Melhor Amolador de Facas Elétrico – 2020

melhor amolador de facas eletrico

Além da qualidade do aço, manter uma boa afiação nas suas facas é essencial para cozinhar de maneira precisa. Se você cozinhar muito, é provável que suas facas comecem a sofrer desgaste com o tempo. É aí que entram os melhores amoladores de faca elétricos. Os afiadores elétricos mantêm sua faca afiada e pronta para cortar e filetar como os chefs profissionais! Tudo isso de maneira muito mais rápida e fácil do que uma afiação manual. Os amoladores elétricos são essenciais para a maioria das cozinhas.

afiador de faca eletricoamolador de faca eletrico
Amolador de Facas Elétrico Stang AnodilarAmolador de Facas Elétrico Alltech
Cerca de R$ 450Cerca de R$ 95
Melhor PreçoMelhor Preço

Embora o uso de uma faca cega seja inexplicavelmente difícil, recuperar uma faca sem fio e torná-la afiada como nova é surpreendentemente fácil com um afiador elétrico. Esse aparelho o ajudará a recuperar a nitidez e precisão das lâminas. Assim como existem muitos tipos de facas por aí, você também perceberá que existem muitos tipos de afiadores de faca, e logo perceberá que afiar e amolar facas manualmente com os métodos tradicionais simplesmente não é mais necessário.

Este artigo mostra os melhores modelos de afiadores elétricos do mercado e oferece uma visão geral detalhada de tudo o que esses aparelhos têm a oferecer. Você vai aprender como escolher o afiador elétrico ideal para você e também vai receber algumas recomendações de modelos específicos.

Melhor Amolador de Facas Elétrico – Stang Anodilar

afiador de faca eletrico

Esse amolador de facas elétricos é capaz de afiar facas lisas de qualquer tamanho e tipo de metal. Sua afiação é uniforme e suave, sem interferir nas características próprias de cada faca. Possui amortecimento de vibração para que a afiação seja mais eficiente e para que o motor fique mais seguro, uma base antiderrapante, funcionamento silencioso, é fácil de limpar e ajustar e consome pouca energia. Ele também ocupa pouco espaço na sua bancada.

 

Melhor Amolador de Facas Elétrico Barato – Alltech

amolador de faca eletrico

Esse amolador elétrico conta com duas etapas de afiação e um motor poderoso, capaz de afiar mesmo facas cegas rapidamente. Ele pode afiar facas lisas produzidas com qualquer tipo de metal e possui uma guia para apoiar a faca no ângulo desejado, permitindo que você faça qualquer ajuste necessário para se adequar a qualquer tipo de faca, mesmo as esportivas e táticas. O procedimento é simples e prático, deixando suas facas prontas para uso em menos de um minuto.

Como funciona um amolador de facas elétrico?

Um amolador de facas elétrico, também chamado de afiador de facas elétrico, afia e amola as lâminas das suas facas, tornando-as mais eficazes em cortar, fatiar, filetar e para uso geral. No passado a afiação de facas só podia ser realizada manualmente, com ajuda de pedras de amolar e polir e com tiras de couro (também chamado de strop). Depois vieram ferramentas elétricas como a lixadeira de cinta e o moto esmeril. O afiador de facas elétrico é a última evolução dessa técnica, combinando a rapidez das ferramentas elétricas com um tamanho bem menor.

O processo de afiação funciona ao pressionar o fio de corte contra uma superfície dura e áspera, como uma pedra ou lixa. Esse processo afina o metal, retirando o material antigo da superfície e tornando o fio mais fino, o que deixa a faca mais afiada. O ângulo utilizado e o grau de aspereza da superfície modificam o resultado final, isso é importante já que existem lâminas para diversos fins.

A maioria dos afiadores de facas elétricos comerciais utiliza materiais abrasivos como diamante ou outras partículas de pedras preciosas para obter o melhor afiamento possível. Os melhores afiadores de faca elétricos geralmente utilizam um processo de vários estágios para obter uma ponta da navalha e uma ponta fina.

  1. O afiador elétrico é ligado e começa a vibrar em alta velocidade.
  2. A lâmina da faca é inserida no afiador e pressiona contra os abrasivos vibratórios.
  3. O processo continua por um minuto ou dois, enquanto o metal antigo é retirado para revelar um novo material afiado por baixo.
  4. A lâmina é removida do afiador para polimento manual, deixando bisel (também chamado de plano de desbaste) e o fio de corte limpos.

Esse é o processo básico. Você obtém uma faca afiada sem o incômodo e o esforço de lixar e amolar manualmente até atingir o resultado desejado. Mas isso não é tudo, existem vários outros benefícios em usar os melhores afiadores de faca elétricos, como vamos ver na próxima seção.

 

Benefícios dos afiadores de facas elétricos

Os afiadores de faca elétricos são perfeitos para cozinhas de todos os tipos, bem como em qualquer outro lugar em que você precise de uma faca afiada para realizar o trabalho, como oficinas, canteiros de obras e papelarias. Algumas das pessoas que poderiam se beneficiar com o uso de um afiador de faca elétrico incluem:

  • Cozinheiros
  • Açougueiros
  • Padeiros
  • Campistas
  • Artistas
  • Pescadores
  • Caçadores

Se você trabalha com alimentos ou precisa de uma ponta afiada para suas atividades, um afiador de facas elétrico é a escolha certa para você. Há uma série de benefícios que acompanham os afiadores.

  • O processo de afiação elétrica é muito mais rápido do que o método de afiação tradicional.
  • A afiação elétrica não exige nenhum esforço físico da sua parte, o afiador faz todo o trabalho pesado sozinho.
  • Você não precisa ter experiência com lixagem, polimento e afiação para conseguir um ótimo resultado.
  • As mãos e dedos do utilizador ficam longe do fio durante o afiamento, então o processo é mais seguro.

Agora que você conhece os pontos fortes dos afiadores elétricos, vamos analisar algumas das principais características desses aparelhos.

 

Características dos afiadores de faca elétricos

Controle. Os afiadores de facas elétricos oferecem controle de ajuste fino, tanto sobre a afiação quanto sobre o uso de suas facas. Os afiadores elétricos permitem que você mova a faca para dentro e para fora para ter controle total sobre a fiação de maneira segura, enquanto uma faca mais afiada significa corte preciso e fácil.

Longevidade. Os afiadores elétricos não apenas oferecem um corte de precisão, mas também aumentam a longevidade geral de suas facas. As melhores facas são investimentos que precisam ser adequadamente mantidos e cuidados.

Segurança. Embora possa parecer o contrário, uma faca bem afiada é uma faca segura. Se a lâmina da faca estiver cega, ela poderá não cortar corretamente quando você for usá-la. Uma faca cega pode escapar da sua mão, e a força que você precisa exercer sobre ela pode causar um acidente.

Preparação. É muito melhor ter um jeito sempre disponível e muito rápido de se usar a qualquer momento do que precisar planejar a afiação das suas facas com antecedência. Com um afiador elétrico, você pode afiar qualquer lâmina na hora que precisar em apenas um ou dois minutos.

Conveniência. Os afiadores de facas elétricos reduzem muito o trabalho manual para alcançar o fio perfeito. Como o motor elétrico trabalha para remover o metal antigo e criar uma nova superfície, você não precisa se preocupar em lixar ou esmerilhar manualmente.

 

Recursos importantes

Tipo e material

É muito importante ver que tipo de material e mecanismo o afiador usa para afiar suas facas. Um material de afiação comum usado nos afiadores é o diamante. O diamante é um ótimo material abrasivo porque é um dos materiais mais duros disponíveis e é poderoso o suficiente para lixar suas lâminas danificadas ou muito cegas com eficiência. Apesar disso, também é fato que os abrasivos de diamante podem ser bastante agressivos e podem danificar uma faca delicada ou muito fina em vez de afiá-la quando usados sem o devido cuidado.

Se você pretende afiar facas em geral, os abrasivos diamantados são ótimos, mas se você deseja afiar facas finas e frágeis, certifique-se de não deixá-las muito tempo no afiador elétrico e não usar ângulos agressivos. Outra ótima alternativa para abrasivos de diamante são as correias abrasivas, que são flexíveis o suficiente para atender diferentes tipos de materiais de lâmina e também diferentes formatos de lâminas e biseis. Portanto, se você possui facas exóticas com materiais e curvas diferentes, procure usar afiadores que usam correias abrasivas flexíveis em vez de uma pedra fixa.

Etapas do processo de afiação

A maioria dos afiadores vem com dois ou três conjuntos de slots, cada um atribuído a um estágio diferente do processo, o número de estágios pode afetar a complexidade da operação da máquina, o tamanho da máquina e a precisão com que as facas são afiadas. Quanto mais opções, mais complexa é a operação.

Você pode optar pelos afiadores com um processo de três estágios, com uma lixagem grossa, lixagem de precisão e polimento, se estiver disposto a aprender e usar técnicas mais complexas e eficientes. Se você procura um afiador compacto e simples, deve optar por aqueles com um processo de duas etapas.

Guias de ângulo

A afiação de facas envolve algo chamado ângulo de afiação. Quando você olha a descrição de muitos afiadores de facas elétricos, você encontra esse termo com muita frequência. É essencial que um afiador elétrico possa guiar as lâminas da faca no ângulo correto para seu uso. Mas o que isso realmente significa? Bem, em termos simples, isso significa que sua faca tem um ângulo específico no qual o fio de corte da lâmina foi feito.

Esse ângulo determina a precisão e a durabilidade da sua faca. Ângulos mais grossos tornam o fio mais resistente e ângulos menores tornam o fio mais afiado. Quanto maior o ângulo, maior a durabilidade do fio e menor a sua afiação. Facas de uso pesado geralmente são afiadas em um ângulo de 40 graus, enquanto navalhas geralmente são afiadas em um ângulo de 15 graus.

 

Com que frequência uma faca deve ser afiada?

Essa é uma daquelas perguntas que são feitas com muita frequência, mas não tem resposta definitiva. Descobrir quantas vezes você precisa afiar sua faca é complicado por causa dos múltiplos fatores que afetam a frequência com que você deve afiar uma faca específica. Primeiro de tudo, depende de quanto você usa a faca. Se você usa uma faca com muita frequência, é bom amolar toda semana. Mas a outra parte do afiador, que é a lixagem, não precisa ser feita com tanta frequência. Realizar uma lixagem com muita frequência pode realmente remover muito material da lâmina e causar danos irreversíveis ao metal.

Geralmente, uma faca precisa ser lixada uma ou duas vezes por ano, mas o polimento e a amolagem podem ser feitos com mais frequência, dependendo do seu uso. Outro fator que determina com que frequência a faca precisa ser afiada é a finalidade para a qual você a está usando. Por exemplo, uma faca usada para cortar materiais duros, como ossos, exigirá mais manutenção do que uma faca usada para cortar materiais mais macios, como queijos e peixes.

Uma das maneiras mais fáceis de dizer se sua faca está ficando cega é quando ela está esmagando ou serrando algo macio, como um tomate, em vez de cortá-lo suavemente. Um corte de uma lâmina afiada deve ser limpo e sem rebarbas. E dependendo do dano que uma lâmina sofreu, ele pode ser visível a olho nu, com lascas e amassados no fio.

 

Afiador de facas elétrico vs. afiador manual

Embora os afiadores de facas elétricos ofereçam muitos benefícios, há alguns casos em que a escolha de um afiador manual pode ser a escolha mais correta. Por exemplo, se você quiser algo mais portátil e que não exija eletricidade para funcionar, um afiador manual é uma escolha inteligente. Geralmente essa é opção de caçadores e praticantes de bushcraft e camping.

Além disso, os afiadores manuais oferecem uma sensação clássica de que muitas pessoas gostam. Entusiastas de armas brancas geralmente querem ter controle total sobre todas as etapas de afiação, então o uso de ferramentas dedicadas, como lixadeiras de cinta e de pedras de amolar oferecem todas as opções possíveis.

Os afiadores de facas elétricos são uma opção melhor para chefs, profissionais de cozinha e cozinheiros amadores por oferecer uma afiação muito rápida e que não exige nenhum conhecimento prévio sobre cutelaria. Sua principal vantagem é a praticidade, qualquer um pode afiar e polir uma faca rapidamente a qualquer hora.

 

Diferença entre afiar, amolar e lixar

A maioria dos afiadores de facas elétricos possui um processo de dois ou três estágios e slots diferentes designados para cada um dos estágios. Você pode estar se perguntando o porquê e esta parte lhe dará a resposta. Embora possamos nos referir à afinação do fio de corte das lâminas simplesmente como ‘afiação’, existem etapas diferentes dentro desse processo.

Primeiro de tudo, um material abrasivo grosso é usado para remover as partes amassadas e danificadas da lâmina, e isso é chamado de lixagem. Este é o primeiro passo do seu processo de afiação. Para lixar o metal geralmente se usa uma pedra de amolar, que pode ser feita de diversos materiais abrasivos e possuir gramaturas diferentes. Quanto menor a gramatura, mais abrasiva é a pedra.

Quando a lâmina está sendo lixada na primeira etapa, o metal é removido da lâmina, que fica mais fina, mas esse fio não é liso e também não é durável. Esse fio precisa ser assentado e aperfeiçoado, para isso a faca precisa ser amolada. Isso é tradicionalmente feito com uma chaira ou strop de couro. O último passo, o mais suave de todos, é o polimento, que serve para deixar o metal mais liso o possível, o que melhora a afiação e também ajuda a proteger certos metais contra a ferrugem.

A principal fonte de confusão é que na maioria das vezes todos os nomes desses processos são usados como antônimos, ignorando as particularidades de cada um. Cada um possui sua função e a realização deles na ordem correta garante um fio de corte perfeito. Esta é a razão pela qual um bom afiador de facas deve ter fendas separadas para lixar, amolar e polir, para obter resultados de afiação de nível profissional.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.