Pular para o conteúdo

Melhor Paquímetro Digital | Comparativo

Os paquímetros digitais são uma ferramenta útil para fazer medições e é muito mais difícil cometer erros quando eles estão sendo calculados digitalmente para você. Além de serem precisos e rápidos, eles são fáceis de usar requerem pouca manutenção.

Em vez de ter que medir algo por conta própria e tentar calcular as conversões de unidades em sua cabeça, o modelo certo desses paquímetros digitais será capaz de dizer exatamente o que você precisa saber rapidamente.

paquímetro digital profissionalpaquímetro digital barato
Paquímetro Digital Mitutoyo 500-197-30Paquímetro Digital Digimess 100.174bl
Cerca de R$ 935Cerca de R$ 320
Compre onlineCompre online
melhor paquimetro digital

Existem tantas marcas de paquímetros digitais no mercado que escolher o modelo certo para você pode ser um desafio.

Analisamos muitas marcas e modelos diferentes dos melhores paquímetros digitais para economizar seu tempo (e o seu dinheiro), além de explicarmos tudo o que você precisa saber antes de comprar um, como utilizá-los corretamente e como realizar a manutenção dessas incríveis ferramentas.

Melhores Paquímetros Digitais

Paquímetro Digital Mitutoyo 500-197-30

paquimetro digital profissional Mitutoyo

Compre Online!

Esse paquímetro digital profissional usa um sensor incorporado chamado de Advanced Onsite Sensor para diminuir os danos causados ​​por sujeira, líquidos e outros detritos que podem prejudicar suas leituras.

A tela LCD é de fácil visualização e exibe as medidas exatas que o paquímetro está aferindo, em incrementos de apenas 0,01 mm.

Com uma faixa de medição de 0 e 150 milímetros, você poderá medir com precisão a maioria dos objetos de pequeno a médio porte que possam precisar de reparos, e o corpo de aço inoxidável garante que o paquímetro não sofrerá muito dano se você deixá-lo cair acidentalmente ou bater contra uma superfície dura.

A tecla Zero / ABS integrada também significa que você pode configurar o cursor para medir objetos de tamanho semelhante com base em comparações.

Esse paquímetro digital oferece alguns recursos mais avançados que podem ser úteis para profissionais, mas eles não atrapalham o uso mais básico da ferramenta, o que significa que ela tende muito bem tanto usuários experientes e profissionais quanto novos usuários que ainda precisam aprender a usar os modos adicionais.

Prós do Paquímetro Digital Mitutoyo 500-197-30:

  • Medição em incrementos de 0,01mm
  • Sensor interno resistente
  • Fabricado em aço inoxidável
  • Possui uma configuração Zero / ABS para medir e comparar objetos em um intervalo personalizado.
  • Pode mensurar em medições métricas e imperiais.

Confira o melhor preço!


Paquímetro Digital Digimess 100.174bl

paquimetro digital barato DIGIMESS

Compre Online!

Construído em aço inoxidável temperado altamente resistente, esse paquímetro digital da Digimess é uma ótima opção para quem precisa de uma ferramenta de medição precisa e fácil de usar, mesmo com um orçamento apertado.

Ele é um paquímetro digital barato e exato, com alguns recursos únicos que o tornam muito completo para realizar qualquer tipo de projeto. Sua tela de LCD e os dígitos impressos são grandes e fáceis de ler, o fabricante afirma que são 57% maiores do que outros modelos.

Sua medições são feitas em incrementos de 0,01mm. Além da grande precisão, ele conta com a função Zero / ABS e conversão automática entre milímetros e polegadas.

Sue corpo em aço inoxidável garante que o paquímetro possa ser usado até em ambientes mais perigosos, enquanto o grande visor LCD, o parafuso de fixação da medida e a exatidão do sensor garantem uma operação prática e rápida.

Ele é a melhor opção para quem precisa de um paquímetro digital preciso e não custe muito caro. Seus recursos extras e sua qualidade de construção o tornam a melhor opção custo-benefício.

Prós do Paquímetro Digital Digimess 100.174bl:

  • Medição em incrementos de 0,01mm
  • Fabricado em aço inoxidável
  • Parafuso de fixação da medida
  • Possui uma configuração Zero / ABS para medir e comparar objetos em um intervalo personalizado.
  • Conversão entre milímetro e polegada

Confira o melhor preço!


Confira nossas análises: melhores inclinômetros digitais e como escolher o nível a laser ideal.

Calibração

Embora normalmente não seja possível dizer o quão bem calibrado será um conjunto de paquímetros digitais, você ainda pode consultar o site do distribuidor para ver se eles falam sobre o processo de calibração.

Idealmente, você desejará um par que já esteja calibrado de fábrica, especialmente se você é totalmente novo no uso de paquímetros digitais e / ou precisa que ele esteja pronto para uso direto da caixa.

A maioria já vem calibrada de fábrica, mas alguns modelos muito baratos que são importados da China precisam ser calibrados pelo usuário.

paquimetro digital

A má calibração também prejudica suas medições e pode até levar a erros graves mais adiante, se você não perceber que eles estão errados.

Isso é especialmente importante para trabalhos em que há componentes pequenos, mas vitais, pois você pode não ser capaz de julgar se suas medidas estão corretas apenas através da visão.

Você não pode corrigi-los até saber que eles estão fora das medidas necessárias; portanto, é melhor evitar uma calibração errônea. Se você não tiver os equipamentos usados para calibração profissional, tenha certeza que o paquímetro que você vai comprar seja calibrado pelo fabricante.

Embora seja uma situação muito mais rara, saber que uma empresa alega ter calibrado seus paquímetros digitais também pode fornecer algumas bases legais se algo der errado. Se um paquímetro mal configurado levar a que algo importante seja destruído, especialmente no local de trabalho, você não será responsável pelo erro.

Precisão da medição

Além da calibração, há também a precisão das medidas que ela faz. Nem todos os paquímetros digitais exibirão os resultados no mesmo ponto decimal, e pode haver uma grande diferença entre 0,1 mm e 0,01 mm quando você estiver lidando com objetos pequenos.

Embora isso possa não ser muito importante para um projeto caseiro de DIY, pode fazer uma enorme diferença em uma tarefa profissional na industrial e na construção, especialmente quando uma situação exige medições que são específicas demais para você medir manualmente.

paquimetro eletrônico

Alguns paquímetros digitais também não fornecem determinados tipos de medição. Embora seja raro encontrar um que não seja métrico ou imperial, eles nem sempre se convertem bem entre as duas medições e pode estar faltando sistemas de medição alternativos (como frações) que podem ser vitais para certos planos ou manuais de instruções.

Mesmo se você puder converter entre tipos de unidade manualmente com precisão, isso leva mais tempo do que se o paquímetro mostrasse a medição necessária sozinho.

Isso também pode ser aplicado à configuração Zero / ABS, se esse paquímetro os possuir. Embora tornem muito mais fácil comparar medições diferentes, ainda usam as mesmas calibrações do estilo de medição regular e garantir que estejam corretas pode ser tão importante quanto as medições padrão.

Tipos de medição

Embora seja importante medir a distância entre dois pontos, não há apenas uma maneira de fazer isso. Idealmente, você precisará de pinças que possam medir a parte interna e externa de uma seção escolhida.

Alguns também terão um recurso de medição por etapas, e há projetos específicos que usam uma haste de medição de profundidade para avaliar a profundidade de um furo ou amassado em uma superfície.

Nem tudo isso é necessário, especialmente se você planeja usar seus paquímetros digitais para uma finalidade muito específica, mas eles podem fazer uma grande diferença se você planeja realizar uma grande variedade de projetos DIY ou se precisa deles para um trabalho profissional.

Ser capaz de medir de várias maneiras abre mais oportunidades para verificar se há erros, melhorando a qualidade do que você está construindo, sem forçar a compra de ferramentas diferentes para cada tipo de medição.

Uma configuração Zero / ABS também pode fazer a diferença, pois permite comparar duas medições sem a necessidade de registrá-las separadamente. Embora não seja particularmente difícil fazer isso, ele ainda economiza bastante tempo e pode ajudar a evitar erros de medição, mostrando a comparação diretamente.

Durabilidade

Como em todas as ferramentas, água, ferrugem e outros tipos de danos podem fazer com que os paquímetros se tornem não confiáveis ​​e mais difíceis de usar, especialmente se componentes importantes forem danificados, como os sensores.

A água pode ser um grande problema para ferramentas de metal, assim como outros líquidos, como óleo ou produtos químicos de limpeza, e não há desvantagens em escolher paquímetros que resistam a tipos comuns de danos.

paquimetro em uso

Isso é especialmente importante se você os estiver usando para tarefas pesadas, como consertar carros, tubulações, canos, grandes maquinários ou qualquer outra tarefa que ofereça riscos a sua integridade e a integridade das suas ferramentas caso você não tome as precauções necessárias e esteja totalmente atento.

A verdade é que mesmo paquímetros resistentes e à prova de certos danos são mais frágeis do que a maioria das ferramentas, eles possuem partes muito sensíveis e devem ser usados com cuidado.

Há também a questão de ter que substituí-lo – um paquímetro digital mais barato, sem recursos extras de proteção, pode quebrar com mais frequência, e o custo de comprar um novo constantemente aumentará rapidamente, enquanto um modelo um pouco mais caro mas com mais qualidade pode durar muito mais tempo, custando menos à longo prazo.

Fatores a considerar

Tipo

Existem dois tipos de paquímetros:

Mecânico – Mostra a medição em um disco mecânico (dial).

Digital – Possui um display digital que mostra as medições.

Um paquímetro mecânico é mais barato do que um digital, mas eles são menos precisos e possuem tendência a perderem a calibração após certo tempo. Por isso os paquímetros digitais se tornaram o tipo mais comum atualmente.

Construção

Os paquímetros digitais podem ser feitos de vários tipos diferentes de materiais:

  • Aço inoxidável
  • Plástico
  • Fibra de carbono
  • Material composto

Recomendamos os de aço inoxidável porque são muito mais duráveis ​​que os outros materiais. Eles também são resistentes à água e ao óleo. Eles custam um pouco mais, mas também duram mais e economizam dinheiro a longo prazo.

Vida da bateria

As baterias são um custo adicional, pois é necessário substituí-las. A duração da bateria é sempre importante e você não deseja que o paquímetro falhe um dia porque o deixou ligado durante a noite. Os melhores paquímetros digitais virão com sistemas de desligamento automático, o que economizará a vida da bateria.

A duração típica da bateria é de um a dois anos de uso eventual, e a maioria dos paquímetros também vem com uma bateria sobressalente, que será útil quando o original acabar. Você deve garantir que o tipo de bateria utilizada pode ser comprada de terceiros.

Facilidade de uso

Se as ferramentas dificultam o seu trabalho, elas não são ferramentas úteis. Os paquímetros digitais são muito fáceis de usar, mas existem pequenas diferenças entre marcas e designs. Se a operação for muito desafiadora para você (ou outra pessoa) usar, será um desperdício de dinheiro.

Embora a gente reconheça que é difícil testar o quanto algo é simples antes mesmo de comprá-lo, você pode verificar as opiniões dos clientes que os compraram e usaram, o que pode lhe dar um bom sinal de se vale a pena comprar ou se será tão complicado que vai acabar te desincentivando a usá-lo.

Comprimento

Geralmente, pinças com comprimento entre quatro a doze polegadas devem se adequar a maioria das necessidades.

Existem paquímetros comprimentos mais longos, se você precisar deles. O comprimento do paquímetro determinará a extensão das medições. Novamente, isso dependerá de quem e para o que você está comprando a ferramenta.

Aqueles que estão planejando usá-lo para projetos menores não precisarão de um paquímetro grande, mas projetos maiores, especialmente de construção e de marcenaria, podem exigir a medição de objetos maiores.

Você também deve pensar em como será fácil transportá-lo, pois há pouco sentido em comprar um paquímetro grande se você nunca puder usá-lo ou se ele for muito grande para ser usado com eficiência.

Grau de proteção

Os paquímetros digitais que possuem uma classificação de proteção IP custam um pouco mais, mas protegem sua ferramenta contra poeira e água. Existem outros padrões, mas o IP é o mais comum deles, e os graus de proteção mais comuns para paquímetros são o IP54 e IP65.

Cada grau possui um nível de proteção específico, o IP54, por exemplo, protege contra contato eventual com resíduos e pó e contra respingos de água. Você economizará dinheiro ao longo prazo se cuidar bem da sua ferramenta, pois ela pode durar muitos anos.

Outros recursos a se considerar

  • Visor LCD de fácil leitura
  • Roda do polegar sensível
  • Movimento suave da mandíbula
  • Garantia

Dicas de manutenção de paquímetros digitais

A maioria dos paquímetros digitais são capazes de cuidar de si mesmos devido à sua construção em aço inoxidável e resistência a IP54.

Infelizmente, eles não podem fazer nada sobre fortes impactos e outros danos físicos, então você deve tomar cuidado ao utilizá-los e realizar a manutenção e os cuidados adequados para garantir que eles durem o maior tempo possível.

Você com certeza não quer investir em uma ferramenta e precisar substituí-la após um ano de uso. Para manter seu paquímetro em boas condições de trabalho, cuide delas adequadamente:

  • Mantenha-os dentro do estojo quando não estiverem em uso ou em trânsito
  • Limpe e poeira, sujeira, sujeira ou líquido que entra no paquímetro
  • Mantenha-o afastado de elementos nocivos
  • Use-o apenas para medições
  • Remova a bateria se não for usar por um longo período de tempo, pois ela pode vazar
  • Não coloque nada pesado sobre o paquímetro
  • Não brinque com o visor digital
  • Verifique quantos anos de garantia a ferramenta possui
  • Mantenha o eixo levemente lubrificado, usando o lubrificante indicado pelo fabricante

Como usar o paquímetro digital?

O processo é bastante simples. Você pega o paquímetro e coloca a extremidade fixa com a metade das mandíbulas contra o que quiser medir, o que, nesse exemplo, será o diâmetro externo de um tubo.

Com uma mandíbula fixa encostada no exterior do tubo, você desliza a mandíbula oposta até atingir o outro lado do tubo. O paquímetro fará automaticamente uma leitura e fornecerá a medida no sistema de medição selecionado, geralmente o sistema métrico.

Como funciona um paquímetro digital?

Usando sensores, os paquímetros digitais são ativados quando as garras são movidas em direção ou afastadas uma da outra. Essa carga é alimentada por uma placa de circuito que provavelmente ficará dentro da caixa de exibição (é por isso que você precisa mantê-la em segurança!).

À medida que a escala se move, ela se alinha até que você pare em uma distância. Quando isso acontece, ele envia sinais para o visor LCD, que fornece a medição correta.

Os paquímetros digitais são precisos?

Muito precisos! Nós mencionamos isso várias vezes acima, mas essa é provavelmente a principal dúvida dos consumidores, então vamos reiterar isso aqui. Um paquímetro digital corretamente calibrado é uma das maneiras mais precisas de medir um objeto.

Os melhores paquímetros digitais fornecerão uma medição tão minuciosa e precisa quanto 0,0005 polegadas, os incrementos variam de modelo para modelo.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor paquimetro digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *