Melhor manche para simulador de voo – 2020

Melhor manche para simulador de voo – 2020

controle de voo flight stick

Os jogos de simulação de voo evoluíram muito nos últimos anos. Os gráficos sozinhos estão ficando cada dia mais realistas e vivos o tempo todo. Acompanhando esse progresso, os controles para simuladores de voo, chamados de manches para simulação, flight stick  ou controle HOTAS, também estão evoluindo muito. Ele está se tornando cada vez mais parecido com a realidade, ao mesmo tempo, sua crescente popularidade o tornou mais barato. Um dos acessórios de jogos mais populares é o controle de manche para jogos.

controle de voo flight stickmanche para PC stick x
Thrustmaster T-16000M Fcs Flight PackThrustmaster T-Flight Stick X
Cerca de R$ 2.090Cerca de R$ 405
Compre onlineCompre online

Se você gosta de jogar simulações de voo ou de exploração espacial, então você precisa ter um controle de manche. Alguns dos melhores são muito parecidos com os de verdadeiros cockpits, e eles tornam a simulação de voos muito mais realista e divertida.

Então esqueça o teclado e o joystick comum e dê uma olhada em alguns dos melhores manches para jogos do mercado e eleve suas simulações de voo para o próximo nível.

Melhor manche para jogos: Thrustmaster T-16000M FCS Flight Pack

controle de voo flight stick

Se você quer a experiência completa de um jogo de simulação de voo, então você precisa ter todos os controles de um piloto de verdade. O Thrustmaster T16000M FCS Flight Pack possui ambos os controles de mão e também pedais de leme. Você definitivamente terá a experiência completa com este controlador para simuladores de voo.

A Thrustmaster dedicou seus 25 anos de experiência em controladores de simuladores de voo para atender à crescente demanda de simmers de vôo em geral, colocando em uma só embalagem os principais controladores.

O FCS T.16000M Flight Pack foi projetado para pilotos virtuais avançados que buscam controles abrangentes e realistas como alternativa ao uso do mouse e teclado ou do joystick tradicional.

É composto pelo manche FCS (Flight Control System) T.16000M, pelo regulador de pressão TWCS (Thrustmaster Weapon Control System) e pelo TFRP (Thrustmaster Flight Rudder Pedals). O T.16000M FCS FLIGHT PACK é compatível com PC via USB no Windows 10, 8, 7 e Vista (32 bits e 64 bits).

O FCS T.16000M possui 4 eixos independentes, incluindo leme de torção (controlado pelo giro do stick) e acelerador progressivo, 16 botões de ação com identificação de botão físico em estilo braille, um comutador de oito pontos de vista (PoV) e um gatilho ergonômico. Seus marcantes detalhes em laranja e iluminação de fundo trazem a imersão dos jogadores para um nível totalmente novo.

Características principais do T-16000M Fcs Flight Pack:

  • Compatível com PC (Windows 10, 8, 7 e Vista, 32 bits e 64 bits)
  • Joystick totalmente ambidestro
  • 16 botões de ação com identificação de botão físico em estilo braille
  • Software T.A.R.G.E.T incluso

 

Melhor manche para jogos barato: Thrustmaster T-Flight Stick X

manche para PC stick x

Outro manche para simuladores da Thrustmaster, esse flight stick é um acessório barato e muito bem projetado, permitindo que você tenha uma experiência mais realista sem gastar mais de mil reais em um controle profissional. Ele é um dispositivo plug and play para computador e PS3, conta com um sistema de estabilidade na base e controle ajustável de resistência.

O T-Flight Stick X possui 12 botões, que são previamente configurados para alguns jogos populares de simulação de vôo e também são muito bem posicionados, permitindo um fácil acesso em qualquer momento e sem cansar as mãos durante vôos mais longos. Além das pré-configurações, ele permite programar os 12 botões para se adequar a qualquer jogo e é capaz de salvar as configurações do usuário na memória interna. Confira a lista de jogos pré-configurados:

  • Flight Simulator X
  • Afterburner Climax
  • Blazing Angels 2
  • Birds of Steel
  • IL-2 Sturmovik Birds of prey
  • Tom Clancy’s H.A.W.X
  • Tom Clancy’s H.A.W.X.2

Ele conta com uma alavanca que controla a potência do motor (throttle) localizada na base e o seu joystick é capaz de rodar para esquerda/direita horizontalmente, o que permite controlar o leme dos aviões de uma forma muito intuitiva e prática. O controle do nível de resistência também permite fazer ajustes mais ou menos finos, dependendo da preferência do usuário e da aeronave simulada.

Sua base é muito estável e bem pesada, evitando que o controle saia do lugar ou fique escorregando pela mesa, e ela também funciona como um descanso de mão. Um ponto negativo é a falta de compatibilidade com consoles da nova geração, funcionando apenas no Playstation 3 e no PC. Se você joga em um desses sistemas e quer um manche simples e eficiente para deixar suas simulações mais divertidas e realistas, o T-Flight Stick X é a melhor opção

Características principais do T-Flight Stick X:

  • Compatível com PC (Windows 10, 8 e 7, 32 bits e 64 bits) e PS3
  • Pré-configurado para sete jogos
  • 12 botões programáveis
  • Ajuste do nível de resistência

 

Recursos essenciais para um controle de simulação de voo

Conforto

Jogadores sérios podem passar bastante tempo jogando seus simuladores favoritos, então o conforto é muito importante. A última coisa que você quer é que suas mãos comecem a doer ou desenvolvam uma lesão por esforço repetitivo. Escolha um manche de voo que tenha um design ergonômico para que seus dedos e mãos envolvam o bastão e o acelerador de maneira natural. A posição dos botões também deve ser natural e confortável para tornar a experiência de jogo mais realista e divertida mesmo que você dedique várias horas a esse hobby.

Tensão

A tensão do leme é uma questão de preferência pessoal. Alguns gamers preferem seu stick um pouco solto para movimentos fáceis e fluidos, enquanto outros gostam do stick um pouco mais apertado para melhorar a precisão e evitar erros de movimento.

Felizmente, os modelos mais novos de bastões de voo têm tensão ajustável para que o usuário possa melhorar o conforto e o controle de sua unidade para atender às suas preferências pessoais. Para a maioria dos jogos de múltiplos usuários, especialmente onde a simulação de voo é um fator, uma tensão rígida pode resultar em movimentos poucos naturais. Uma das melhores maneiras de testar a tensão do braço é experimentar o bastão em naves de alta precisão, como helicópteros ou algo similar.

Acelerador

Alguns dos melhores controladores de voo vêm com um acelerador separado, tornando-o mais realista e fácil de usar. Isso significa que você pode operar confortavelmente o leme com uma mão e o acelerador com a outra. Cada um vem com seu próprio conjunto de botões para as várias funções diferentes, que geralmente podem ser remapeadas conforme cada simulador ou usando softwares próprios. O acelerador deve ter um pouco de resistência para que você possa manobrar a sua aeronave em particular com a quantidade certa de resistência.

Rotação do Eixo Z

O eixo Z basicamente se refere a mover o joystick para a esquerda ou para a direita. Em essência, isso controla o guincho dos jogos de simulação de vôo. Ao olhar para um stick de voo, você deve manter em mente toda a gama de movimentos possíveis. Os controladores de simulação de voo mais novos têm pedais separados e os usuários tendem a usá-los para essa finalidade.

Peso

Se você estiver usando apenas um joystick, o peso pode ser um grande problema. Se a unidade for muito pesada, você começará a sentir as consequências depois de um tempo. No entanto, quando você está olhando para um joystick e um acelerador separados, é realmente melhor se a unidade tiver um pouco de peso, pois você os instalará em uma mesa ou escrivaninha.

Se eles forem frágeis demais, o controle vai acabar deslizando ao redor da mesa, o que afetará seriamente os movimentos. Um pouco de peso ajudará a manter a unidade ancorada, o que tornará a experiência de jogo mais realista e agradável.

Botões e Interruptores

O principal objetivo de um controle HOTAS é a facilidade de uso. Todos os botões e interruptores devem ser colocados estrategicamente na alavanca do acelerador ou nos demais controles da unidade. Isso permite que o jogador opere as várias funções do cockpit e voe com sua aeronave de simulação sem precisar tirar as mãos e os dedos dos controles.

Em suma, a ideia é ter acesso a todas as várias funções e recursos na ponta dos seus dedos, assim como você faria em um cenário de voo real. Mais uma vez, a ergonomia desempenha um papel importante no controle. Sua mão deve caber naturalmente sobre o manche e o acelerador e você deve ser capaz de manobrar e usar os botões e interruptores em movimentos fáceis e fluidos.

 

Por que devo comprar um flight stick?

Se você é um piloto virtual sério e adora os jogos de simulação de voo, você realmente só vai poder sentir a melhor experiência possível usando um controle especial para esse tipo de game.

Um stick de voo irá tornar os seus tempos de resposta para as várias ações do seu jogo muito mais rápidas, o que lhe dará uma grande vantagem em relação aos ajustes mais precisos, e também vai tornar a experiência muito mais divertida e fluida em relação aos controles tradicionais que nada lembram um equipamento de voo.

Muitos usuários de controles tradicionais podem não ver as vantagens de um flight stick por estarem acostumados com o equipamento atual, mas uma vez que se experimente um controle de voo dedicado, qualquer um vai sentir a diferença na precisão e no realismo. Além disso, hoje em dia existem muito mais opções de controles de voo no mercado do que a alguns anos atrás e eles também ficaram mais em conta.

Por todos esses motivos, não existe motivo para um jogador de simuladores de voo não investir em um bom controlador de voo.

 

Controle tradicional VS. Controle para simulação de voo

Quem está acostumado a jogar com um controle comum e trocou por um controle de voo pode sentir uma certa dificuldade no começo. Não é surpreendente, considerando que você pode segurar um joystick tradicional em ambas as mãos bastante confortavelmente e todas as funções estão ao seu alcance, além dele ser o tipo de controle mais comum, muitos de nós os usam desde criança.

Ao se adaptar a um controle de simulador de voo, pode ser difícil no começo porque é preciso aprender a manobrar o manche e o acelerador, que possuem mais funções e são manobrados de uma maneira bem mais complexa e realista. Mas quando se pega o jeito, com apenas alguns dias de uso, não há como voltar atrás.

O controle de vôo dá ao jogador uma experiência muito mais realista e completa. Uma outra coisa que você vai perceber depois de passar do controle comum para o flight stick é que se pode jogar uma simulação de voo com muito mais facilidade pois você vai ter acesso a mais comando de uma só vez.

No geral, um stick de voo não tem concorrência quando se trata de simulações de voo. Claro, cada jogador vai se ater às suas próprias preferências pessoais.

 

Controle para simulação de voo VS. Joysticks e mouse/teclado

Quando se trata de jogos, tudo se resume a preferência pessoal. Mas o motivo principal pelo qual o flight stick é superior aos controles tradicionais para jogos de simulação de voo é a experiência muito mais realista. Muitos dos bastões de voo de hoje foram projetados com o realismo em mente e muitos até já foram modelados a partir de aeronaves militares.

Enquanto os fãs obstinados dos joysticks e do mouse e teclado juram que o método antigo é melhor, nada pode ser comparado à experiência em tempo real de usar um manche de voo porque eles garantem o acesso a muitas mais funções ao mesmo tempo, além de um sensor muito mais sensível e projetado para os movimentos que um piloto real faria.

Adicione a isso itens relacionados como o acelerador e pedais separados e se você configurar seu equipamento no ambiente certo, você aproveitará ao máximo sua experiência de simulação.

 

Configurações de jogabilidade

Como você configura seu equipamento de jogos pode ter um grande impacto na qualidade do seu jogo. A primeira regra da sua configuração de jogo é apenas conectar o que você precisa para cada tipo e nível de simulação. Para obter a melhor experiência, é uma boa ideia configurar o seu equipamento de jogo o mais próximo possível do seu modem ou conectar o computador ou console a internet diretamente via cabo de rede.

Além disso, dependendo de quantas horas de jogo você pretende investir em cada gameplay, você deve ter certeza que os controles de voo estão bem estáveis e não vão escapar ou escorregar pela mesa e pelo chão. A tela e cadeira devem estar posicionadas pensando na postura ideal, do contrario você pode acabar sentindo dores ou cansaço.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.