Pular para o conteúdo

Melhor Aspirador de Pó para Carros

Manter a limpeza do interior de um carro é uma responsabilidade inerente a todos os proprietários. A aspiração regular do piso, assentos e outras superfícies é importante na remoção de sujeira, detritos, poeira e outras partículas que podem danificar esses componentes do carro a longo prazo.

Também é crucial para manter um ambiente mais saudável para motorista e seus passageiros, especialmente para pessoas com alergias e problemas pulmonares crônicos.

Produto

Detalhes

Preço

aspirador portatil black decker para carros

Aspirador de Pó para Carros Dustbuster Lithium Black & Decker

Melhor Aspirador Veicular Sem Fio

aspirador portatil tramontina 12v

Aspirador de Pó para Carros Tramontina

Melhor Aspirador Veicular Barato

aspirador para liquidos

Aspirador e Extrator para Carros Gt3000 Electrolux

Melhor Aspirador Veicular Profissional

melhor aspirador para carros
Mateus Schneider

Mateus Schneider | Consultor

Mateus Schneider é formado pela UTF-PR em Engenharia de Materiais e atua como consultor do Guia de Compra. Ele utiliza sua experiência profissional na indústria para analisar hardwares, ferramentas e acessórios automotivos.

Embora você possa tecnicamente usar um aspirador de pó convencional para uso doméstico em um carro, ele não é realmente projetado para limpar cada centímetro de um veículo de maneira eficiente. Apenas os melhores aspiradores de pó para carro farão um bom trabalho nesses casos.

Escolher o aspirador certo para o seu veículo realmente tem muito a ver com a frequência com que você limpa o carro, com a sujeira que ele acumular  a cada viagem e com a obsessão de cada proprietário em mantê-lo em bom estado de conservação.

Você precisará considerar a energia de vácuo do aspirador, a capacidade do tanque, o peso e os vários acessórios que o acompanham.

Para te ajudar a escolher o aspirador de pó para carros perfeito para você e seu veículo, preparamos este guia de compra.

Melhores Aspiradores de Pó Automotivo

  1. Aspirador de Pó Automotivo Dustbuster Lithium Black+Decker
  2. Aspirador de Pó Automotivo Tramontina
  3. Aspirador de Pó e Líquido Automotivo Profissional GT3000 Electrolux

1° Aspirador de Pó Automotivo Dustbuster Lithium – Black & Decker

aspirador portatil black decker para carros

Prós:

  • Funcionamento sem fio, com cerca de 12 minutos de carga
  • Capaz de aspirar líquidos e detritos secos
  • Suporte de parede com carregador

Contras:

  • Não pode ser utilizado enquanto carrega

Compre Online!

Esse aspirador de pó veicular portátil da Black Decker é a escolha ideal para a maioria dos usuários por combinar potência e versatilidade em um corpo compacto.

Ele funciona sem fio, utilizando uma bateria interna e um carregador de parede, o que permite muito mais liberdade na hora de se movimentar para limpar os cantos e frestas.

Possui um funcionamento silencioso e é vendido com três bicos, para líquidos, cantos e escova, permitindo que você tenha uma solução completa de limpeza em só lugar e ocupando menos espaço possível.

Seu motor poderoso é capaz de lidar facilmente com o pó do dia-a-dia ou com detritos acumulados durante as semanas. O filtro e saco coletor são laváveis.

Confira o melhor preço!


Você também pode se interessar por: Melhores aspiradores de pó sem fio recarregáveis e Melhores aspiradores de pó portáteis.

2° Aspirador de Pó Automotivo – Tramontina

aspirador portatil tramontina 12v

Prós:

  • Plug de 12V para carros (acendedor)
  • Muito fácil de montar e de descartar a sujeira acumulada
  • Operação muito silenciosa

Contras:

  • Foi projetado apenas para carros, não pode ser usado para aspirar a casa

Compre Online!

Uma opção barata e simples para limpeza diária, esse aspirador de pó automotivo da Tramontina conta com uma boa sucção e é fabricado em plástico ABS. Isso garante uma maior resistência para que você possa guardar o aspirador no porta-malas sem se preocupar em empilhar coisas em cima dele.

Ele conta com um bico para frestas e escova, podendo aspirar qualquer canto do seu carro. Sua alimentação é feita pelo acendedor do automóvel, na tensão de 12 volts.

O aspirador automotivo Tramontina é leve e compacto, você pode deixá-lo no porta-malas se preferir. Apesar da corda deixar a limpeza um pouco mais complexa, seu custo-benefício o torna a ótima opção para quem não quer gastar muito.

Confira o melhor preço!


Quer ter ainda menos trabalho durante a limpeza? Confira quais são os Melhores aspiradores robôs com mop e Melhores aspiradores robôs com pelos de pets.

3° Aspirador de Pó e Líquido Automotivo Profissional Gt3000 – Electrolux

aspirador para liquidos

Prós:

  • Capaz de aspirar grandes quantidades de líquidos
  • Sucção muito forte, o que ajuda a terminar a limpeza mais rapidamente
  • Capacidade interna de 20 litros (líquidos)

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Ao contrário das opções anteriores, esse aspirador é do tipo barril/canister e não é portátil, mas ele compensa isso tendo uma aspiração extra forte capaz de lidar não apenas com grandes quantidades de detritos e sujeiras quanto líquidos diversos.

Sua mangueira é flexível o suficiente para alcançar qualquer canto do veículo sem problemas, Se compartimento interno é capaz de armazenar 20l de líquidos e 8l de detritos secos.

Esse é um aspirador e extrator profissional, ele é comumente encontrado em lava-jatos ou oficinas de detalhamento, e aguenta facilmente qualquer tarefa comercial em larga escala, mas também é relativamente barato para poder se usado em casa.

Possui bocal para cantos e bocal extrator de líquidos. Ele foi projetado para tarefas de limpeza pesada, então se você é um profissional do ramo ou costuma acumular muita sujeira no próprio veículo, essa é a opção certa.

Confira o melhor preço!


Uma lavadora de alta pressão para carros, um removedor de ferrugem e um hidratante para couro podem te ajudar a manter seu carro nas melhores condições por vários anos!

Vantagens de usar um aspirador de carro

Uma das coisas que os proprietários de carros normalmente perguntam quando se trata de aspirar o interior do veículo é o tipo de aspirador de pó que eles vão usar. Um grande número de proprietários de veículos considera o uso de aspiradores de pó convencionais, aqueles normalmente usados ​​em residências.

Embora possam funcionar na maioria dos casos, eles podem não ter os acessórios corretos necessários para limpar todas as superfícies dentro do veículo.

Além disso, dependendo do tipo de aspirador doméstico que você possui, talvez você não consiga realmente alcançar embaixo dos assentos e do painel, além de outras áreas de difícil acesso do seu veículo.

Além disso, observe que a maioria dos aspiradores domésticos é volumoso e pode não caber realmente dentro do carro. Tomemos, por exemplo, um aspirador de pó do tipo canister.

aspirador para estofamento

Esses aparelhos semelhantes a tambores terão que ter uma mangueira de vácuo extra longa para limpar o interior do veículo; caso contrário, ele simplesmente não caberia lá dentro. Esse tipo também costuma ser capaz de aspirar líquidos.

Na maioria das vezes, um aspirador de carro é projetado especificamente para ser usado em veículos. Eles são poderosos o suficiente para atrair todos os tipos de detritos ou partículas que podem ser encontrados dentro de um veículo moderno.

Muitos também vêm com filtros HEPA para ajudar a livrar o ar de alérgenos e outras partículas nocivas, além de serão menores e muito mais portáteis. Usar um aspirador de pó para carros portátil é especialmente importante para motoristas de aplicativos como Uber e 99, que são julgados também pela limpeza do interior do veículo.

Aspirador de pó com fio VS. aspirador de pó sem fio para carro

A escolha entre aspiradores de pó para carro com e sem fio é uma questão de preferência, assim como os hábitos de limpeza do interior do carro. Aqui, tentaremos examinar os prós e os contras de cada tipo para ajudar você a tomar uma decisão mais bem informada.

Aspirador de pó com fio para carros

Os modelos mais comuns funcionam conectados a uma tomada. Os sistemas com fio têm cabos de energia que podem ser conectados à fonte de alimentação CC ou CA. Alguns modelos permitem a intercambiabilidade da fonte de energia, seja em 110v ou 220v.

Uma das vantagens mais significativas dos aspiradores de pó com fio para automóveis é sua potência, que se traduz em melhor eficiência de limpeza.

Como o dispositivo está conectado diretamente a uma tomada elétrica ou mesmo ao sistema de bateria de 12 volts do seu carro, você pode consumir mais energia no dispositivo para garantir maior eficiência de aspiração. Isso ajuda a economizar tempo na limpeza e garante uma aspiração mais profunda e completa.

melhor aspirador automotivo 1

Por mais poderosos que os dispositivos com fio sejam, eles sacrificam a conveniência, já que você estará limitado à disponibilidade de uma fonte de energia por perto.

É aqui que os sistemas com fio de 12 volts têm a vantagem sobre suas contrapartes que utilizam a corrente elétrica doméstica, pois você pode facilmente conectar esses sistemas ao acendedor de cigarro do seu carro. Mas isso também consumirá energia da bateria do seu veículo.

Por outro lado, um aspirador de pó comum ainda pode ser usado com eficiência, desde que você tenha uma extensão elétrica de qualidade ou se escolher um sistema com um cabo de alimentação excepcionalmente longo.

Aspirador de pó sem fio para carros

Para aqueles que claramente não gostam de se enroscar com fios ou cabos ou aqueles que simplesmente não desejam usar a bateria do carro ou a eletricidade da casa para ligar os dispositivos de limpeza, o aspirador de pó para carro sem fio é a melhor opção.

Esses sistemas permitem maior cobertura, flexibilidade e versatilidade, pois você não está literalmente amarrado por cabos de energia.

Infelizmente, existem algumas desvantagens em tais sistemas. Os aspiradores de carro sem fio, em geral, fornecem menos potência de sucção do que seus concorrentes com fio. E mesmo que o dispositivo produza números impressionantes no departamento de aspiração, isso geralmente custa um consumo de bateria bem maior.

A maioria dos sistemas sem fio funciona por um tempo de execução de 15 minutos que, infelizmente, não é o suficiente se você estiver pensando em realizar uma limpeza profunda e completa do interior do veículo. E você também precisará de um tempo considerável para carregar as baterias.

No entanto, se o seu carro não tiver muita sujeira ou detritos para recolher, os aspiradores de pó sem fio oferecem uma ótima solução pois o tempo menor de funcionamento não será um problema para limpezas básicas. Apenas certifique-se de escolher um modelo que carregue rápido e tenha uma carga de bateria mais duradoura.

Recursos importantes a serem considerados

Poder de sucção

A força do motor é essencial para garantir que você tenha sucção suficiente para concluir qualquer trabalho em tempo hábil. Quanto mais forte for a sucção, mais rapidamente o carro pode ser limpo. Comprar um aspirador com pouco poder de sucção significa que você vai ter que esfregar uma mesma superfície várias vezes para deixá-la limpa.

Diferentes fabricantes medem a potência de maneiras diferentes (amperes, watts, e/ou fluxo de ar). Geralmente um número maior significa mais potência, mas você deve analisar outros fatores em conjunto para decidir se um aspirador é bom ou não.

Acessórios

Considere todos os cantos e compartimentos do seu carro, entre os assentos e o bolso lateral da porta e as aberturas de ventilação e aquecimento que coletam poeira. Você precisa de um aspirador que possa atingir todos esses pequenos compartimentos.

Os acessórios no aspirador de carro são muito importantes, pois você precisa limpar muitas áreas e materiais diferentes – de plástico e madeira, couro, tecido e carpetes. Cada aspirador deve ter pelo menos um bocal fino que possa entrar nos bolsos laterais das portas e uma escova macia para limpar o console sem deixar arranhões.

Aspiração de líquidos

Os aspiradores para líquidos têm uma proteção interna contra a água, para que você não danifique os componentes elétricos do aspirador enquanto aspira qualquer tipo de sujeira. Os aspiradores padrão (secos) não têm essa proteção; portanto, eles podem entrar em curto-circuito se você tentar sugar água e outros líquidos.

Os aspiradores capazes de aspirar líquidos costumam ser mais caros, então a escolha entre um deles ou um modelo padrão depende de suas necessidades e de que tipo de bagunça você lida no dia-a-dia.

Capacidade do tanque

Os tanques variam em tamanho, o que significa que você pode precisar esvaziar o tanque com mais ou menos frequência. A maioria dos aspiradores possuem tanques grandes o suficiente para limpar um carro inteiro, mesmo com sujeira significativa, areia e migalhas de comida, já que esse tipo de sujeira comum não ocupa muito espaço.

Os aspiradores sem fio possuem tanques bem menores, mas como eles são projetados para limpezas simples, isso não costuma ser um problema.

Peso e tamanho

É importante que os aspiradores de carro sejam leves e razoavelmente pequenos. Os aspiradores sem fio costumam ganhar de longe nesse fator, mas muitos aspiradores de pó com fio são bem leves e fáceis de manobrar graças a rodízios.

No caso dos aspiradores com fio, o tamanho do fio de energia e o tamanho da mangueira de sucção são extremamente importantes, quanto mais longos forem esses dois componentes, melhor.

Duração da bateria

Para aspiradores sem fio, quanto tempo você pode operar o aspirador antes de precisar recarregar? A maioria das baterias alimenta o vácuo de forma consistente por cerca de 10 a 15 minutos no total, o que é suficiente para realizar uma limpeza básica de rotina.

Para realizar uma limpeza pesada com esses aparelhos, você deve considerar o quão rápido a bateria pode ser carregada e se existe a possibilidade da troca da bateria de forma fácil, o que não é muito comum.

Dicas para usar um aspirador de carro

Agora que você tem uma ideia do tipo de aspirador de pó que deve adquirir para o seu veículo, é igualmente importante saber usá-lo adequadamente. Aqui estão algumas dicas que você pode querer considerar para uma limpeza veicular e detalhamento mais efetivo.

Abra as portas e janelas do seu carro

Sempre que você precisar usar qualquer material ou dispositivo de limpeza em seu carro, nunca se esqueça de abrir as portas e abrir as janelas para permitir que a sujeira e os detritos sejam naturalmente transportados pelo ar para fora do veículo.

Isso é especialmente importante se você estiver trabalhando com produtos químicos. Embora a aspiração não envolva realmente o uso de produtos químicos, abrir as portas e janelas pode ajudar a dissipar odores, além de permitir mais espaço para manobrar o aspirador de pó.

Remova fisicamente o lixo e outros objetos grandes

O aspirador de pó para carro foi projetado para pegar pó e objetos pequenos. Como tal, é importante remover ou recolher fisicamente o lixo comum e outros objetos maiores antes de fazer uma boa aspiração no interior do veículo.

Basicamente qualquer coisa maior que uma moeda de um real deve ser recolhido manualmente antes da aspiração. Aspiradores profissionais podem lidar com objetos um pouco maiores.

Remova os acessórios do carro para permitir uma limpeza mais conveniente

Verifique os acessórios internos do carro e remova os que podem ser removidos, como tapetes, capas de assento, capas de painel, porta-copos, enfeites pendurados no retrovisor, coisas guardadas no quebra-sol e similares. O ponto é que você deseja acessar cada centímetro do interior do seu veículo facilmente.

Deixar os acessórios e itens no lugar vai tornar a limpeza mais demorada e menos efetiva. Além disso, você pode fazer uma limpeza separada desses acessórios longe do carro, já que ele também pode acumular sujeita e são difíceis de limpar ali dentro.

Use todos os acessórios do seu aspirador

Para o piso do seu carro e para outras superfícies com fibras, é melhor usar o acessório de escova. Isso solta fisicamente a sujeira e detritos que podem ficar presos nas próprias fibras. Isso facilita uma aspiração mais profunda.

Se você não tiver um acessório de escova, então você deve esfregar essas superfícies com uma escova macia separadamente. Além disso, use o acessório de mangueira longa do aspirador de pó para acessar áreas de difícil acesso.

Se for fornecido com acessório no formate de fenda, use-o para limpar os bolsos das portas. Aspire a tábua do assoalho, os trilhos do assento, as saídas de ar, a área sob os pedais, o painel, o estofamento e tudo o mais dentro do carro.

Limpe cada centímetro do interior do seu carro

O ideal é aspirar com um sistema em mente, de maneira metódica, como aspirar primeiro o console, então passar para a seção do motorista antes de ir para o lado do passageiro e finalmente limpar os bancos de trás e depois o porta malas.

Ou, também pode ser o contrário. Depende de você criar seu próprio sistema que garanta que nenhum local foi esquecido. O ponto principal da aspiração do seu carro é garantir que ele esteja livre de sujeira e detritos. Como tal, garantir que não exista uma superfície que não tenha sido aspirada é uma necessidade absoluta.

Para fazer uma limpeza completa no seu veículo, você também pode precisar limpar sujeiras mais pesadas, como óleo, piche e graxa.

Um higienizador a vapor funciona muito bem para esse tipo de contaminante pesado, além de eliminar germes e bactérias de volantes, maçanetas e outras áreas que tocadas constantemente. E para lavar a parte externa do veículo, uma lavadora de alta pressão é essencial.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
melhor-aspirador-para-carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *