pelo leite. Agrademos a visita, Edna!