Como comprar uma Smart TV – 2019

Como comprar uma Smart TV – 2019

Smart TV LG

Comprar uma TV inteligente (ou smart TV) pode ser emocionante, mas com tantas opções no mercado, também pode ser uma tarefa confusa. Considere estes quatro recursos principais para ajudar a reduzir sua decisão ao escolher um modelo.

As TVs inteligentes permitem que você transmita conteúdo digital, como filmes e vídeos online, via internet. Uma TV inteligente também pode permitir que você navegue na web, ouça música online e complete outras tarefas básicas de computação diretamente na tela da TV. Pode ser muito tentador se apressar em comprar uma TV smart, mas você pode acabar ficando com um aparelho inútil se não fizer uma boa pesquisa antes. É por isso que vale a pena fazer sua lição de casa e considerar suas opções para identificar o modelo que é certo para você.

TV inteligente

 

Dicas rápidas

Se você está com pressa, aqui estão as coisas mais importantes a considerar antes de comprar uma televisão.

  • Não compre um televisor com resolução inferior a 4K (ou seja, evite smart TVs com resolução de 1080p ou menos), assim você não vai precisar de uma TV mais nova pelos próximos anos.
  • Espere pagar cerca de R$ 2.500 por uma TV 4K de 50 a 55 polegadas e pelo menos R$ 5.000 em um modelo de 65 polegadas.
  • Não compre uma TV com taxa de atualização inferior a 120 Hz.
  • Procure um conjunto compatível com HDR, que ofereça cores mais realistas e melhor contraste. Não se esqueça que apara aproveitar esse recurso, a mídia que você está assistindo deve ser compatível.
  • Os televisores OLED possuem uma qualidade de imagem muito maior do que um LCD LED típico, mas são consideravelmente mais caros.
  • Procure pelo menos quatro portas HDMI; Os compradores de TVs 4K devem pesquisar sobre a compatibilidade do aparelho desejado com a transmissão HDCP.
  • TVs curvas são uma moda passageira e cara. Eles não beneficiam a qualidade da imagem e diminuem o angulo de visão.
  • Atualmente, a maioria das TVs modernas são “TVs inteligentes” ou “smart TVs”, com fácil acesso ao Netflix e a outros aplicativos on-line. Não seja levado a pensar que isso é uma vantagem exclusiva de uma marca ou modelo.
  • Planeje comprar um Soundbar para obter o melhor áudio possível. Os alto-falantes da TV são piores hoje em dia porque as telas são mais finas.

 

Melhores Smart TVs

Samsung 49MU6120 – 49″ polegadas

Aproveite todos os detalhes de uma das melhores resoluções do mercado com a certificação das principais associações internacionais do setor, com imagens em 4K. Possui o recurso HDR Premium, um novo patamar de brilho e contraste que te permite visualizar claramente diferenças entre as cenas claras e as escuras, melhorando o contraste de maneira única. Essa TV conta com três entradas HDMI e duas entradas USB, além de um processador quad-core para dar conta das funções smart mais avançadas, e muitos modos de vídeo como UHD Diming e o Modo Filme.

Você pode assistir ao seu conteúdo preferido em apenas 3 cliques: com um simples clique em seu controle, acesse a tela inicial com seus conteúdos, aplicativos, configurações, dispositivos e canais de TV. Se preferir, utilize o App Smart View e controle a sua TV inteiramente pelo seu smartphone. Além de filmes e seriados, você também pode aproveitar gráficos muito mais nítidos de jogos. Além de aproveitar ao máximo o poder dos consoles da nova geração, você ainda pode jogar seus games favoritos do PC por streaming ou pelo exclusivo Steam Link.

Com 4 vezes mais detalhes que a resolução Full HD, a Samsung garante o melhor da tecnologia 4K com painéis “RGB” genuínos em suas TVs UHD. Essa é a melhor opção custo benefício do mercado, com vários recursos e uma enorme tela por um preço baixo.

LG 50UK6510 – 65″ polegadas

tv 4k lg

A TV LG 50UK6510 é uma TV 4K possui muitos recursos e é extremamente fina. É uma TV com tecnologia LED, uma tela muito grande e com uma qualidade de imagem incrível. A sua taxa de contraste e a taxa de atualização de 60Hz produzem imagens de alta qualidade, nítidas e sem borrões ou atrasos visíveis. Seu tempo de resposta é muito curto, o que a torna ideal para imagens rápidaz e com muitos movimentos, como futebol e outros esportes, filmes e vídeo games.

Ela pode reproduzir mídia HDR, deixando o conteúdo compatível com cores muito mais realistas e vibrantes. Além das qualidades técnicas, essa TV conta com um recurso que ainda é raro por aqui: uma inteligencia artificial própria. Usando o controle Smart Magic, você pode falar instruções e comandos para que a inteligencia artificial os execute, bem mais fácil do que mexer em menus ou escrever qualquer coisa. Com esse recurso você pode abrir aplicativos, acessar configurações e até mesmo navegar pela internet usando somente sua voz. Na parte de conectividade, essa TV possui duas entradas USB e quatro HDMI.

 

Resolução da tela: 8K, 4K ou HD

Resolução descreve o número de pixels que compõem a imagem em uma exibição, descrita em termos de linhas horizontais e colunas verticais. Mais pixels se traduzem em imagens mais nítidas e detalhes mais refinados, então a resolução mais alta é (quase sempre) melhor.

Por muitos anos, a resolução 1920 x 1080, também chamada de full HD, tem sido o padrão e ainda é a resolução mais comum em TVs em todo o mundo. No entanto, os fabricantes de TV estão mudando rapidamente para os aparelhos Ultra HD (também chamados de 4K). Esses modelos 4K têm quatro vezes o número de pixels das telas atuais de HDTV. Estamos falando de 2.160 linhas horizontais ou 3840 x 2160 pixels.

O maior benefício das TVs 4K é que pequenos objetos na tela têm mais detalhes, incluindo texto mais nítido. No geral, as imagens parecem mais ricas e mais realistas do que em uma HDTV, mas os benefícios podem ser sutis. A imagem mais nítida também tem o benefício adicional de permitir que você visualize confortavelmente a tela a uma distância mais curta, tornando as TVs maiores mais confortáveis ​​de serem vistas em uma casa de tamanho normal.

Vídeos em Ultra HD estão ficando mais fáceis de achar por aí, apesar de ainda não serem o padrão mais comum. Vários serviços de streaming, como Netflix, Amazon Video e até YouTube começaram a oferecer conteúdo em 4K, então eles são a melhor opção para encontrar facilmente filmes e programas em 4K. Embora os discos Blu-ray ultra HD estejam se tornando mais comuns, eles ainda são mais raros do que o padrão 1080p. Os canais de televisão brasileiros, tantos os canais abertos quanto fechados, ainda não adotaram esse padrão, e também não existe previsão de adoção. Se você assiste somente transmissão de TV, o 4K é um desperdício, mas hoje em dia todo mundo assina serviços de streaming, que é onde o conteúdo 4K está reunido.

As primeiras TVs 8K acabam de chegar ao mercado, com a Q900 8K da Samsung chegando primeiro e mais de outros fabricantes sendo lançados em seguida. Esses monitores quadruplicam a resolução vista nos aparelhos 4K, oferecendo um salto gigantesco na qualidade da imagem, mas o conteúdo que pode aproveitar ao máximo essa resolução mais alta é extremamente limitado. Vai demorar pelo menos um ano ou dois até que os televisores 8K sejam recomendados para qualquer pessoa, simplesmente mal existe conteúdo produzido nessa resolução. Uma TV 8K pode ser uma boa para quem quer se preparar para o futuro, quando mais mídia for lançada nessa resolução, mas no momento isso é uma aposta, e a resolução 4K é recomendável para a maioria das pessoas.

 

HDR (High Dynamic Range)

HDR é um novo recurso dos aparelhos 4K Ultra HD e signifca alta faixa dinâmica, uma referência à sua capacidade de oferecer mais cores, mais níveis de contraste e maior brilho. O HDR é essencialmente uma atualização do formato 4K ou Ultra HD (não é aplicável a aparelhos Full HD de 1080p). É um recurso extremamente útil, mas que é atrapalhado pela falta de padronização.

O padrão básico para conteúdo de faixa dinâmica alta é chamado HDR10, conforme estabelecido pela UHD Alliance, um grupo comercial do setor. Dezenas de empresas estão apoiando essa especificação mínima básica para compatibilidade com HDR, então você verá “HDR10” ou “Ultra HD Premium” em um número crescente de aparelhos este ano.

Dolby Vision é uma versão mais exigente do HDR, criada e licenciada pelo pessoal que nos trouxe redução de ruído Dolby e som surround. Em teoria, um conjunto de Dolby Vision precisa atender a um conjunto mais rigoroso de critérios para exibir conteúdo HDR. Até agora, a Dolby Vision liderou o setor em termos de formatos proprietários de HDR.

Continua havendo alguma confusão no HDR. Atualmente, todos os aparelhos compatíveis com HDR do mercado são compatíveis com HDR10, mas o Dolby Vision é encontrado apenas em aparelhos que atendem aos padrões técnicos da Dolby e pagam taxas de licenciamento pelo padrão. No entanto, o Dolby Vision tornou-se rapidamente o padrão do setor para conteúdo HDR e pode ser encontrado em modelos premium da maioria das marcas (incluindo LG e Sony).

A Samsung introduziu seu próprio formato HDR premium, chamado HDR10 +, para todas as suas TVs inteligentes. (Sim, os nomes da Samsung tornam as coisas ainda mais confusas.) Embora o formato HDR10 + ofereça uma excelente experiência de visualização, é muito menos comum que o Dolby Vision, com conteúdo HDR10 + oferecido no Amazon Prime Video e alguns Blu-rays UHD. Ainda mais problemático, muitos players de Blu-ray UHD não suportam HDR10 +, portanto, suas opções são ainda mais limitadas se você quiser dar uma olhada no formato HDR proprietário da Samsung. Você ainda poderá desfrutar do formato HDR10 mais básico através de qualquer reprodutor ou TV compatível com HDR, mas não do formato HDR10+. E a confusão não acaba por aqui.

Tanto a Technicolor quanto a IMAX também trouxeram seus próprios padrões de propriedade para o mercado, chamados Technicolor Advanced HDR e IMAX Enhanced, respectivamente. Ainda é muito cedo para saber se um desses formatos mais recentes terá muito impacto no mercado.

Não há muita programação HDR disponível, mas isso está começando a mudar. Existem algumas dezenas de filmes no novo formato de disco Blu-ray 4K, com um número crescente de programas HDR disponíveis através de serviços de streaming, como Amazon Prime e Netflix. Muitos jogos também estão sendo lançados com compatibilidade para HDR. No geral, qualquer TV que possua HDR possui vantagens sobre as que não tem e a imagem sempre vai ser mais colorida e nítida, mas por causa dessa confusão de padrões, nem sempre você vai obter a capacidade teórica máxima de cores.

 

Relação de contraste

A taxa de contraste descreve a faixa de níveis de brilho que um aparelho pode exibir. Melhores taxas de contraste exibem sombras e matizes mais sutis e, portanto, melhores detalhes. No entanto, a maneira como os fabricantes medem essas proporções varia muito. De fato, a especificação foi tão completamente desacreditada que, se um vendedor a usar como uma suposta vantagem, você deveria comprar em outro lugar.

Cada fabricante usa um método diferente para especificar o contraste, as vezes isso varia de modelo para modelo dentro de uma mesma marca. Você pode pesquisar análises de usuários para saber se uma determinada TV realmente tem uma taxa de contraste boa o suficiente. É melhor ver por si mesmo como uma TV exibe detalhes das sombras, encontrando um filme com cenas escuras e vendo quão bem ele revela detalhes nas sombras, um filme de Harry Potter pode ser usado para teste, por exemplo. Experimente o brilho, a nitidez e outras configurações da imagem da TV antes de fazer um julgamento final. (Dica: selecione o modo “filme” ou “cinema” na opções da TV)

As melhores TVs terão níveis profundos de preto escuro, enquanto as telas menos caras brilham com um cinza escuro, mesmo quando deveriam aparecer em preto. Esses cinzas são chamados de “níveis elevados de preto” e são um problema comum em TVs LCD menos avançadas.

 

Conexão com fio versus conexão sem fio

Com uma TV inteligente, você pode trazer as maravilhas da Internet para a tela da sua televisão. Se você quer ver seus programas de TV favoritos, baixar filmes on-demand ou navegar na Internet em uma tela maior, esses televisores permitem que você aproveite ao máximo sua conexão com a Internet e aproveite o conteúdo online.

  • Se você tiver um roteador sem fio, escolha uma TV com wireless embutido para que você possa se conectar à Internet sem usar um cabo.
  • Se você não possui um roteador sem fio, opte por uma TV com fio. Você ainda poderá acessar a Internet, mas você precisará localizar sua TV pelo seu roteador e usar um cabo Ethernet para conectar os dois.
  • Algumas TVs inteligentes oferecem conexões com e sem fio, portanto, se você não tiver certeza, opte por uma TV que permite alternar entre as duas.
  • Você também poderá optar por usar um aparelho externo para acessar a internet, como o Chromecast ou a Apple TV, que se conectam a TV via entrada HDMI.

 

Aplicativos de TV

As TVs inteligentes vêm com aplicativos que você pode usar para acessar conteúdos online e ampliar suas opções de entretenimento além do disponível pelo seu provedor de TV a cabo tradicional.

Muitas smart TVs contam com aplicativos para usar suas redes sociais, saber das últimas notícias, ver a previsão do tempo ou acessar serviços de streaming como o Netflix. Escolha uma TV com a mais extensa seleção de aplicativos se você planeja usar sua TV como você usa o seu smartphone ou tablet. É importante verificar os aplicativos disponíveis pela fabricante antes de fazer sua compra, caso contrário, você precisará usar um aparelho externo, como um Android Box, para realizar essas tarefas.

 

Conectividade com o computador

Conectar sua TV inteligente ao seu computador agora é mais fácil do que nunca. Para acessar fotos, música, filmes e jogos do seu computador através da tela grande da TV, veja as portas do seu computador disponíveis em seu computador e verifique se o modelo de TV desejado é compatível.

A maneira mais fácil e comum de conectar os dois dispositivos é com um cabo de interface multimídia (HDMI) de alta definição, então procure um modelo com mais portas HDMI do que você precisa para dispositivos de jogos e reprodução de vídeo. Alguns computadores possuem entradas Displayport, nesse caso você irá precisar de um adaptador especial para conecta-lo a TV.

 

Serviços de transmissão suportados

Os serviços de streaming ou de mídia on-demand suportados pela TV permitem que você consiga ver seus programas e filmes a qualquer momento. O Netflix é o mais conhecido destes serviços, mas outras opções incluem o Google Play, o iTunes e o Amazon Prime Video.

Escolher um serviço de streaming não é apenas um caso de encontrar conteúdo comercial de qualidade, mas também descobrir qual serviço atende melhor às suas necessidades. Para aproveitar ao máximo a seleção crescente de programas de TV e filmes, assegure-se de que sua TV seja compatível com o seu serviço de streaming preferido.

 

tv 4k lg
Smart TV 4K Samsung 49MU6120 Smart TV 4K LG 50UK6510
49″ polegadas

Ultra HD 4K

60Hz

50″ polegadas

Ultra HD 4K

60Hz

Cerca de R$ 2.780 Cerca de R$ 2.300
Compre online Compre online
Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.