Pular para o conteúdo

Melhores Walkie Talkies | Motorola, Intelbras e mais

Como escolher o walkie talkie ideal? Manter contato com outras pessoas é essencial, especialmente se você estiver passando por uma situação de sobrevivência ou emergência, e escolher melhor walkie talkie é muito importante.

Top 10

Detalhes

Preço

walkie talkie a prova dagua intelbras

Walkie talkiw Intelbras RC 4102

À prova d'água e com 26 canais

Análise ↓

walkie talkie baofeng

Rádio BaoFeng UV-5R

Rádio e walkie talkie no mesmo aparelho

Análise ↓

walkie talkie barato baofeng bf777s

Walkie talkie BaoFeng BF-777S

Um dos mais walkie talkies mais vendidos

Análise ↓

walkie talkie longo alcance motorola T470

Walkie talkie Motorola Talkabout T470

Walkie talkie de longo alcance, até 36 km

Análise ↓

walkie talkie motorola T210

Walkie talkie Motorola Talkabout T210

Extremamente fácil de usar, ideal para famílias

Análise ↓

walkie talkie profissional Retevis RT21

Walkie talkie Retevis RT21

Robusto, ideal para uso industrial

Análise ↓

walkie talkie motorola Talkabout T38

Walkie talkie Motorola Talkabout T38

Bateria com duração de até 24 horas

Análise ↓

walkie talkie Haiz HZ T22

Walkie talkie Haiz HZ-T22

Walkie talkie com melhor custo-benefício

Análise ↓

walkie talkie multilaser

Walkie talkie Multilaser RE020

Opção simples e com garantia

Análise ↓

walkie talkie Haiz HZ M77

Walkie talkie Haiz HZ-M77

Melhor walkie talkie barato

Análise ↓

Os melhores walkie talkies facilitam a comunicação com seus amigos e familiares, mesmo em áreas onde os telefones celulares não pegam nenhum sinal. Walkie talkies também são pequenos para que você possa levá-los a qualquer lugar com você e as baterias duram muito mais do que qualquer celular.

melhores walkie talkies
Anderson Ribeiro

Anderson Ribeiro | Consultor

Com graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Uniplan, Anderson Ribeiro tem mais de quinze anos de atuação em gestão de tecnologia e desenvolvimento. Atua como consultor especializado e faz parte da equipe do Guia de Compra.

Além da comunicação, esses rádios bidirecionais também fornecem uma ampla gama de recursos, incluindo alertas meteorológicos e sinais SOS.

Os walkie talkies mais recentes também ampliaram as faixas de rádio e as opções de frequência e pesam significativamente menos, para que você não precise deixa-lo para trás se ficar cansado.

Então, se você está planejando ir em uma longa viagem, caminhadas, camping, pesca ou apenas quer participar de alguma aventura ao ar livre, é altamente recomendável que você obtenha o melhor walkie-talkie para suas necessidades.

Aqui vamos ensinar-lhe tudo o que você precisa saber antes de comprar um rádio comunicador e, em seguida, recomendar os melhores walkie talkies de 2024.

Tipos de walkie talkies

Existem muitos tipos de walkie talkies no mercado hoje. Uma das principais questões que os compradores enfrentam é: o que escolher?

Para escolher o walkie-talkie correto, você precisa decidir como e onde usá-lo. Essa área é pouco regulamentada no Brasil, então a principal classificação usada no exterior, de rádios sem licença (FSR) e com licença (GMRS), não se aplica muito bem por aqui.

Walkie talkies também podem ser classificados de acordo com o propósito. Vamos dar uma olhada em alguns deles:

walkie talkie para longas distancia

Walkie talkies para crianças: Eles são projetados especificamente para as crianças brincarem. Eles são feitos de plástico e são muito leves. Walkie talkies para crianças são alimentados por baterias AA ou AAA.

Eles vêm em várias cores e desenhos, de modo a atrair mais crianças. Obviamente possuem um desempenho bem baixo por serem praticamente brinquedos.

Walkie talkies de longo alcance: O tipo mais comum, eles vêm com coberturas diferentes.

O alcance da cobertura aumenta com a potência, por exemplo, um rádio de 2 watts pode cobrir até 8 milhas, enquanto um rádio de 4 watts pode atingir até 30 milhas.

Walkie Talkies à prova d’água: Eles podem ser usados ​​em todas as condições climáticas e costumam ser os mais duráveis. A classificação mais comum é o padrão IP67, que permite que um aparelho fique submerso por até 30 minutos.

Os rádios bidirecionais impermeáveis ​​são ideais para quem gosta de trilhas, alpinistas, montanhistas e fãs de camping.

Para uso em embarcações, o ideal é que o walkie talkie também flutue, pois isso facilita a recuperação caso ele caia na água. São produtos confiáveis ​​e de alta qualidade que superam os smartphones em termos de recepção e robustez.

Confira também: Melhores cadeiras de acampamento e melhores repelentes.

Como escolher o walkie talkie certo para você

Agora que você conhece os diferentes tipos de walkie talkies, você precisa ter certeza de que está escolhendo o melhor aparelho o seu uso. Aqui estão os principais fatores a serem considerados ao fazer sua seleção.

VHF versus UHF

Ao comprar walkie talkies, você pode querer prestar atenção se está comprando um rádio de frequência muito alta (VHR) ou um rádio de frequência ultra alta (UHR).

Os rádios VHF operam de 126 a 174 MHz. Eles funcionam bem em longas distâncias onde há muito pouca interferência de edifícios e paisagens. Eles geralmente têm antenas mais longas que os rádios UHF e são bons para penetrar folhagens e árvores.

Os rádios UHF operam de 400 a 512 MHz. Eles são mais versáteis que os rádios VHF, já que podem penetrar nas paredes do edifício. As UHFs têm ondas mais curtas e funcionam melhor em situações com muitas interferências. Os rádios UHF e VHF não são compatíveis.

Portanto, se você está comprando mais de um par de walkie talkies, verifique se eles são do mesmo tipo.

Características

Ao comprar seu walkie talkie, é importante procurar recursos adicionais, como operação de mãos livres, entrada para fone de ouvido e outras funções extras.

Alguns aparelhos também vêm com códigos de privacidade e recursos de cancelamento de ruído. Se você está indo caçar, então você deve pensar em um rádio que tenha um recurso de vibração.

Além disso, você deve certificar-se de não pressionar o botão de conversação por engano, portanto, você deve escolher um rádio com um bloqueio de teclado ou um alerta de pressionamento de tecla. Outras características importantes incluem:

  • Tela LCD e teclado retroiluminado para que você possa ver e usar o gadget no escuro. Uma tela de cristal líquido permite que você veja a quantidade de bateria que ainda resta, exiba uma bússola, programe alarmes e temporizadores, dependendo das funções existentes no aparelho.
  • Uma entrada para microfone 3.5mm ou um alto-falante podem te ajudar a operar o walkie talkie sem o uso das mãos, assim elas ficam livres para fazer outras atividades.
  • Alertas de recebimento: para saber quando há uma transmissão sendo transmitida para o seu aparelho.
  • Confirmação de conversa: Isso sinaliza o início e o fim das transmissões para que você saiba quando é seguro responder as transmissões e não falar no meio.
  • Canais favoritos: permite salvar determinados canais para que eles sejam acessados mais rapidamente.
  • Rádio meteorológico: permite escolher relatórios meteorológicos.

Baterias

Walkie talkies funcionam com diferentes tipos de baterias. Aparelhos muito básicos ou de brinquedo tendem a usar pilhas AA ou AAA, mas os rádios mais completos usam uma bateria de íons de lítio, uma bateria de níquel-hidreto de metal ou uma bateria de níquel-cádmio.

É importante saber o tempo estimado de uso nos rádios que você deseja comprar, para que você possa descobrir se precisa carregar algumas baterias extras com você. A vida útil da bateria é geralmente estimada em 90% do tempo de espera, 5% do tempo de recepção e 5% do tempo de transmissão.

A duração da bateria é importante para usuários com pouco acesso às estações de carregamento. Isso significa que trilheiros, mochileiros e caçadores provavelmente priorizarão os recursos de duração da bateria.

Se você estiver usando o rádio em um local de trabalho, como uma equipe de segurança ou em casa, suas chances de ficar sem energia são pequenas.

walkie talkies como configurar

Existem duas variáveis importantes na duração real da bateria. Primeiro, a potência do seu rádio causa um grande impacto. Quanto maior a potência, mais bateria ela consumirá. Para dois rádios com o mesmo tamanho de bateria, aquele com uma potência mais alta ficará sem carga mais rapidamente.

Segundo, o tamanho da bateria dentro do seu rádio também afeta a quantidade carga. O tamanho da bateria varia de modelo para modelo, mas é medido em mAh ou miliamperes horas. Quanto maior esse número, mais energia sua bateria possui.

Quando você precisar de mais energia da bateria, uma boa solução pode ser uma bateria sobressalente. Antes de comprar um walkie-talkie, descubra se ele possui baterias substituíveis. Alguns dispositivos pequenos funcionam com pilhas AA. Outros possuem baterias proprietárias.

Se você vai ficar longe da civilização por um tempo, tenha certeza que as baterias podem ser trocadas de maneira fácil e que vocês está levando algumas extras junto com seu equipamento.

O custo das baterias sobressalentes pode variar bastante, então pesquise bastante para garantir que esses itens de reserva estejam dentro do seu orçamento.

Torne sua viagem ainda mais divertida escolhendo o protetor solar certo, um repelente de insetos de longa duração e — não esquecendo da diversão — um copo Stanley para manter sua cerveja gelada.

Distancia e alcance

Os fabricantes de walkie-talkies farão algumas afirmações um tanto distorcidas sobre o alcance. Parece que todo rádio barato afirma que pode se comunicar a distâncias absurdas, como 32 quilômetros ou mais. A verdade é que esses números são baseados em dados teóricos que geralmente não simulam o mundo real.

Na maioria dos casos, os fabricantes de walkie talkies especificam a distância que eles podem se comunicar uns com os outros se não houver barreiras, como edifícios e florestas entre eles.

Você terá sorte de obter mais de 5 km de distância até de um rádio de qualidade, se você não estiver se comunicando com alguém em uma linha reta sem nenhum obstáculo no meio.

Quanto mais obstáculos entre os dois walkies talkies, pior será o alcance. Mas a potência do rádio também afeta esse alcance, com um consumo maior de watts resultando em transmissões mais fortes. A potência do rádio que você escolhe usar deve depender de vários fatores:

A linha de visão afeta o sinal de uma maneira muito real. Se houver paredes, prédios, colinas, árvores ou montanhas entre você e o outro usuário, você precisará de um rádio mais poderoso para se conectar.

O tempo pode também afetar o sinal. Céus limpos tendem a permitir que os sinais de rádio viajem mais longe. Condições atmosféricas nubladas, tempestuosas ou até nubladas reduzem o alcance na maioria dos casos.

Canais

Walkie talkies possuem diferentes quantidades de canais, os mais básicos geralmente possuem 22 canais, enquanto os mais avançados podem ter mais de 128 canais.

Quanto mais canais, melhor, mas nem todo mundo precisa de uma grande quantidade de canais e pode economizar ao comprar um com menos opções disponíveis.

E quanto mais canais um rádio oferece, maiores são os preços, por isso é essencial saber como você usará seu rádio antes de fazer sua compra. Ter um rádio com mais canais facilita a comunicação.

Em áreas muitos movimentadas 22 canais simplesmente não serão suficientes. O uso de códigos de interferência fornece essencialmente um conjunto extra de canais para comunicação.

A maioria dos rádios terá os canais 1 a 22, mas cada canal pode ter um subcanal. Esses subcanais (por exemplo: Código 5 do canal 5) fornecem um canal de bate-papo exclusivo por conta própria.

Obviamente, não há realmente uma maneira de criptografar ou bloquear outros usuários para fora do seu canal de interferência. Ele apenas fornece mais faixas se o tráfego estiver muito intenso.

1° Melhor walkie talkie à prova d’água: Intelbras RC 4102

walkie talkie a prova dagua intelbras

Prós:

  • À prova d’água (padrão IP67) e flutuante
  • Alcance de até 20 quilômetros
  • Autonomia de até 10 horas, pode ser recarregado ou utilizar pilhas
  • Operação de viva voz (VOX)
  • 26 canais, cada um com 121 códigos de privacidade
  • Pode ser usado como lanterna
  • Modo SOS e modo de detecção de água

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

O Intelbras RC 4102 é um walkie talkie versátil. Ele é à prova d’água e tem a capacidade de flutuar, o que o torna um companheiro ideal para quem vai acampar ou caminhar próximo a água ou vai utilizá-lo em um barco.

A unidade vem com uma classificação IP67, ele poderia ficar submerso na água por cerca de 30 minutos e sair funcionando como se nada tivesse acontecido. Esse é um dos seus pontos fortes, mas ele conta com muitas outras funções práticas.

Ele possui todos os recursos de comunicação que você pode esperar de um walkie talkie bem projetado, incluindo peração sem as mãos (VOX) e monitor de frequência duplo (SCAN).

Todos os outros botões e controles primários importantes estão localizados na parte frontal do rádio ou lateral do rádio, ele possui um formato altamente anatômico. Localizada na parte inferior fica a lanterna LED. Há também um clipe de cinto com entrada para mosquetão.

O RC 4102 é particularmente simples de operar. Depois de instalar a bateria e ler o manual (o que deve levar uma ou duas horas se você nunca tiver operado um walkie talkie antes), você está pronto para começar. Sua bateria pode durar até 10 horas. Também pode ser alimentado por baterias AAA.

A fonte de alimentação dupla é um recurso indispensável hoje em dia, especialmente se você provavelmente vai acabar em algum lugar sem uma tomada por perto. Você precisaria de seis pilhas AAA para cada unidade.

É muito fácil selecionar qualquer um dos 26 canais. E para aqueles momentos em que você quiser mais privacidade durante as transmissões, existem 121 subcanais disponíveis.

Para ser mais claro, à sua disposição há mais de 2.000 canais para escolher, tornando muito provável que você possa encontrar um canal desocupado facilmente.

A bateria dura cerca de dez horas de uso moderado. Ele conta com recurso de chamada de aviso e de vibracall, muito útil quando você estiver em um local barulhento. Existe a funcionalidade VOX para que você possa usar o rádio sem precisar segurá-lo, utilizando fones de ouvido P1.

É uma função importante para escaladores, montanhistas, ciclistas e etc. Todos esses recursos tornam o Intelbras RC 4102 o melhor walkie talkie para uso geral.

Confira o melhor preço!


2° Melhor walkie talkie com rádio comunicador: BaoFeng UV-5R

walkie talkie baofeng

Prós:

  • 128 canais, maior quantidade da lista
  • Walkie talkie e rádio comunicador no mesmo aparelho
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Grande display LCD e uma lanterna LED embutida
  • Ótima recepção e transmissão
  • Grande faixa de frequência: 136-174 / 400-520 MHz.
  • Dupla recepção e monitoramento duplo

Contras:

  • Não é à prova d’água
  • Por ser um radio comunicador, sua operação é mais complexa
  • Ele só é vendido por unidade

Compre Online!

O BaoFeng UV-5R Dual Band é um receptor VHF / UHF. O rádio vem com dois níveis de potência, 4 watts e 1 watt na faixa de frequência de 136 a 174 MHz e 400 a 480 MHz. O UV-5R é barato e compacto e possui banda de recepção VHF especial de 65-108MHz, que inclui a banda de transmissão regular de FM.

Possui 128 memórias para repetidores de programação e frequências simplex. O aparelho suporta recepção dupla e monitoramento duplo. O monitoramento duplo permite-lhe sintonizar duas frequências e monitorizá-las ao mesmo tempo.

O BaoFeng UV-5R Dual Band funciona com uma bateria BL-5Li-ion (7.4V 1500mAh), que pode durar dias dependendo do uso. Ele é leve e compacto, facilitando o transporte.

Ele também possui uma pulseira e fone de ouvido incluso. Outros aspectos surpreendentes deste walkie talkie incluem uma função de economia de bateria, flash embutido, bloqueio de teclas, codificação VOX, DCS / CTCSS.

O UV-5R não só recebe as frequências VHF e UHF normais, mas também tem a capacidade de receber e transmitir frequências MURS, GMRS e FRS também.

Embora essas bandas de rádio possam ser usadas pelo público, elas têm suas próprias regras de operação. Portanto, certifique-se de verificar seus regulamentos antes de transmitir.

Confira o melhor preço!


3° Melhor walkie talkie para empresas: BaoFeng BF-777S

walkie talkie barato baofeng bf777s

Prós:

  • Fácil de usar e operar
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • O mais barato da lista, o par costuma sair por cerca de R$ 120
  • Até 12 horas de duração da bateria
  • Bem construído
  • Grande variedade de acessórios inclusos

Contras:

  • Não é resistente a água
  • Alcance limitado até 7 quilômetros
  • Falta de códigos de privacidade

Compre Online!

Outro produto da Baofeng, o BF-777S é um walkie talkie tradicional com um preço muito atrativo. Ele é fácil de usar e durável, mas foi projetado para uso em curtas distâncias.

Seu alcance é de até sete quilômetros em condições ideais e possui 16 canais, tornando ele ideal para quem precisa de um aparelho simples.

Esse modelo de walkie talkie de entrada não possui algumas funções comuns nos modelos mais completos. A principal diferença entre esses rádios e um conjunto mais caro é a falta de códigos de privacidade, em que cada canal pode ter um conjunto de subcanais usados para fins de privacidade.

Com isso dito, ele atende muito bem quem possui demandas mais básicas, e conta com alguns recursos adicionais importantes.

Sua bateria interna possui duração de até 12 horas e conta com aviso de bateria fraca. Conta com scan manual, operação VOX e lanterna embutida e um sistema de redução de ruído.

Tem uma transmissão eficiente e uma recepção sensível. É um walkie talkie muito bem construído, podendo ser usado por diversos profissionais e em uma grande variedade de situações, desde que elas não exijam um longo alcance.

Confira o melhor preço!


4° Melhor walkie talkie de longo alcance: Motorola Talkabout T470

walkie talkie longo alcance motorola T470

Prós:

  • Alcance de até 35 quilômetros
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • 2.662 combinações de canais
  • Alimentação por bateria ou pilhas AA
  • À prova de chuva e respingos (padrão IPX4)
  • Funciona como lanterna

Contras:

  • Não é completamente à prova d’água e não pode ser submergido

Compre Online!

O walkie talkie Motorola Talkabout T470 é um companheiro de viagem robusto que o mantém seguro e conectado em qualquer ambiente. Ele tem classificação IPX4, o que o torna à prova de intempéries e capaz de resistir a condições adversas. Além disso, possui uma lanterna de LED integrada para ajudá-lo a navegar no escuro. 

Esse rádio FRS não requer licença e tem 22 canais com 121 códigos de privacidade. Inclui uma função de chamada em grupo com emparelhamento fácil e PTT aprimorado para aumentar o alcance da transmissão.

Também possui carregamento por USB, lanterna embutida, viva-voz iVOX/VOX e alerta VibraCall. Esse rádio pode se comunicar com qualquer rádio bidirecional FRS/GMRS e tem um alcance de até 35 km.

O alcance da comunicação é calculado com base em um teste de linha de visão desobstruída em condições ideais. O alcance do seu dispositivo pode ser limitado por vários fatores, como terreno, condições climáticas, obstruções e interferência eletromagnética. 

Esse walkie talkie tem classificação IPX4, que indica seu nível de proteção contra água e poeira. Especificamente, o “X” em IPX4 significa que ele não foi testado quanto à resistência à poeira, enquanto o “4” significa que ele está protegido contra respingos de água de qualquer direção. 

Em termos práticos, isso significa que o walkie talkie pode suportar a exposição à chuva, neve e outras condições climáticas sem sofrer nenhum dano.

Em termos de fontes de energia, esse walkie talkie vem com duas opções. A primeira é uma bateria recarregável, que pode ser carregada usando o cabo de carregamento incluído. Essa é uma opção conveniente, pois elimina a necessidade de comprar e substituir constantemente as baterias descartáveis.

A segunda opção de fonte de alimentação são as pilhas AA, que podem ser usadas como reserva caso a bateria recarregável fique sem carga ou não esteja disponível.

Confira o melhor preço!


5° Melhor walkie talkie para famílias: Motorola Talkabout T210

walkie talkie motorola T210

Prós:

  • Alcance de até 32 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Muito fácil de usar
  • Tela retro iluminada
  • Botão de emparelhamento automático
  • Carregamento a pilha ou bateria

Contras:

  • Não é à prova d’água ou respingos

Compre Online!

O walkie talkie T210 da Motorola opera na faixa de frequência FRS 462-467Mhz na banda UHF. Tem um alcance de até 32 km e 22 canais com 121 códigos de privacidade. Ele também tem uma tela retroiluminada para facilitar a visualização.

Observe que o alcance real pode variar dependendo do terreno, das condições ambientais e de possíveis obstruções. Ele é um walkie talkie mais simples de operar do que os outros modelos da Motorola, mas com algumas funções adicionais

O Motorola T210 é um walkie talkie que opera na faixa de frequência de 462-467 MHz. Ele tem 22 canais, 121 códigos de privacidade e uma função VOX. É um dispositivo robusto e elegante que pode se comunicar a até 32 km em áreas abertas. 

Ele possui alimentação dupla, carregamento por micro-USB, 20 tons de chamada e um conector de acessório de pino único. O Motorola T210 é uma excelente opção para entusiastas de atividades ao ar livre que precisam de uma comunicação clara e conveniente. 

Além disso, possui um botão de emparelhamento simplificado para fácil configuração, bloqueio de teclado, temporizador de espera e indicador de nível de bateria. Ele não requer licença e vem com um clipe para cinto.

Esse é o melhor walkie talkie para famílias manterem contato durante viagens para praia ou campo por conta da facilidade de uso — assistir a um tutorial curto no Youtube é mais do que suficiente para operar o Motorola T210,

Confira o melhor preço!


6° Melhor walkie talkie profissional: Retevis RT21

walkie talkie profissional Retevis RT21

Prós:

  • Alcance de até 36 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Alarme de emergência
  • Muito robusto
  • Carregamento rápido
  • Base de carregamento para aparelho e bateria

Contras:

  • Não é à prova d’água ou respindo
  • Não tem lanterna embutida

Compre Online!

Talvez a marca Retevis não seja conhecida pelo pública geral, mas em qualquer um que trabalhe em comércios ou industrias que utilizem comunicação bidirecional via rádio deve reconhecer esse nome. Eles produzem walkie talkies e rádios profissionais e contam com presença em diversos países

O Retevis RT21 é um walkie talkie de alta capacidade que opera na faixa de frequência de 420-450 MHz. Com 16 canais, uma bateria de íons de lítio de 1100 mAh e uma função VOX, esse dispositivo é durável e leve, o que o torna a escolha perfeita para atividades ao ar livre, como construção, turismo, hotelaria e logística. 

Ele apresenta um impressionante alcance de comunicação de até 36 km em áreas abertas e vem equipado com recursos avançados, como filtro de silenciamento CTCSS/DCS, alarme de emergência, modo de economia de bateria e lanterna.

Escolha o Retevis RT21 se você precisa de uma grande quantidade de walkie talkies para uso comercial com uma experiência de comunicação confiável e eficiente.

Os dispositivos são à prova de poeira e queda, resistentes a choques e têm recepção e transmissão estáveis, mesmo em condições adversas. A bateria de lítio recarregável de 1100 mAh pode suportar de 10 a 12 horas de uso frequente e leva cerca de 3 horas para ser totalmente carregada.

O sistema VOX permite a operação com as mãos livres e o alarme de emergência remoto garante sua segurança. Este kit inclui 4 dispositivos, cada um com um clipe para cinto e um sling, e existem kits com mais aparelhos disponíveis.

Confira o melhor preço!


7° Melhor walkie talkie com bateria de longa duração: Motorola Talkabout T38

walkie talkie motorola Talkabout T38

Prós:

  • Alcance de até 32 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Bateria dura até 24 horas
  • Tela de alta visibilidade
  • À prova de chuva e respingos (padrão IP54)
  • Emparelhamento rápido com outros walkie talkies

Contras:

  • Não pode ser submergido
  • Alto custo

Compre Online!

O walkie talkie T38 da Motorola se destaca pela quantidade de recursos adicionais modernos em relação aos outros modelos mais simples da marca. Com sua classificação IP54 à prova de intempéries, design de bolso e bateria com duração de até 24 horas, você pode ter certeza de que ele resistirá a qualquer ambiente externo. 

Entre seus diferenciais estão uma bateria de longa duração, de até 24 horas — talvez a mais extensa disponível no Brasil. Também se diferencia por ser à prova de intempéries no padrão IP54, sendo capaz de sobreviver ao contato com chuva ou derramamento de líquidos (mas não pode ser submergido)

Ele também possui 8 canais, 121 códigos de privacidade, uma função de varredura e um recurso de emparelhamento fácil, o que o torna um rádio bidirecional confiável e eficiente. Além disso, ele é isento de licença e pode ser carregado por meio de um cabo micro USB ou de uma base de carregamento.

O Motorola T38 é a escolha perfeita para uma comunicação clara ao ar livre em distâncias de até 32 km, mas como sempre isso depende de quantos obstáculos estão no caminho entre os dois aparelhos..

O walkie talkie T38 da Motorola possui uma classificação IP54 à prova de intempéries e um design compacto, o que o torna altamente portátil. Com fácil emparelhamento e sem necessidade de licença, você pode começar a se comunicar imediatamente com outros rádios da série TALKABOUT. 

Sua impressionante lista de recursos inclui varredura automática, carregamento via USB com o carregador incluído, 20 canais e uma bateria com duração de até 24 horas. Esse walkie talkie combina facilidade de uso com resistência a intempéries e uma bateria ultra longa, mas requer um alto investimento.

Confira o melhor preço!


8° Melhor walkie talkie custo-benefício: Haiz HZ-T22

walkie talkie Haiz HZ T22

Prós:

  • Alcance de até 12 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • 155 códigos de privacidade
  • Alimentação por bateria ou pilhas AA
  • Aparelho versátil e com bom custo-benefício
  • Funciona como lanterna

Contras:

  • Não é à prova d’água e ou respingos

Compre Online!

O kit de walkies talkies Haiz HZ-T22 é a solução perfeita para famílias ou pequenas empresas. Com opções para 2, 4 ou 6 aparelhos, você pode escolher o kit que melhor atenda às suas necessidades. É um walkie talkie barato e fácil de usar. 

A função de varredura de 16 canais permite interações dinâmicas e comunicação livre, e também conta com 10 tons de chamada, 50 tons CTCSS e 105 códigos DCS. O Haiz HZ-T22 é oficialmente aprovado pela Anatel, demonstrando seu compromisso com a qualidade e a confiabilidade.

O HZ-T22 oferece recursos avançados, como escaneamento e salvamento de 155 códigos privados, 50 tons CTCSS e 105 códigos DCS, além de 10 tons de chamada. Ele também tem uma potente lanterna embutida, que fornece uma fonte adicional de luz em momentos de pouca luminosidade. 

O rádio HZ-T22 oferece a flexibilidade de usar baterias de lítio recarregáveis ou 3 baterias AA e vem com um carregador Tipo C. Não é comum ver essas duas opções em aparelhos nessa faixa de preço.

Esse kit vem com 4 aparelhos e acessórios, mas existem outros kits com outras quantidade que forem ideais para o seu comércio. Com um peso de apenas 150 g, é um dispositivo prático e portátil adequado para uso em comércios e prédios.

Confira o melhor preço!


9° Melhor walkie talkie simples: Multilaser RE020

walkie talkie multilaser

Prós:

  • Alcance de até 2 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Função scrambler
  • 1 ano de garantia

Contras:

  • Não é à prova d’água e ou respingos
  • Baixo alcance
  • Não tem lanterna embutida

Compre Online!

O alkie talkie RE020 da Multilaser proporciona uma comunicação clara e áudio de alta qualidade a até 2 quilômetros de distância. Definitivamente é o menor alcance entre os aparelhos listados aqui, mas ele é um aparelho robusto e barato para uso em galpões, mercados e escritórios.

Com 16 canais selecionáveis, indicador de bateria e ajuste de nível de intensidade, o Multilaser RE020 possui todas as funções que se espera de um walkie talkie voltado para profissionais treinados. Ele conta com a função scrambler, que permite se comunicar de maneira privada com outros aparelhos que estão com esse função ativa.

A bateria de lítio de 1000 mAH garante uma autonomia de longa duração, permitindo que você se comunique sem interrupções por até 8 horas. Também pode ser operados com mãos livres através do sistema Vox.

O walkie talkie RE020 é vendido em pares e inclui duas bases de carregamento e dois clipes de cinto. Além disso, ele vem com uma garantia de 1 ano e uma rede de atendimento pós-compra muita extensa.

Confira o melhor preço!


10° Melhor walkie talkie barato: Haiz HZ-M77

walkie talkie Haiz HZ M77

Prós:

  • Alcance de até 12 km, dependendo da condição meteorológica e do terreno
  • Recurso VOX, operação com mãos livres
  • Redução de ruído
  • Fones de ouvido inclusos
  • Modo de economia de bateria
  • Funciona como lanterna

Contras:

  • Não é à prova d’água e ou respingo
  • Alcance mediano

Compre Online!

O walkie talkie Haiz HZ-M77 é um produto barato e certificado pela Anatel, capaz de atender plenamente às normas técnicas de telecomunicações. Sua ampla compatibilidade com outros modelos o torna uma opção versátil para qualquer empresa, enquanto seu preço muito baixo o torna uma boa opção para uso casual.

Além disso, a autorização da Haiz para modificação comercial garante que o produto possa ser facilmente adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes empresas. Esse kit conta com 2 aparelhos, 2 bases de carregamento e 2 alças de pulso e clipes de cinto. 

E para tornar seu preço ainda mais atrativo, ele conta vem com 2 fones de ouvido, que raramente são incluídos até mesmo nos modelos mais caros. Isso garante um funcionamento O alcance desse walkie talkie é de até 12 km, o que o torna bem versátil para áreas comerciais, mas não indicado para uso na natureza.

O walkie talkie Haiz oferece comunicação superior com seus 16 canais e potência de RF de 5W. Ele conta com indicação de funcionamento, modo de economia de energia, lanterna embutida e redução de ruído. O HZ-M77 é o melhor walkie talkie barato, sendo fácil de usar e contando com alguns recursos avançados.

Confira o melhor preço!


Preciso de uma licença para operar um walkie talkie?

Não. Não é exigido qualquer tipo licença para operar walkie talkies comuns no Brasil, então a maioria das pessoas não precisam se preocupar com isso.

Mas existem aparelhos que funcionam tanto como walkie talkies quanto como rádio-comunicadores, se você estiver operando um modelo assim, como um HAM ou GMRS, vai precisar de uma licença para operar na Faixa do Cidadão (PX) ou licença de radioamador (PY).

Dos produtos indicados aqui, apenas o Baofeng Uv-5r possui capacidade de rádio, todos os outros podem ser operados sem nenhuma complicação do tipo.

walkie talkie com ondas de rádio

Muitos países requerem licenças para operar modelos mais avançados de walkie talkies, então se você planeja levá-lo em alguma viagem internacional, tenha certeza que a legislação daquele país permite o uso do seu tipo de walkie talkie. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem licença para rádios com mais de 22 frequências.

Devo usar pilhas AA ou uma bateria dedicada?

Quando se trata de walkie-talkies, as pilhas AA são uma boa opção para a maioria dos usuários casuais. Elas também são fáceis de serem compradas e pequenas o suficiente para serem carregadas junto com os outros equipamentos de camping e trilha.

Se você estiver no acampamento ou fazendo uma caminhada e não puder recarregar seu walkie-talkie, é fácil trocar as pilhas AA.

Existem muitas situações em que recarregar uma bateria interna é difícil ou até impossível sem certas ferramentas. Para uso em estações fixas, as baterias internas recarregáveis são uma boa ideia já que você sempre vai ter um carregador por perto.

Como usar um walkie-talkie?

Cada modelo possui características diferentes, então é importante consultar e estudar o manual de instruções com cuidados. Dito isso, existem alguns procedimentos que são aplicáveis a quase todos os walkie talkies:

  1. Certifique-se de que todos os walkie-talkies estejam totalmente carregados antes de utilizá-los. Se você estiver em uma viagem de vários dias, certifique-se de levar um power bank, painel solar ou baterias extras (se for um rádio não recarregável). Esteja ciente de que temperaturas frias drenarão a bateria mais rapidamente, mantenha seu walkie talkie em um lugar aquecido (dentro da sua jaqueta, por exemplo) quando não estiver em uso.
  2. Para se comunicar com os outros rádios do seu grupo, conecte-se ao canal escolhido previamente. Isso pode ser feito girando o indicador, geralmente na parte superior ou na lateral do rádio, que diz “canal” ou “frequência”. Em alguns modelos você pode escolher sua frequência utilizando o visor LCD. Repita isso com todos os rádios que você planeja usar, configurando todos no mesmo canal ou frequência. O código de privacidade de seus rádios também precisa ser sincronizado, caso seja necessário.
  3. Antes de começar a usar seus rádios, é importante testá-los antes. Comece aumentando o volume em todos os rádios e pressione o botão “push-to-talk” (PTT, “aperte para falar”). Enquanto você mantém o botão pressionado, espere 1 a 2 segundos e então fale no rádio. Confirme que o som foi transmitido para todos os outros rádio do canal.
  4. Guarde seu rádio em um local de fácil acesso. Prenda-o a você, se necessário, e evite colocá-lo em algum lugar onde você acidentalmente aperte o botão push-to-talk. A maioria dos rádios tem clipes, mas utilize uma correia ou bandoleira própria se for praticar um esporte de alta intensidade, como esqui, ou alguma atividade de risco.
  5. Quaisquer obstáculos afetarão significativamente a qualidade de comunicação. Se estiver em veículos durante a tentativa de comunicação, o alcance é provavelmente inferior a 1,5 quilômetro. Árvores e morros são outras obstruções comuns. O alcance também mudará drasticamente de um dia de céu azul para um dia de forte tempestade.
  6. Se você estiver tendo problemas para ouvir outras pessoas falando, certifique-se de que o volume esteja no máximo. Se você pode ouvir os outros, mas eles não podem ouvi-lo, verifique se o seu rádio está em varredura e, se estiver, desative a varredura (scan) primeiro acionando o botão dedicado a essa função.

Resumo

Walkie talkies são aparelhos essenciais em uma variedade de cenários, seja para se aventurar no meio da mata, se comunicar instantaneamente em um canteiro de obras barulhento ou transmitir informações em tempo real em um set de filmagem caótico.

Aqui está um resumo dos melhores walkie talkies selecionados cuidadosamente pelo Guia de Compra:

ModeloIndicação
Intelbras RC 4102Walkie talkie profissional e ultrarresistente, indicado para quem precisa de um alcance longo, áudio claro e proteção à prova d’água.
Baofeng UV-5RAparelho multifunção que pode ser usado como walkie talkie e também como radiocomunicador comum, oferecendo alto custo-benefício.
Baofeng BF-777SMelhor walkie talkie barato disponível no país, com bom alcance, ótima duração da bateria e uma operação simples.
Motorola Talkabout T402Um walkie talkie à prova de respingos com ótimos recursos de segurança e performance sólida, adequado para qualquer situação.
Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhores walkie talkies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *