Melhores Aspiradores Para Piscina – 2021

aspirador de piscina automático

Um aspirador para piscina facilita muito o trabalho de manter piscinas limpas durante todo o ano, e existem modelos perfeitos que cabem em qualquer orçamento. Com o aspirador para piscinas certo, você pode reduzir horas de manutenção e limpeza, coletando qualquer sujeira e detritos que naturalmente se acumulam no fundo.

aspirador robô para piscinas 

aspirador para piscinas 

Aspirador Robô para Piscina RB2 SodramarAspirador de Sucção Para Piscina Pool Vacuum BestWay
Cerca de R$ 6.400Cerca de R$ 350
Compre OnlineCompre Online

Para desfrutar ao máximo da sua piscina durante todo o verão, você precisa que ela esteja limpa. Mesmo usando produtos químicos e bombeando a água constantemente, a maioria das piscinas vai acumular detritos mais pesados ao longo do tempo, e o jeito mais fácil e rápido de se livrar deles é com um aspirador de piscinas.

Existem muitos modelos diferentes para escolher, isso pode deixar a compra mais confusa. Por isso nós criamos esse guia de compra com tudo o que você precisa saber sobre aspiradores de piscina. Confira agora a análise dos melhores modelos, quais são os diferentes tipos disponíveis e como utilizá-los da maneira mais efetiva.

Aspirador para Piscina Automático RB2 – Sodramar

aspirador robô para piscinas

 

Automático – Até 12 Metros

Compre Online

Esse é o aspirador robô para piscina mais bem avaliado do mercado, sendo um aparelho versátil e que pode limpar toda a piscina sozinho. Tudo o que ele precisa para efetuar a limpeza é de um ponto elétrico, sendo um aparelho bivolt. Não precisa conectá-lo a bomba de água. O aparelho possui um filtro interno capaz de reter micro-partículas de sujeira, que pode ser retirado e limpo facilmente.

Seu mecanismo de limpeza é duplo, com escovação da superfície e aspiração, efetuando uma limpeza mais efetiva e capaz de lidar com detritos pequenos e limo. O RB2 ainda é capaz de subir e limpar desníveis e paredes. Pode ser usado em qualquer material, incluindo gunite (concreto projetado) e azulejo.

 

Aspirador de Piscina Manual Pool Vacuum – BestWay

aspirador para piscinas

Manual – Até 6 Metros

Compre Online

Uma opção muito mais barata para limpar sua piscina e que não exige energia elétrica, esse aspirador de sucção da BestWay facilita a limpeza de estruturas permanentes e de plástico. Ele precisa ser conectado ao filtro da piscina, e já vem com uma mangueira própria. Ao contrário do modelo analisado acima, esse aspirador deve ser operado pelo usuário.

Funciona da mesma maneira que um aspirador doméstico, o usuário vai passar o bocal pelo piso da piscina utilizando um cabo de 2.80 metros e a sujeira vai ser aspirada para o filtro. É um modelo simples e que exige um pouco de esforço do usuário, mas é muito mais simples e rápido do que uma limpeza manual.

 

Tipos de aspiradores de piscina

Os tipos de aspiradores para piscina variam conforme autonomia e modo de funcionamento. Na parte da autonomia, existem os modelos semi-manuais, que se movem sozinhos mas de maneira aleatória conforme o fluxo de água, e os modelos automatizados, ou aspiradores robôs. Na parte da infraestrutura, existem modelos que funcionam utilizando uma simples mangueira, enquanto os mais complexos são conectados a bomba e o filtro da piscina.

 

Aspirador para piscina automático / Aspirador para piscina robô

Os aspiradores robóticos para piscina possuem dois subtipos. Um tipo funciona como uma unidade independente que é conectada a uma tomada elétrica e possuem um compartimento próprio para armazenar a sujeira. O outro tipo se conecta ao skimmer (coadeira) de sua piscina e utilizam a sucção da bomba do filtro para impulsionar o aspirador por toda a piscina.

A escolha entre os dois tipos depende do design da sua piscina, pois os preços costumam ser similares. Independente do seu modo de funcionamento, os aspiradores automatizados são os mais práticos por fazerem o trabalho de limpeza praticamente sozinhos. Alguns possuem computadores internos e sensores que podem mapear sua piscina e garantir que toda a superfície seja limpa. Alguns também podem escalar as paredes até o nível da água.

 

Aspirador para piscina de pressão

Os aspiradores de pressão utilizam um fluxo de água para impulsionar o limpador em toda a sua piscina e criar um vácuo que suga a sujeira para dentro de um compartimento. A água devolvida à piscina alimenta o aspirador, mas alguns modelos exigem uma bomba auxiliar adicional para funcionar em piscinas muito grandes. Ao contrário dos aspiradores automáticos, os aspiradores de pressão não usam o sistema de filtragem da piscina para filtrar os detritos. Os limpadores de pressão usam um saco de filtragem para conter a sujeira e os detritos, aliviando a pressão e o desgaste do sistema de filtragem.

Por dependerem do fluxo de água para se movimentarem, eles geralmente não funcionam muito bem para piscinas grandes, onde muitas áreas podem não ser cobertas. Para piscinas menores, um aspirador de sucção é uma boa maneira de ter uma limpeza quase automatizada gastando bem menos do que em um aspirador para piscina elétrico.

 

Aspirador de piscina manual

Um aspirador de piscina manual fica preso a um longo poste que é segurado pelo usuário fora da piscina, que o conduz sobre as superfícies a serem limpas. É praticamente como usar um aspirador comum. Ele é conectado a sucção da bomba de filtragem da piscina e sua haste costuma ser expansível. Essa é a opção mais barata de todas. No entanto, você precisará operá-lo fisicamente e em intervalos regulares, ao contrário das opções acima que não requerem interação com o usuário e fazem o trabalho sozinhas.

 

Como escolher o aspirador para piscina certo

Sua primeira preocupação será, sem dúvida, a eficiência do aspirador. Afinal, não vale a pena investir em um aspirador para piscina que não limpa nada. Uma coisa que influencia o desempenho do limpador de piscina é a pressão que ele produz. Assim como uma lavadora de alta pressão pode remover manchas no exterior de sua casa, a quantidade certa de pressão pode remover toda a sujeira da superfície da piscina.

Os detritos grandes são outro desafio que o limpador de piscinas enfrentará. Isso geralmente se resume à sucção. Quanto mais forte for a sucção do limpador de piscina, maior será a probabilidade de ele conseguir coletar os itens mais teimosos, como as folhas. Alguns produtos de limpeza têm bocais especiais para detritos maiores acumulados no fundo das piscinas.

Para aspirar todas as superfícies das piscinas, o aspirador precisará ser leve o suficiente. Isso serve tanto para os manuais, pois você terá que manobrá-los, quanto para os elétricos, que dependem do motor para se movimentar.

Para os aspiradores robôs, também será necessário ter sensores integrados que possam determinar exatamente quais áreas da piscina precisam ser limpas e que possam manobrar em escadas e desníveis. Quanto mais automático for esse processo, menos tempo você terá que gastar se preocupando em manter sua piscina limpa.

Mesmo o melhor aspirador de piscina elétrico pode ficar preso em alguma área específica de algumas piscinas, especialmente as que possuem formatos não convencionais. Preste muita atenção a essas áreas problemáticas e certifique-se de verificar sua piscina durante os meses quentes do ano para garantir que o limpador não fique preso.

 

Limpeza adicional de piscinas

Existem muitos mitos em torno das piscinas e da limpeza, incluindo o equívoco de que o cloro mata todos os germes. Embora a combinação certa de produtos químicos elimine os germes, esse processo leva tempo. Isso significa que, infelizmente, alguns germes podem sobreviver até mesmo em uma piscina bem tratada por dias. Além de manter a superfície da piscina limpa com um aspirador de piscina, você também precisa do equilíbrio certo de pH e cloro para mantê-la segura.

Se você possui sua própria piscina, deve testar o pH da água todos os dias antes de seu primeiro mergulho para se certificar de que os níveis não caíram ou subiram para uma faixa perigosa durante a noite. O pH deve estar entre 7.2 e 7.6.

 

Adequação ao material da piscina

Enquanto alguns limpadores de piscina podem lidar com todos os tipos de superfície, outros funcionam melhor com uma variedade menor de materiais. Em alguns casos, as os aspiradores de sucção são ideais para gunite (concreto projetado ou pulverizado) ou gesso, mas não funcionam tão bem em superfícies de vinil, comuns em piscinas acima do solo ou de secagem rápida.

Leia as recomendações dos fabricantes para ver qual é o melhor modelo para sua piscina. Lembre-se de que a maioria dos limpadores de piscina usa sucção uniforme para uma aspiração eficaz, portanto, uma superfície irregular como seixos ou ladrilhos pode ser difícil de limpar completamente.

 

Tamanho da piscina

A maioria dos fabricantes de aspiradores para piscinas especifica uma capacidade máxima de cobertura para suas unidades. Embora você possa usar um aspirador com uma capacidade máxima compatível com uma piscina de 10 metros em uma piscina de 15 metros, o desempenho não será o ideal e muitas áreas podem não ser aspiradas.

Na mesma nota, alguns fabricantes especificam uma gama de tamanhos de piscina devido aos comprimentos de mangueira que são inclusas junto com o aspirador. Como muitos proprietários já possuem mangueiras adicionais, então adicionar uma extensão ou trocar a mangueira completamente pode não ser um problema. Mas se um aspirador para piscina usa um software para se locomover, ele pode acabar andando em círculos em uma piscina muito maior do que a área máxima descrita pelo fabricante.

Além disso, quanto mais mangueiras você conectar uma nas outras, maiores serão as chances de o aspirador para piscina ficar preso nela. Se prefere que o aparelho limpe tudo sozinho, sem precisar de supervisão, você precisará conectar a quantidade certa de comprimento de mangueira.

 

Dicas

A coisa mais importante na hora de comprar um aspirador para piscina é entender como cada modelo funciona, já que alguns exigem somente o uso de uma mangueira, enquanto outros se acoplam a bomba da piscina, que você já deve ter instalado. Para obter melhores resultados, você precisará verificar se o limpador é compatível com a bomba que você possui. Saber se o modelo escolhido funciona com uma bomba de alta pressão ou de baixa pressão é um bom começo.

A pressão desempenha um grande papel na eficiência do limpador de piscina. Alguns modelos são alimentados por jatos duplos. Eles não apenas desalojam as sujeiras mais teimosas, mas também o fazem em menos tempo do que com uma pressão mais leve. Na hora de escolher entre alguns modelos que te chamaram a atenção, veja qual a pressão que cada um exerce.

Mesmo os melhores limpadores de piscina podem ter dificuldade em capturar detritos maiores, como folhas. Isso depende muito do bocal utilizado, então aspiradores para piscina com bocais maiores ou com bocais trocáveis vão fazer uma aspiração mais eficiente.

Se você tiver escadas ou desníveis, deve optar por um modelo automático mais leve, que possa subir em superfícies totalmente verticais. Quanto mais leve, menos esforço o motor deve fazer para levantar o aspirador. Isso também é importante para os aspiradores de piscina manuais já que você terá que fazer mais esforço para manobrar um modelo pesado.

Além da pressão, a sucção é um recurso importante em um limpador de piscina, ajudando você a obter os itens mais teimosos que outros modelos não conseguem. Alguns limpadores de piscina têm um design de três jatos de sucção que os ajudam a capturar detritos maiores e a resistir ao entupimento.

Uma coisa que você pode não pensar até que tenha seu limpador de piscina por um tempo são os emaranhados de cabos. Os aspiradores para piscina automáticos mais avançados possuem sensores que detectam os cabos, mas os modelos mais simples não possuem esse recurso. Para os modelos mais básicos, é importante ter a quantidade certa de cabo disponível de acordo com as instruções do fabricante.

Outro problema que pode acontecer é que certas áreas como ralos elevados ou pequenos desníveis podem travar os aspiradores para piscina. Os modelos mais avançados mapeiam essas áreas e as evitam, mas muitos podem ficar presos nesses lugares. Eles devem ser redirecionados manualmente caso isso ocorra.

A eficiência energética é outra consideração. Um bom aspirador para piscina deve aproveitar ao máximo a água que passa por ele, reduzindo o desperdício de energia e de água. Isso é ótimo para o seu bolso, pois as contas no fim dos mês serão mais baixas, e é ótimo para o meio-ambiente, pois a água é um recurso precioso que deve ser cuidado por todos.

Se sua piscina tem revestimento de vinil ou fibra de vidro, também deve considerar os pneus e a dureza das cerdas do aspirador para piscina, pois eles podem danificar os materiais mais delicados. As peças que entram em contato com o revestimento da piscina geralmente possuem texturas lisas ou são acolchoadas, mas esse pode não ser o caso em alguns modelos mais básicos.

A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você, a sua casa e ao seu bolso.