Pular para o conteúdo

Como Escolher a Melhor Iogurteira

Iogurte é um alimento saudável, perfeito para dietas e tem um gosto delicioso. Com o equipamento certo, também é extremamente fácil de fazer em casa, utilizando ingredientes e sabores selecionados por você.

Se o iogurte já faz parte da sua alimentação diária, existem várias vantagens de prepara-los na sua própria cozinha com uma iogurteira ao invés de comprar as versões industrializadas.

Nesse artigo você vai aprender sobre os benefícios do iogurte caseiro, as melhores iogurteiras do mercado, as características mais importantes dessas máquinas e como escolher a ideal para sua casa.

iogurteira Ghidini Italyiogurteira izumi
Iogurteira Vera Ghidini ItalyIogurteira Izumi
Cerca de R$ 330Cerca de R$ 160
Compre onlineCompre online
como escolher a iogurteira certa

Uma boa máquina de iogurte pode ser um dos eletrodomésticos mais práticos que você pode comprar.

Criar o seu próprio lanche saudável é divertido e mais recompensador do que simplesmente pegar um iogurte industrializado qualquer no supermercado, e você terá controle total sobre os sabores e ingredientes que deseja usar, tornando o mais saudável e gostoso também.

O iogurte caseiro feito com ingredientes frescos também é muito mais saudável para você. Um iogurte preparado em casa é geralmente mais cremoso, tem mais proteína, menos açúcar e sem ingredientes geneticamente modificados, sabores artificiais, corantes ou adoçantes.

Isso faz com que o iogurte preparado em uma iogurteira seja uma escolha melhor para controle de peso, para uma melhor digestão, pele, cabelo, unhas e saúde no geral.

Aqui você vai descobrir quais são as melhores iogurteiras do mercado, e como escolher a ideal para sua cozinha e seu estilo de vida.

Melhores iogurteiras

Iogurteira Vera Ghidini Italy

iogurteira elétrica ghidini verde

Prós:

  • Design vintage e elegante
  • Não requer energia elétrica para funcionar
  • Livre de BPA e fácil de lavar

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Essa iogurteira da marca Ghidini Italy prepara um litro de iogurte ou outros tipos de bebidas lácteas fermentadas e tem um design retrô diferenciado. Ela já vem com um pote próprio para guardar o iogurte pronto. Sua operação é por meio do uso de água fervente, ela não requer energia elétrica.

Todos os componentes são livres de BPA e foram projetados para serem fáceis de limpar. Esse modelo tem uma operação descomplicada e combina com qualquer decoração. É o modelo ideal para quem quer fazer um iogurte cremoso com seu sabor preferido e sem o uso de uma fonte elétrica.

Confira o melhor preço!


Iogurteira Izumi

iogurteira elétrica izumi

Prós:

  • Muito rápida: prepara 1L de iogurte em até seis horas
  • Bivolt automático
  • Ajuste automático de temperatura e baixo consumo de energia

Contras:

  • Capacidade máxima menor do que algumas concorrentes

Compre Online!

A principal vantagem da iogurteira Izumi é a velocidade que ela leva para preparar um litro de iogurte: apenas seis horas. A maioria das iogurteiras vendidas no país leva pelo menos oito horas para preparar a mesma quantidade de iogurte, algumas levam até dez horas.

Essa iogurteira ainda é muito simples de usar, é vendida com dois sachês de fermento lácteo, o que é suficiente para preparar duas levas de iogurte, e é totalmente livre de BPA. O aparelho também é pequeno e cabe facilmente em qualquer bancada de cozinha.

Confira o melhor preço!


Benefícios da iogurteira

Iogurtes industrializados que podem ser comprados nos mercados possuem conservantes, corantes, ingredientes GMO e geralmente mais açúcar do que é necessário, tornando-os opções menos saudáveis do que o iogurte fresco.

Uma iogurteira permite que você selecione todos os ingredientes, então o resultado final é mais saudável e com sabores personalizados para o seu gosto.

Existem várias receitas diferentes, mas tudo o que você precisa é de leite e o agente de fermentação, que pode ser um fermento lácteo próprio ou o iogurte natural. Depois da primeira leva, você pode guardar um copo desse iogurte para usar na próxima leva.

Além de preparar qualquer tipo de iogurte, uma iogurteira também pode preparar outras bebidas fermentadas, como o kefir de leite e o leite fermentado (com gosto similar ao Yakult), além de coalhada seca e alguns tipos de queijo. É uma máquina muito mais versátil do que se imagina!

iogurteira elétrica

O iogurte industrial também não é exatamente barato. Especialmente as versões mais saudáveis, como o iogurte livre de gordura, sem glúten, com baixo teor de gordura, natural, orgânico ou grego, podem representar um custo enorme a cada mês apenas para manter sua geladeira totalmente abastecida.

Se você fizer seu próprio iogurte, poderá cortar seus gastos pela metade, compensando o investimento inicial. Você também tem a garantia de ter o iogurte mais fresco e delicioso, do jeito que você gosta, sem aditivos ou conservantes.

O que procurar em uma iogurteira

Três ótimos recursos das iogurteiras são as funções de auto-resfriamento, temporizador e desligamento automático.

As máquinas que apresentam auto-resfriamento garantem que o iogurte possa permanecer por algum tempo dentro da máquina sem estragar até que você possa colocá-lo na geladeira. Os temporizadores permitem que você defina um horário para o início do preparo.

O desligamento automático é o mais importante, para que você não precise acompanhar todo o processo ou tenha que marcar o tempo manualmente para desligar a máquina no tempo certo.

Outros fatores de conveniência a serem observados são se o recipiente para fabricação de iogurte da máquina pode ser colocado diretamente na geladeira, e se a iogurteira é fácil de limpar.

Tipos de iogurteiras

A maior diferença entre as máquinas de iogurte é o seu tamanho. A maioria é projetada para criar um único lote de iogurte de uma só vez, com capacidades médias de 1 até 2 litros. Essa é uma consideração importante ao comparar modelos, porque o iogurte fresco não tem conservantes e não terá a vida útil do iogurte comprado na loja.

O iogurte fresco dura cerca de uma semana e meia na geladeira, desde que armazenado em um pote hermético e que não seja guardado na porta, onde a temperatura vai variar muito.

como fazer iogurte em casa

Se você não vai comer muito iogurte (ou não tem uma família grande), é melhor comprar um modelo menor de 1 litro, para não deixar o iogurte estragar. Por outro lado, se o consumo de iogurte realmente for grande na sua casa, uma máquina de 2 litros ou mais é o ideal.

Confira também: melhores liquidificadores portáteis e como escolher um espremedor de laranja.

Características importante em uma iogurteira

Tipo

Se você está em busca da melhor iogurteira, é preciso saber que existem iogurteiras elétricas e não-elétricas disponíveis no mercado.

As iogurteiras não elétricas fazem uso de água quente para aquecer o leite para fermentação. Você simplesmente coloca o leite em um recipiente, que é colocado dentro de um recipiente isolado maior de água quente.

Uma iogurteira elétrica têm temporizadores embutidos que permitem que você saiba quando seu iogurte está pronto. A maioria dos fabricantes de iogurtes elétricos também tem tampas transparentes que permitem ver o processo de fermentação em tempo real.

Capacidade

Se você consumir iogurte em grandes quantidades, você deve encontrar um que pode fazer grandes quantidades de iogurte de uma só vez. Você pode obter o que faz iogurte em uma grande banheira, ou você pode fazê-los em pequenos recipientes separados de tamanho de serviço.

Potes

Se possível, opte por recipientes de vidro ou aço inoxidável ao invés de plásticos para garantir que eles não tenham BPA. Apesar de alguns tipos de plásticos serem seguros, eles são mais raros. O vidro e o inox nunca contém produtos químicos tóxicos como o BPA ou os ftalatos.

Se você não consegue encontrar um que vem com os potes de vidro, você também pode substituí-los por potes de vidro que podem caber dentro da sua iogurteira, basta saber das medidas internas.

iogurte

Controle de temperatura

Ao fazer iogurte, a temperatura desempenha um papel fundamental para garantir que as culturas bacterianas vivas sobrevivam, ao mesmo tempo que o iogurte se torne espesso e saboroso.

A iogurteira que você está pensando em comprar deve ter controles precisos de temperatura, bem como um timer preciso, para que você possa fazer vários tipos de iogurte nele.

Temporizador / desligamento automático

Ao fazer iogurte, o tempo necessário para completar a fermentação varia de 5 a 8 horas. Um fabricante de iogurte deve ter um temporizador e desligamento automático, se possível, para que o seu iogurte não saia cozido de lá.

Sem um timer com desligamento automático, você vai precisar desliga-lo manualmente na hora certa, o que tira a praticidade desses aparelhos.

Design

Sempre escolha algo que seja fácil e simples de usar. Um fabricante de iogurte pode ser elegante e estiloso, mas se precisar de muito espaço na sua cozinha ou for muito complicado de operar, você ficará melhor sem ele.

A simplicidade no design também deve ajudar na hora da limpeza. Muitas fabricantes estão produzindo iogurteiras em várias cores diferentes, o que ajuda a escolher um design prático e que ainda combine com sua cozinha.

Como escolher a iogurteira ideal

Leia os nossos comentários sobre as melhores iogurteiras acima para ter uma boa ideia de qual é a certa para você. Lembre-se de que as melhores iogurteiras devem estar alinhadas com seus objetivos primeiro, quanto iogurte você consume e quanto você pode gastar.

Antes de compra a melhor iogurteira para sua cozinha, verifique se ela é fácil de operar.

Você deve saber para que servem todos os botões e como você pode utilizar melhor a máquina. Deve ser fácil de configurar e desmontar quando for hora de limpá-la. Por último, deve ter um bom custo-benefício e uma boa garantia.

Fazer iogurte caseiro leva tempo

Fazer iogurte da maneira tradicional leva muito tempo, e apesar da iogurteira tornar o processo mais rápido, ele não vai ficar pronto na hora.

Você não vai conseguir iogurte fresco e cremoso de uma máquina em uma hora; fazer um lote grande pode levar metade de um dia ou mais, porque a unidade é projetada para manter os ingredientes (principalmente leite e a mistura “inicial” contendo as bactérias mais importantes) a uma temperatura constante à medida que fermentam.

O processamento inicial pode levar de 7 a 10 horas, dependendo do tipo de leite que você usa (leite desnatado leva mais tempo para fermentar) e do tipo de iogurte que você deseja.

O período de tempo também dependerá da temperatura na qual você fermenta o iogurte. O produto acabado terá que ser refrigerado por pelo menos algumas horas, embora a maioria das pessoas opte por colocar o recipiente na geladeira durante a noite.

Em outras palavras, não espere satisfazer um súbito desejo por iogurte com essas máquinas, esse processo ainda é demorado e exige um pouco de planejamento. A iogurteira torna o processo mais prático, mas o iogurte em si sempre exige tempo para ficar pronto.

Como limpar uma iogurteira?

Quando você terminar de fazer seu iogurte, há uma última coisa que você precisará fazer: limpar sua máquina de iogurte. Lidar com iogurteira difícil de limpar é uma das experiências mais frustrantes possíveis na cozinha.

Para facilitar sua vida, invista em uma máquina de iogurte que possua componentes que podem ser retirados da máquinas e lavados a mão. A maioria das melhores iogurteiras permite que você retire os potes e os lave com água e detergente como faria com qualquer outros utensílio ou panela.

A máquina em si obviamente nunca deve ser encharcada já que possui componentes eletrônicos sensíveis a umidade. Caso o iogurte tenha derramado no lado exterior da iogurteira, o ideal é retirar iogurte com um papel toalha e depois usar um pano levemente embebido com água e detergente neutro para limpá-la.

Iogurte regular ou iogurte grego?

Ao decidir sobre qual iogurteira comprar, você terá que considerar se deseja um que seja capaz de fazer iogurte grego ou apenas iogurte comum. Você verá que o iogurte grego tende a ter um sabor um pouco mais azedo e mais denso do que o iogurte comum, e ele é reconhecido por ser muito mais nutritivo também.

No final, sua escolha de iogurte depende inteiramente da preferência pessoal. Eu recomendaria experimentar várias marcas dos dois tipos de iogurte e depois decidir qual delas você gosta mais. Se você está pensando em comprar um fabricante de iogurte, no entanto, é provável que você já saiba que tipo de iogurte você mais gosta.

Como funciona uma iogurteira?

Uma iogurteira funciona mantendo a mistura de leite e o fermento para iogurte aquecida a uma temperatura constante por um longo período de tempo, esses ingredientes são fermentados e viram iogurte. A principal diferença entre as iogurteiras é a configuração dos recipientes.

Muitos fabricantes de iogurte geralmente incluem de seis a oito xícaras individuais, que têm o mesmo tamanho dos potes de iogurtes comprados em qualquer mercado, enquanto outros têm um único pote grande, que pode ser retirado e utilizado como uma travessa.

Aparelhos premium são equipados com recursos que ajustam a temperatura dependendo da fermentação ideal e um timer que para automaticamente a máquina quando estiver pronta, mas eles são mais caros e difíceis de serem encontrados no Brasil.

Como usar uma iogurteira?

Primeiro, você cria sua mistura de leite e fermento de iogurte (que é a bactéria que fermenta o leite em iogurte). Pré-aqueça o seu fabricante de iogurte antes de usá-lo de acordo com o manual de instruções.

Em seguida, despeje a mistura em sua máquina de iogurte, que manterá essa mistura aquecida a uma temperatura constante, fermentando por cerca de oito a doze horas, dependendo da velocidade de cada máquina.

Caso a iogurteira não tenha um timer próprio, não se esqueça de marcar o tempo necessário usando um timer de cozinha separado ou no seu celular. Quando o iogurte estiver pronto, você pode adicionar uma cobertura ou deixar para fazer isso individualmente em cada porção, se desejar. Leve à geladeira antes de servir.

Uma iogurteira esquenta muito?

Atualmente, a maioria das iogurteiras permite selecionar a temperatura desejada, enquanto outros têm uma temperatura predefinida automática, ideal para a maioria das receitas. A unidade ideal atinge uma temperatura entre 44 graus Celsius e 46 graus Celsius e mantém essa temperatura por mais de oito horas seguidas de forma consistente.

Conclusão

Esperamos que este guia tenha te ajudado a encontrar a melhor iogurteira para sua cozinha. Existem muitos outros produtos excelentes no mercado, mas acreditamos firmemente que os produtos listados aqui são a seleção dos melhores do mercado.

Caso você queira pesquisar outros aparelhos, nosso guia completo sobre todas as características importantes em uma iogurteira e as respostas as dúvidas mais comuns deve te auxiliar a fazer uma escolha bem informada.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
como escolher a iogurteira certa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *