O que fazer antes de vender seu iPhone – 7 passos essenciais

iPhone encostado em uma árvore
8 coisas que você precisa saber antes de comprar um iPhone usado
7 de janeiro de 2018
Usando um impressora
Impressora jato de tinta ou laser – qual é a melhor?
12 de janeiro de 2018

O que fazer antes de vender seu iPhone – 7 passos essenciais

iPhone sendo carregado via USB

Uma das grandes vantagens de se ter um iPhone é que os modelos antigos geralmente retém muito valor de revenda, então, quando você decide atualizar para um novo modelo, geralmente pode vender seu telefone antigo por uma quantidade decente de dinheiro. Se o seu plano for vender ou passar seu iPhone pra outra pessoa, no entanto, há alguns passos que você deve tomar – para proteger você e seu comprador – antes de vender seu iPhone usado. Siga estes sete passos e você manterá suas informações pessoais privadas e tirará algum dinheiro extra.

 

1. Faça um backup de seu telefone

O primeiro e mais importante passo deixar o seu iPhone pronto para ser vendido é fazer backup de todos os seus dados. Todos nós armazenamos muitas informações pessoais importantes em nossos telefones – de e-mails e números de telefone até fotos – que não queremos que um estranho tenha acesso. Excluir esses dados é importante, mas você deve primeiro fazer uma cópia de segurança para que você possa transferir todas essas informações e lembranças importantes para o seu novo telefone.

Existem dois tipos de backups que você pode escolher de backup para o iTunes ou backup para o iCloud. Você provavelmente já está fazendo um desses. Em caso afirmativo, faça um backup final (dependendo das suas configurações, talvez seja necessário fazer backup de fotos em um aplicativo separado). Se você não estiver fazendo backup, siga esse tutorial no site oficial da Apple.

 

2. Confirme o backup

Os carpinteiros dizem que você sempre deve medir duas vezes e cortar uma vez, isso porque um planejamento cuidadoso muitas vezes impede que erros sejam cometidos. Agora que você fez o backup, o segundo passo mais importante de todos é verificar se está tudo certo com ele.

Seria terrível excluir todos os dados do seu iPhone apenas para descobrir depois que você não havia feito um backup adequado. Então, antes de passar para o próximo passo, verifique se as suas informações principais – seu catálogo de endereços, fotos (especialmente as fotos! Muitas pessoas perdem isso sem perceber), músicas, etc. – está no seu computador ou no iCloud (e, lembre-se, praticamente qualquer coisa que você obteve do iTunes ou da App Store pode ser baixada novamente sem custos adicionais).

Se você está sentindo falta de alguma coisa, faça o backup novamente seguindo as instruções dos artigos acima. Se tudo estiver lá, avance para a próxima etapa.

 

3. Desligue a função Buscar meu iPhone

Este passo é crucial. Se você já ativou o iCloud ou o Buscar meu iPhone, há uma grande chance de que o Bloqueio de Ativação tenha sido ativado no seu telefone. Este é um poderoso recurso anti-roubo que requer o ID original da Apple usado a fim de ativar o telefone para ativá-lo para um novo usuário. Isso é ótimo para parar os ladrões, mas se você vende o seu iPhone sem desligar o recurso, isso impedirá o comprador de usar o telefone. Resolva esse problema desligando a função Buscar meu iPhone antes de seguir em frente. Isso é especialmente necessário quando se vende para revendedores de iPhone usados.

 

4. Desbloqueie seu telefone

Este é opcional, mas em muitos casos, um iPhone usado vale mais se estiver desbloqueado de sua rede de celular original. Quando os iPhones são ativados, eles estão “bloqueados” em uma rede. Após um certo período de tempo, os iPhones podem ser desbloqueados, o que lhes permite trabalhar com qualquer rede de celular de qualquer operadora. Vender um iPhone desbloqueado significa que o comprador tem mais flexibilidade e você pode vender a qualquer um, e não apenas aos clientes da sua empresa de telefonia atual. Isto é especialmente valioso se você estiver vendendo para uma empresa especializada em revenda de smartphones usados.

 

5. Restaure as configurações de fábrica

Depois de confirmar que todos os seus dados são seguros no backup e prontos para serem movidos para o seu novo telefone, você pode apaga-los do seu iPhone. A maneira mais fácil de fazer isso é restaurá-lo às configurações de fábrica. Este processo exclui todos os dados e configurações e retorna o telefone para o estado em que ele estava quando ele saiu pela primeira vez da fábrica onde foi montado.

 

6. Verifique o iCloud

Com o processo de Restaurar as Configurações de Fábrica concluído, o seu iPhone deve reiniciar e mostrar a primeira tela de configuração. Neste ponto, você não deve fazer nada mais com o seu antigo iPhone. Se tudo correu bem, seu iPhone antigo só possui o iOS e aplicativos nativos e está pronto para o novo proprietário configurá-lo.

A melhor maneira de confirmar que este é o caso usando o iCloud e o Find My iPhone. Faça o login no Buscar meu iPhone em http://www.icloud.com/find. Depois, verifique se o recurso mostra seu telefone antigo. Se não estiver, está tudo certo e você está pronto para passar para o próximo passo.

Se o seu telefone antigo ainda aparecer no Buscar meu iPhone, use a função Apagar seu iPhone. Quando isso for feito, selecione seu iPhone e remova-o da sua conta. Se você não fizer isso, seu iPhone ainda estará ligado a sua conta do Buscar meu iPhone e o novo proprietário não poderá usá-lo, e ninguém gosta de um comprador infeliz.

 

7. Certifique-se de que o serviço esteja funcionando no novo telefone

Quando todos os seus dados foram excluídos e o Buscar meu iPhone já não acompanha seu iPhone antigo, há apenas mais um passo para preparar o seu iPhone para venda: certificar-se de que seu novo smartphone está funcionando.

O seu serviço de telefonia móvel deve ter transferido do seu telefone antigo para o seu novo quando você comprou e ativou o novo telefone. Você pode já saber se funciona: você pode ter recebido chamadas telefônicas no novo telefone e ter se certificado que está tudo funcionando corretamente. Caso contrário, peça a alguém para ligar para você e certifique-se de que a chamada seja enviada para o seu novo telefone. Se der certo, tudo está bem. Caso contrário, entre em contato com a sua empresa de telefonia para garantir que tudo esteja correto em relação ao seu serviço antes de se livrar do seu telefone antigo.

 

Onde vender meu iPhone usado?

Revendedores especializados – Hoje em dia, existem várias lojas especializadas em revenda de smartphones usados. Celulares da Apple sempre estão em alta demanda, então você conseguirá vender o seu facilmente. Entre as várias opções disponíveis para você estão a TrocaFone, Brused, Redial e Ziggo. Normalmente seu iPhone deverá ser enviado para empresa para avaliação e você poderá aceitar ou não a proposta dada, cada empresa tem seus regulamentos e condições próprias, então leia tudo atentamente antes de considerar a venda.

Anúncios online – O Mercado Livre e a OLX são velhos conhecidos dos internautas brasileiros e muitos leitores já devem ter comprado ou vendido algum item usando essas plataformas. A OLX é ideal para negócios locais e rápidos. Por não possuir métodos de pagamento próprios, você e o comprador decidirão isso e como a entrega será feita por conta própria. O Mercado Livre é uma opção mais demorada, mas também mais segura, eles possuem uma plataforma de pagamento própria e você poderá vender para todo o Brasil.

Se você estiver interessado em comprar um iPhone mais novo para substituir o que você acabou de vender, também temos um guia explicando direitinho tudo o que você precisa saber antes de comprar um iPhone usado, assim você faz um bom negócio como vendedor e como comprador também.