Pular para o conteúdo

Qual é a Melhor Panificadora Doméstica

Acordar todos os dias com cheiro de pão fresco na sua casa, fazer receitas sem glúten, experimentar tipos especiais sem precisar gastar muito… Há uma infinidade de razões adicionar uma panificadora na sua cozinha.

Mesmo se você for um confeiteiro de primeira, uma boa panificadora vai trazer maior rapidez e menos esforço físico para os seus preparos.

Se você não tem muita experiência com massas, a panificadora vai fazer quase todo trabalho para você, basta selecionar os ingredientes de uma receita, ligar a máquina e logo um pão fresco e delicioso estará a sua disposição.

máquina de fazer pão panificadora baratamáquina de fazer pão panificadora em aço inox
Panificadora Multipane BritâniaPanificadora Pan Express Tramontina by Breville
Cerca de R$ 500Cerca de R$ 2.550
Compre onlineCompre online
melhor panificadora doméstica

Mesmo com toda essa praticidade, você ainda terá controle total sobre o que será adicionado na massa, tendo certeza da procedência e qualidade de cada ingrediente. As panificadoras elétricas permitem que você faça pães saudáveis, funcionais ou que se adequem a qualquer alergia ou intolerância alimentar.

Abaixo nós analisamos as melhores panificadoras elétricas disponíveis no Brasil e selecionamos as mais eficientes e fáceis de usar. Mais abaixo você encontra um guia completo sobre esses práticos eletrodomésticos, seus maiores benefícios e como aproveitar ao máximo todas as suas funções.

Melhor panificadora: Panificadora Pan Express Tramontina

panificadora tramontina

Prós:

  • Muito versátil, com programas automáticos e manuais para cada tipo de pão
  • Dispenser de frutas e nozes automático
  • Modo rápido de 2 horas
  • Timer de até 13 horas

Contras:

  • Alto custo

Compre Online!

Uma panificadora completa e construída em aço inoxidável de alta qualidade, é o melhor modelo de máquina de pão disponível no país.

Ela possui nove programas, incluindo o modo rápido de duas horas, e três níveis de ajuste de crosta, mas seus grandes diferenciais são a janela de visualização de vidro transparente, que permite olhar todas as fazes do preparo, e uma função que mantém o pão aquecido por até um hora depois de assado. Seu timer pode ser programado para terminar o preparo do pão em até 13 horas.

Além disso, conta com um dispensador de nozes, sementes e frutas, permitindo que esses ingredientes sejam distribuídos uniformemente por uma grande variedade de receitas.

A tela de LCD grande e retroiluminada torna seu uso muito instintivo. No geral, essa é a melhor panificadora top de linha disponível a venda, seu único contra é o preço muito alto.

Confira o melhor preço!


Melhor panificadora barata: Panificadora Multipane Britânia

panificadora multipane britania

Prós:

  • Muito versátil, com programas automáticos e manuais para cada tipo de pão
  • Três níveis de crocância
  • Pode preparar quatro tamanhos de pão
  • Timer de até 13 horas

Contras:

  • Não possui dispenser de nozes e frutas secas

Compre Online!

Essa panificadora barata e simples cumpre muito bem todas as funções básicas que se espera, com direito a uma grande variedade de programas diferentes. São doze programas que ajustam a cada tipo de pão/massa e três ajustes de crosta.

Ela é antiaderente, possui visor na tampa para que você possa acompanhar o preparo, um timer para planejar o preparo e a função de manter o pão aquecido por até 60 minutos depois que ele ficar pronto.

Possui timer de até 13 horas para você preparar seu pão com antecedência. Mesmo com seu preço baixo, ela possui todas as funções que você precisa para preparar ótimos pães em casa.

Sua utilização não é tão fácil quanto o modelo acima, e as opções de tamanho são um pouco menores, mas em relação ao custo-benefício, essa é a melhor panificadora doméstica do mercado.

Confira o melhor preço!


Vantagens de uma máquina de pão

Encher a casa com o aroma do pão é uma ótima razão para investir em uma boa máquina panificadora doméstica. Mas isso não para por aí. Evitar os aditivos e conservantes que podem se esconder em pães comprados em padarias e lojas é uma grande vantagem.

Além de poder se certificar da qualidade dos ingredientes utilizados em cada fornada, você pode evitar possíveis alergênicos.

Antes de comprar uma panificadora elétrica doméstica, também chamadas de máquinas de fazer pão, pense no tipo de pão que você vai fazer, quanto espaço você tem em sua cozinha e o nível de sofisticação e ajustes que deseja ter.

Afinal, algumas pessoas ficam muito satisfeitas em fazer pães brancos rápidos usando poucos ingredientes, enquanto outros querem ter mais opções para experimentarem receitas mais exóticas. As máquinas mais complexas (e caras) podem fazer outros tipos de receitas, de massas de macarrão até geleias frescas.

Fazer o seu próprio pão permite-lhe decidir o que você vai colocar na sua receita e seus sabores, mesmo a padaria com a maior variedade de pães prontos não vai conseguir te agradar tão bem quanto uma receita 100% personalizada. Isso também pode ser uma boa motivação para escolher opções de pães mais saudáveis, com nozes, sementes e frutas secas.

máquina de fazer pão

Muitas panificadoras têm um programa sem glúten, ou um para farinhas de espelta ou centeio. Isso permite que atender às diferentes necessidades dietéticas de maneira prática. Assar pães menores significa menos desperdício e os ingredientes tendem a ser mais econômicos.

Isso é especialmente útil se você estiver comprando pães especiais ou que precisam atender mais de uma restrição alimentar. Finalmente, a maioria das panificadoras não usa muita energia elétrica, então elas podem ser mais econômicas do que utilizar o gás do forno para assar os pães em casa.

Veja também: melhores pedras refratárias para pizza e como escolher uma iogurteira.

Principais características de uma panificadora

Usar uma panificadora elétrica significa que todo o trabalho duro é feito para você. Mas existem algumas diferenças no cozimento convencional.

As panificadoras têm uma panela anti-aderente com uma alça para levantar a forma para fora da máquina. A forma usual produz um pão mais curto e mais largo do que comprado em padarias e mercados.

Programas

Verifique quantos programas cada panificadora tem – modelos mais acessíveis podem ter apenas 10. As panificadoras mais modernas podem ter mais de 35 programas diferentes.

Os modelos básicos devem incluir opções para pães brancos rápidos, integrais, marrons, apenas amassar (para massas de pães especiais, focaccia ou pizza) e a função de apenas assar a massa pronta na quantidade de tempo que você selecionar.

As panificadoras high-end podem incluir configurações para pães doces, centeio, espelta, pães sem glúten, massa de pizza, bolo, geleia e massas. Esses programas extras podem ajudá-lo a aproveitar melhor sua máquina de fazer pão.

Cada programa calculará a temperatura e o tempo de cozimento e/ou função. Deve haver uma opção para selecionar o quão marrom você prefere que a crosta exterior seja, e uma função de atraso. Isso permite que o pão fique pronto na hora que você escolher, geralmente ao acordar.

Essa configuração nem sempre será adequada se você estiver usando ingredientes que podem estragar, como ovos. Até 13 horas é média, o que inclui o tempo que o pão demora a ser feito.

Uma opção de manter o pão aquecido é uma opção útil se você não estiver por perto para tira-lo da máquina. Isso mantém calor suficiente dentro da panela para evitar que a condensação seja absorvida pelo pão enquanto ele esfria.

Muitas panificadoras oferecem programas de “assar rápido”, mas você deve observar os requerimentos dessa função, pois alguns só têm receitas rápidas para pães brancos — não sendo muito útil se você só come pão integral.

Além disso, verifique os horários de tais programas, pois algumas máquinas podem produzir um grande pão branco em menos de uma hora, enquanto outras demoram bem mais mesmo no modo rápido.

Receitas

Deve haver algumas receitas para você começar. Para obter os melhores resultados, siga as receitas indicadas pelo fabricante até se familiarizar totalmente com a máquina. A maioria tem acessórios, como colheres medidoras ou xícaras, para ajudá-lo a medir cada ingrediente com precisão, que continua sendo essencial na confeitaria.

A panificação é mais uma ciência do que a maioria das outras áreas da gastronomia, isso significa que mesmo pequenas variações nas quantidade dos ingredientes ​​afetam a aparência e o gosto do seu pão, portanto, se você não tem experiência nessa área, é muito mais seguro se manter dentro de uma receita rígida.

Com o tempo você vai poder variar com receitas próprias de maneira mais consistente.

melhor máquina de pão

Outro acessório que algumas máquinas têm é uma pá tipo garfo para amassar o pão de centeio, menos elástico. As panificadoras têm maneiras diferentes de adicionar ingredientes. Isso pode ser um botão de pausa para que você possa adicioná-los quando quiser ou um horário específico no programa com um alerta.

Alternativamente, a máquina pode ter um dispensador automático que insere frutas, nozes e sementes na massa sem exigir nenhuma ação por parte do usuário. Pode também haver um dispensador para adicionar levedura após a mistura inicial. Isso impede que o fermento seja ativado cedo demais.

Tamanho do pão

A maioria das panificadoras domésticas fará três tamanhos de pão, com modelos compactos oferecendo na máximo dois.

Elas geralmente são rotuladas com um tamanho geral, por exemplo, médio, grande ou extra grande, mas você deve verificar as medidas na ficha técnica para ter certeza de que os tamanhos oferecidos vão atender suas necessidades. As medidas mais comuns são 680g, 900g e 1kg.

Pá de massa

Uma coisa que os pães assados ​​em uma panificadora têm que o pão caseiro assado no forno não tem é um buraco no fundo. Isso acontece por causa da forma como a panificadora faz o pão – a massa é misturada e amassada por uma pá que permanece no lugar.

Algumas pás podem ser facilmente removidas, enquanto outras tendem a grudar. Em alguns modelos, existe uma ferramenta para soltá-la do pão. Alternativamente, procure por um modelo com um remo que colapsa antes de assar.

Tamanho

As panificadoras podem ser volumosas, então equilibre o tamanho da máquina com o quanto você planeja assar. Se você planeja consumir muito pão, comprar uma panificadora menor vai acabar dando muito trabalho, pois ela vai exigir múltiplas fornadas.

Em compensação, uma panificadora grande que só utilizada algumas vezes por mês vai ocupar muito espaço em troca de pouca utilidade.

Máquinas maiores produzirão pães maiores, mas requerem mais espaço. É uma boa ideia transformar sua panificadora em um permanente residente na bancada da cozinha. Isso ocorre simplesmente porque armazená-lo significa que você fica menos propenso a usá-lo regularmente.

Janela de visualização

Algumas, mas nem todas, panificadoras terão uma janela de visualização para que você possa verificar o progresso da sua massa, geralmente de vidro ou acrílico.

É essencial que você não fique abrindo a máquina para ter certeza que a massa está assando corretamente pois isso permite que o calor escape, assim como em pão sendo assado no forno.

Para as receitas mais simples, isso não é uma característica importante, mas em pães especiais e receitas originais, você pode querer acompanhar o cozimento de perto e o único modo de fazer isso sem estragar a temperatura é com uma janela.

Temporizador

Evite qualquer máquina de fazer pão que não tenha um temporizador. Eles são úteis para assar o pão a tempo para o café da manhã ou para o retorno do trabalho. Como estamos falando de um grande espaço de tempo para que a maioria dos pães fiquem prontos, usar um timer manual não é nenhum um pouco prático.

Outras vantagens extras podem incluir um dispensador de sementes para soltar as sementes no momento certo, um dispensador de levedura e uma lâmina de amassar para pães que usam farinha de centeio.

Versatilidade

As maquinas de fazer de pão geralmente podem também fazer massa de pizza, geleia, iogurte, croissants e muito mais. Se você gosta de cozinhar, deve escolher um produto versátil em vez de uma simples panificadora que só pode fazer um tipo de massa.

Geralmente as panificadoras mais versáteis são um pouco caros em comparação com as panificadoras simples, mas a capacidade de fazer outros alimentos pode compensar isso à longa prazo já que fazê-los em casa é mais barato do que comprá-los pronto de um mercado.

Facilidade de operar

Esta é realmente uma parte importante, especificamente para cozinheiros casuais e iniciantes. Mais opções e ajustes podem deixar as panificadoras mais difíceis de usar, então você deve pensar se prefere a facilidade uma máquina simples ou está disposto a aprender a usar uma máquina mais complexa.

Normalmente as panificadoras são fáceis de usar, bastando juntar os ingredientes corretos de uma receita que esteja pré-programada na máquina, selecionar o modo dessa receita e esperar o tempo indicado.

Como testamos

As melhores máquinas de fazer pão em casa selecionadas pelo Guia de Compra foram testadas usando os tipos mais populares de pão: o pão branco e o pão integral. Nossos redatores também tomaram suas decisões finais analisando a facilidade de uso, como a limpeza é feita, o tempo de cozimento, a variedade de receitas suportadas e o custo de cada máquina. 

Conclusão

Mesmo que você não seja um cozinheiro experiente, ou mesmo que você não goste muito de cozinhar, ainda recomendaríamos uma máquina de pão para sua casa.

Este investimento único ajudará você a fazer pães saudáveis e saborosos para você e sua família quase sem esforço. Ela permite fazer pães com ingredientes de alta qualidade e escolhidos por você, no tamanho desejado, com o gosto desejados e quentinha a qualquer hora do dia.

  • A melhor máquina de fazer pão caseiro é a panificadora Tramontina by Breville. Ela é rápida e possui uma grande variedade de programas e ajustes, o que permite preparar não apenas preparar muitos tipos de pães diferentes como também outras receitas, como sopas e molhos.
  • Se você quer uma máquina de fazer pão em casa barata e de qualidade, a nossa recomendação é a panificadora Multipane Britânia. Ela possui todas as funções necessárias para preparar um pão fresco e saudável, sem pesar muito no bolso.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a descobrir qual panificadora doméstica é a mais adequada de acordo com suas necessidades. Seja você iniciante ou um cozinheiro profissional, a máquina de fazer pão é um utensílio essencial para sua cozinha.

Dúvidas comuns

  1. Quanto tempo demora para uma panificadora assar um pão?

    Pode levar de três a quatro horas para produzir um pão branco que não use cozimento rápido e de três a cinco horas para fazer integral. Você precisará estar presente para remover a massa, a não ser que haja uma opção para mantê-lo aquecido.

    Portanto, é uma boa ideia planejar com antecedência. Se a sua máquina de fazer pão tiver uma opção de cozedura rápida, verifique a duração do programa, geralmente leva de uma até duas horas. O pão não gosta de ser apressado, então para um resultado mais saboroso, é melhor escolher o programa padrão.

  2. As panificadoras são fáceis de limpar?

    A maioria das panelas e pás não são laváveis ​​na máquina de lavar louça, portanto, precisam ser limpas à mão, com água e detergente neutro, para evitar que o revestimento seja riscado ou lascado. As pás de amassar podem ficar presas no espeto.

    O buraco da pá pode ficar entupido com pedaços de pão ou de farinha assados. Cada panificadora possui instruções específicas de como devem ser limpas e higienizadas, então você deve consultar o manual antes de começar o processo de limpeza.

  3. Uma panificadora esquenta muito?

    A maioria das panificadoras fica quente no lado de fora e na tampa durante os preparos, até mesmo os modelos mais bem isolados não devem ser manuseados durante esse tempo e todos devem ser mantidos longe de crianças e animais de estimação para evitar acidentes.

    Além desses cuidados básicos, você nunca deve cobrir de alguma maneira o aparelho durante o uso (com um pano, por exemplo), essas máquinas contam com aberturas de ventilação para evitar o superaquecimento que não devem ser tampadas.

  4. As panificadoras são barulhentas?

    No geral, as panificadoras não costumam fazer muito barulho. Algumas máquinas operam quase em silêncio enquanto elas estão misturando e amassando, enquanto outras fazem um barulho mais perceptível. Se você um sono muito leve ou mora em local menor, é bom se atentar ao ruído que cada modelo faz antes de realizar a comprar, mas para a maioria das pessoas isso não deve ser um problema.

  5. O que é um dispensador de nozes?

    Essa função libera as nozes e outros ingredientes similares aos poucos para garantir uma distribuição uniforme pela massa. Um dispenser ou dispensador de sementes e nozes é uma ótima maneira de criar pão recheado, com a máquina de fazer pão liberando os ingredientes no ponto certo para que eles não afundem no fundo do pão.

    Estes também não são apenas para sementes e nozes: muitos modelos podem usar o mesmo dispensador de frutas, o que é ótimo se você quiser fazer algo diferente ou uma sobremesa.

  6. Qual cor de crosta selecionar?

    Você pode escolher a cor da crosta com base na sua preferência de crocância. Quanto mais escura for a cor da crosta, mais crocante ela é. Para uma crosta suave e macia, escolha o nível mais claro o possível. Além de ser uma preferência pessoal, esse tipo de crosta é recomendável se você estiver servindo idosos ou bebês.

    Além disso, se você estiver experimentando uma receita pesada em grãos ou adoçantes, escolha a opção de crosta clara, porque esses tipos de massas acabam ficando mais escuras devido ao rápido escurecimento causado por esses elementos.

  7. Como usar fermento em uma panificadora?

    Existem dois tipos de fermento que são usados nas panificadoras — o fermento seco ativo e o fermento instantâneo. O uso deles depende do tempo que a massa leva para assar em cada máquina e da receita escolhida. O primeiro não deve ser usado em máquinas onde o ciclo é de uma hora ou menos.

    Você deve conferir a quantidade recomendada para cada receita de massa, mas como parâmetro geral, para o fermento seco ativo, use três quartos de uma colher de chá para cada xícara de farinha. Por outro lado, o fermento instantâneo precisa de apenas meia colher de chá para cada xícara de farinha.

  8. É necessário untar uma panificadora doméstica?

    Sim, você deve untar o cesto/forma da sua panificadora antes de colocar os ingredientes. Untar a forma vai te ajudar a remover facilmente o pão depois que ele estiver pronto. Você pode usar seu óleo de cozinha favorito, margarina ou manteiga para untar a panela.

  9. Quanto tempo dura o pão caseiro?

    O pão caseiro dura em média de dois a quatro dias à temperatura ambiente (o pão comprado em loja, por outro lado, dura até sete dias). Armazenar o pão na geladeira não é recomendado, pois o frio seca o pão e o torna “amanhecido” mais rapidamente, embora possa aumentar a vida útil do pão em até cinco dias. Uma opção a longo-prazo é congelar o pão.

  10. Como congelar o pão caseiro?

    Se você prefere assar uma grande quantidade de pão de uma só vez, pode congelar alguns deles para comer mais tarde. Pães caseiros podem ser congelados por até três meses.

    Deixe seu pão esfriar completamente antes de começar a embrulhá-lo. Quando eles estiverem frios, embrulhe os pães em filme plástico e coloque-os em um saco hermético para congelamento (tipo Ziplock). É uma boa ideia escrever a data de congelamento nesse saco para que você saiba a validade.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de seis anos de experiência. A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo e dinheiro!
Ian Rodrigues
Me siga!
Últimos posts por Ian Rodrigues (exibir todos)
melhor panificadora doméstica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *