Como escolher uma mochila fotográfica – 2019

Como escolher uma mochila fotográfica – 2019

Então você acabou de comprar sua primeira (e cara) câmera fotográfica profissional e, se você é como a maioria dos fotógrafos, provavelmente quer mantê-la segura e protegida contra quedas, batidas e água.

O melhor jeito de fazer isso é investindo em uma mochila fotográfica de qualidade, que facilita o transporte e impede danos ao seu precioso equipamento.

Mas com tantas opções disponíveis, qual é a melhor para você?

Quando você está procurando a melhor mochila fotográfica, você precisa entender que cada fotógrafo tem necessidades diferentes. Com este guia, você receberá muitas dicas e informações sobre o que constitui a melhor bolsa fotográfica e também pode conferir algumas recomendações de modelos específicos.

Então vamos ver algumas das melhores mochilas fotográficas que estão atualmente no mercado!

Melhores mochilas fotográficas

Melhor mochila fotográfica: Mochila Vivitar VIVDKS18

mochila fotográfica

Essa mochila fotográfica da Vivitar conta com um grande espaço interno muito bem acolchoado e seguro contra quedas, batidas e outros traumas físicos, protegendo o equipamento interno. Ela conta com divisórias internas ajustáveis para se adequar melhor ao seu equipamento fotográfico e uma capa totalmente impermeável. Além das alças de ombro anatômicas, a mochila possui suporte para cintura para manter o equipamento estável não importando o terreno, além de alças de mão na lateral e na parte superior. Também conta com bolsos externos para itens pessoais e um espaço interno para notebooks. Esta é a melhor opção para quem precisa carregar muito equipamento.

 

Melhor mochila fotográfica barata: Mochila West Bolsas VMB LI

mochila fotográfica barata

Essa mochila leve e compacta da West Bolsas é resistente contra impactos de qualquer tipo, além de ser semi impermeável. O acolchoamento interno, além de proteger contra quedas e batidas, também garante a proteção contra o atrito que pode causar danos aos componentes sensíveis das câmeras. Ela também possui divisórias ajustáveis para manter seus equipamentos separados e estáveis. A alça de ombro é confortável e ela ainda conta com uma alça de mão na parte superior da mochila. É a mochila fotográfica com o melhor custo benefício para quem não precisa carregar muito equipamento.

 

O que considerar ao comprar uma mochila fotográfica

Uma boa mochila fotográfica para fotógrafos será definida por vários recursos que são essenciais para cada usuário e para cada equipamento utilizado. Os fotógrafos devem considerar aspectos como material, tamanho, peso, capacidade, discrição, segurança e conforto para escolher a mochila fotográfica correta.

Abaixo está uma breve descrição de cada um desses recursos e por que eles são importantes para o processo de compra e também de filmagem.

 

Material e Construção

Se você precisa se locomover com o seu equipamento de filmagem e fotografia, sua câmera estará sujeita aos elementos com muita frequência, assim como os acessórios relacionados. A superexposição ao clima, sujeira e trauma físico pode comprometer seu equipamento e causar falhas ou quebras.

É por isso que é muito importante obter uma mochila fotográfica resistente, feita com materiais robustos e de alta qualidade. Quanto melhor a construção e qualidade da mochila fotográfica, melhor sua câmera estará protegida contra impactos e contra o mal tempo.

O material sintético canvas – e todas as suas variedades – é um dos materiais mais usados ​​em bolsas para câmeras e por um bom motivo: é durável, relativamente à prova d’água e barato. É a opção mais comum no mercado e funciona muito bem para quem está procurando por um ótimo custo-benefício.

O couro também é um ótimo material que é usado com bastante frequência em mochilas fotográficas de alto-padrão. Quando bem construídas, elas são resistentes à água e, claro, são muito elegantes. O fator negativo nesse caso é o custo mais alto. Mas esses benefícios são só para o couro legítimo, o courino não é tão resistente e vai degradar muito rapidamente.

Alguns fabricantes de bolsas de câmeras estão usando tecidos sintéticos mais novos que oferecem ótima qualidade e proteção. São materiais inteligentes e que geralmente são patenteados por cada fabricante, possuindo características diferentes. Observe que, se uma bolsa tiver materiais sintéticos de maior qualidade e que ofereça muita resistência, seu preço geralmente será mais alto.

 

Proteção e Durabilidade

O interior das mochilas fotográficas é geralmente cheio de divisórias, separadores e inserções de espuma que oferecem proteção extra ao equipamento interno. Eles garantem que o equipamento esteja bem acolchoado e não possa ficar balançando e se movendo dentro da mochila.

Uma boa mochila fotográfica de viagem terá muitas dessas barreiras que podem ser reorganizadas para fornecer um formato adequado para o seu kit de câmera, e também para diferentes setups para sessões fotográficas em diferentes condições. Esses divisores acolchoados devem ser um pouco rígidos, espessos e adequadamente dimensionados.

Além do estofamento interior, sua mochila para câmeras deve ter vários bolsos e compartimentos que devem ser lacrados e bem selados, para que os acessórios guardados neles não caiam. É importante que toda a mochila esteja bem vedada, caso o contrário, a sua câmera estará suscetível à água, poeira e a outros elementos nocivos.

 

Capacidade

É óbvio que você vai precisar de uma mochila fotográfica que seja grande o suficiente para abrigar todos os seus equipamentos, incluindo a câmera e todos os acessórios de fotografia que você precisa carregar, como lentes, cartões de memória e baterias.

Cada tipo de mochila fotográfica será dimensionada adequadamente para uma certa quantidade de equipamento. Malas menores, como uma tira-colo ou mensageiro, poderão acomodar uma câmera pequena mirrorless ou compacta com uma lente extra ou duas, enquanto mochilas de câmera maiores serão mais adequadas para DSLRs de quadro completo e uma infinidade diferente de lentes.

Pense em quanto equipamento de câmera você precisará carregar e, em seguida, decida o tamanho de uma bolsa que melhor se adapta ao seu kit. Uma mochila fotográfica pequena vai te deixar na mão se você costuma levar muitos equipamentos grandes, mas se geralmente leva pouca coisa com você, uma mochila grande será um desperdício de dinheiro.

 

Conforto

É provável que você precise carregar a mochila e o conteúdo interno com você por várias horas ou até um dia inteiro, por isso é muito importante considerar a conveniência e o conforto de uma mochila fotográfica.

Se você está pensando em trazer uma pequena câmera com uma ou duas lentes igualmente diminutas, uma bolsa tipo mensageiro será a escolha natural. Ela é mais leve e pode ser trocada de lado com facilidade.

Se você precisa de muitas lentes diferentes e um corpo de câmera maior, você precisa de mais espaço interno e uma melhor distribuição do peso entre as tiras – uma mochila mais espaçosa e ergonômica provavelmente é a melhor opção nesse caso.

Ser capaz de acessar seu equipamento de uma maneira confortável também vale é algo que deve ser considerado. Isso geralmente é uma característica positiva nas bolsas tipo mensageiro, então você deve considerar se o espaço é mais importante que a rapidez de acesso no seu caso.

 

Discrição

As câmeras são alvos comuns de roubos e furtos, por isso é imperativo que você encontre uma bolsa que afaste não apenas as intempéries do dia-a-dia, mas também os criminosos.

Muitas bolsas de câmera virão com fechos com cadeados, zíperes com travas e outros impedimentos que dificultarão as tentativas dos ladrões de roubar seus equipamentos. Se Uma construção robusta – como o tipo mencionado na seção de materiais – os impedirá de rasgar ou cortar sua bolsa e chegar ao conteúdo interno.

O ideal é que a mochila fotográfica não tenha uma aparência diferente de uma mochila qualquer, para evitar chamar a atenção em primeiro lugar. Comprar uma bolsa que seja relativamente simples e discreta atrairá menos atenção de possíveis assaltantes. Evitar o roubo em primeiro lugar é a melhor maneira de evitá-lo.

 

Personalização

Muitas bolsas de câmera terão a capacidade de acomodar acessórios adicionais. Estas adições podem ser possíveis graças a divisórias, correias, interiores ajustáveis, adaptadores especiais e telas de velcro para bolsos extras. Quanto mais opções você tiver para adicionar acessórios, mais será possível personalizar cada kit, diminuindo o tamanho da mochila quando não precisar carregar muitas coisas e aumentando quando você precisar de vários acessórios diferentes.

Pode ser que agora você ainda não tenha muitos equipamentos para carregar entre sessões, mas com o tempo você provavelmente vai aumentar o seu kit e incluir mais acessórios nele. Uma mochila que permite adicionar bolsos a mais vai poder ser utilizada por mais tempo, se adaptando as mudanças nos seu equipamento principal.

 

Ergonomia

Mesmo que você tenha uma ótima mochila com incrível capacidade e proteção, será uma experiência ruim se levar muito tempo ou muito esforço para abrir o seu interior ou os bolsos externos. Você deve levar em consideração o quão é fácil usar uma mochila fotográfica de antes de comprar uma, incluindo como ela é aberta e fechada e quanto tempo esse processo demora.

Procure vários pontos de entrada e também pela qualidade de cada zíper. Ele é provavelmente o maior fator de ergonomia nas mochilas, tanto fotográfica quanto as normais. O zíper pode ficar preso nas costuras laterais ou não encaixar direito na base, o que o torna mais devagar e deixa a mochila menos segura. Sempre verifique a qualidade do zíper da mochila fotográfica para evitar o estresse posterior.

 

Tamanho e Peso

Tamanho e peso desempenham um papel importante na determinação do que constitui uma boa mochila fotográfica de viagem. Dependendo da qualidade do design e dos materiais, uma mochila fotográfica pode ou não ser muito pesada ou usar o espaço de maneira eficiente, e você também pode querer considerar se ele é compatível com sua altura e força.

O peso é influenciado pela quantidade e tipo de materiais usados. Certos materiais mencionados anteriormente, como lona ou couro, podem pesar mais, mas oferecem boa proteção e, se usados ​​de maneira inteligente, podem contribuir menos para a massa total. Se uma bolsa é mal projetada e tem muitos materiais supérfluos e decorativos, seu peso pode aumentar sem um bom motivo.

O tamanho, assim como o peso, resume-se a saber se a bolsa foi bem projetada ou não. Novamente, se houver muitos materiais extras usados, o tamanho aumentará. Por outro lado, se cada pequeno tecido for usado adequadamente e a estrutura for sólida, a bolsa será mais compacta e ainda oferecerá boa proteção.

 

mochila fotográfica mochila fotográfica barata
Mochila Fotográfica Vivitar Vivdks18 Mochila Fotográfica West Bolsas VMB LI
Cerca de R$ 380 Cerca de R$ 105
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.