Como escolher o mouse certo para você

Como escolher o mouse certo para você

como escolher o melhor mouse ergonômico

Quando você está pensando nas melhores formas de atualizar seu computador, provavelmente não dá muita atenção ao seu mouse. Todos os mouses são iguais, certo?

Bem, não é bem assim.

Eles são uma das peças mais usadas no seu PC. Você não deveria ficar preso ao mesmo mouse genérico barato que você usou por anos. Substituir o mouse pode ajudá-lo a melhorar no trabalho e no lazer, além de ajudar a evitar danos aos pulsos e dedos.

Continue lendo para descobrir qual mouse você deve comprar.

 

Escolha um mouse que atenda às suas necessidades

Para a maioria dos usuários, o mouse padrão de três botões (onde a roda de rolagem funciona como um terceiro botão) fará o trabalho muito bem. Mas para tarefas específicas, procure por mouses especialmente projetados para determinados usos.

Mouses para jogos

mouse Corsair Glaive RGBOs gamers devem sempre investir em um mouse de jogo dedicado. Ele não fará de você um jogador melhor, mas tornará sua jogabilidade muito mais fácil. Ter o equipamento correto é o único modo de aproveitar suas habilidades ao máximo.

O melhor mouse para jogos oferecerá benefícios ergonômicos, tornando-o mais confortável para longas sessões de jogo. Ele também terá um sensor de maior qualidade, o que melhora sua precisão.

E o melhor de tudo, ele terá botões que você pode configurar para facilitar as tarefas repetitivas. Precisa trocar sua arma ou usar um medkit? Um simples clique pode fazer isso. Você pode até atribuir macros complexos a um único botão.

Muitos mouses para jogos, incluindo o Corsair Glaive RGB visto ao lado, têm switches de DPI que você pode usar para alternar entre uma configuração de DPI mais alta (para velocidades de cursor mais rápidas) e uma configuração de DPI mais baixa (para um controle mais suave e preciso). Falaremos mais sobre o DPI e sua real importância mais abaixo.

Se você está procurando por um mouse para jogos, leia este nosso artigo que analisa os 12 melhores mouse gamers, tem opções de todos os tipos e para todos os bolsos.

Mouse para viagens

como escolher o melhor mouse retrátilO outro tipo principal de mouse de uso específico é o mouse para viagem. A maioria é apenas unidades padrão de dois ou três botões encolhidos para uma maior portabilidade. A maioria é sem fio, embora alguns usem cabos curtos ou retráteis. Eles também costumam ser baratos o suficiente para que você possa substituí-los facilmente se perder um deles. Esse modelo de mouse retrátil da Multilaser deve servir bem para períodos curtos e é bem barato.

O ponto principal de um mouse de viagem é a capacidade de caber dentro de um espaço pequeno, como uma mochila para notebook ou uma bolsa, e elas geralmente não são projetadas tendo em mente a ergonomia. Eles são ótimos se você viajar muito, mas eles não são adequados para uso continuo por muito tempo.

 

Mouses ergonômicos são melhores para uso prolongado

Os mouses ergonômicos são projetados para caber na sua mão de uma maneira mais natural, reduzindo a tensão nos dedos e no pulso. Eles também tendem a ter botões extras ao alcance de seus dígitos.

como escolher o melhor mouse ergonômicoComo eles são confortáveis ​​depende de muitas condições, incluindo o tipo de pegada que você prefere. Alguns usuários gostam de segurar a mão de forma plana, enquanto outros preferem um aperto mais semelhante a uma garra.

Um mouse trackball, como o Logitech MX ERGO, permite que sua mão descanse sua mão em uma posição mais natural por cima do mouse e exige um pouco menos de esforço, pois você não precisa movê-lo. Para problemas de pulso, estes modelos podem ser uma grande ajuda.

O tamanho é um fator quando se trata de conforto, e enquanto muitos mouses vêm em versões diferentes para canhotos e destros, nem todos fazem isso. Como resultado, se você estiver pensando em comprar um mouse ergonômico, teste primeiro alguns. Ou pelo menos comprar de algum lugar com uma boa política de devolução.

como escolher o melhor mouse silencioso

 

O outro fator de conforto muitas vezes esquecido é o ruído. Quando você está trabalhando duro, a maioria dos mouses produz um som de clique incessante. Mesmo que isso não o incomode, pode incomodar outras pessoas próximas. Obtenha um mouse silencioso como o mouse gamer KP-V26 da Knup para resolver esse problema.

 

DPI mais alto nem sempre é melhor

Uma das principais especificações que você verá em anúncios e descrições de um mouse é o DPI ou pontos por polegada. Nos termos mais simples, essa é uma figura que mostra até que ponto o ponteiro do mouse se moverá para cada centímetro que o próprio mouse mover fisicamente.

Veja um display 4K, por exemplo, com uma largura de pixel de 3840. Você precisa arrastar um mouse de 400 DPI quase 10 polegadas (cerca de 25cm) pela sua mesa para mover o ponteiro da borda esquerda para a direita da tela. Para percorrer o mesmo caminho com um mouse de 3000DPI você só precisaria mover cerca de uma polegada e meia (um pouco menos de 4 cm).

Mas enquanto a regra geral das especificações técnicas é que números mais altos são sempre melhores, isso não é verdade aqui. O DPI mostra a rapidez com que o ponteiro do mouse se move e nem mais rápido é melhor. Isso depende do uso final do mouse, nem todas as tarefas exigem um ponteiro rápido enquanto algumas tarefas se beneficiam de um DPI bem alto.

Estas são as nossas recomendações:

  • A maioria dos usuários “normais” não precisa se preocupar com o DPI.
  • O alto DPI é ótimo para monitores de alta resolução ou configurações de vários monitores. Ele permite que você percorra a tela mais rapidamente.
  • Para jogos, o alto DPI permite que você aja e reaja mais rapidamente. Um DPI mais baixo oferece maior controle e precisão. Os gamers sérios precisam de um mouse com configurações de DPI ajustável para se adequar a cada gênero.
  • Para o edição de vídeo, de imagem, criação de desenhos digitais ou outros usos que requerem de um alto nível de precisão, um DPI menor pode ser melhor.

É bom notar que a maioria dos mouses com DPI alto possui maneira de ajusta-lo, seja por meio de botões no próprio mouse quanto usando softwares próprios. Se você está em dúvidas ou precisa realizar tarefas que requerem velocidades diferentes, escolha um mouse com um DPI ajustável como o Corsair Glaive RGB.

 

Taxa de captação é um pouco importante

Outra especificação importante que você verá nas descrições dos mouse é a taxa de captação, ou Polling Rate. Esta é uma figura, medida em hertz (Hz), que mostra quantas vezes por segundo o mouse informa sua posição para o computador. Um número maior significa maior precisão e movimento mais suave.

Pelo menos em teoria.

O salto de 500Hz para 1000Hz pode parecer grande, mas na realidade é uma mudança de dois milissegundos para um milissegundo. É improvável que seus olhos notem essa diferença.

Uma taxa de captação de 1000Hz ou mais só se justifica para jogadores profissionais, os demais jogadores podem ficar na faixa dos 500Hz sem problemas. Para outros usos, essa informação não deve interferir muito na compra, mas cerca de 500Hz também é ideal.

 

Diferenças entre o sensor óptico vs. sensor laser

Os dois tipos mais comuns de mouses são os óticos e os mouses a laser, que na verdade são variações da mesma tecnologia. A principal diferença é que um mouse óptico usa um LED para refletir a superfície abaixo, enquanto um mouse a laser usa um laser para rastrear o movimento.

Por esse motivo, você só pode usar mouses ópticos em superfícies planas e opacas. A maioria dos mouses a laser trabalha em uma ampla gama de superfícies, incluindo vidro.

Os mouses a laser são mais sensíveis. Eles podem alcançar classificações mais altas de DPI, o que significa que podem rastrear movimentos com mais precisão e também se mover pela tela com mais rapidez (por isso, talvez seja necessário diminuir a sensibilidade do mouse).

Isso pode resultar em um problema chamado “aceleração”. É onde o ponteiro do mouse viaja mais quando você move o mouse rapidamente do que quando você o move lentamente. É um problema para os jogadores, muitos dos quais preferem a firmeza de um mouse óptico sobre o aumento da precisão de um laser. A maioria dos mouses com tecnologia a laser de ponta possuem recursos que renegam esse efeito de aceleração, então no final das contas a escolha entre essas duas tecnologias é uma questão de gosto e de costume.

 

Mouses sem fio são muito melhores agora

como escolher o melhor mouse wirelessOs mouses sem fio alcançaram suas contrapartes com fio, na medida em que seus aspectos positivos agora superam muitas desvantagem.

O atraso de resposta está praticamente acabado em mouses de qualidade – embora os jogadores ainda possam preferir a consistência e confiabilidade absolutas que vêm com uma opção com fio. Se você escolher um bom mouse, como o Logitech M280, a carga da bateria pode durar mais de um ano inteiro.

O principal benefício dos mouses sem fio é a conveniência. Não há desordem com o cabo e, se você usar um mouse Bluetooth, ele não ocupará uma porta USB. O alcance sem fio também é muito melhor. Isso permite controlar um computador conectado a um projetor ou TV, por exemplo, a uma distância de até 10 metros.

 

Bluetooth é melhor para mouses sem fio

Ao comprar um mouse sem fio, sua escolha é entre modelos de radiofrequência (RF) ou Bluetooth. Os mouses RF podem ser um pouco mais responsivos e são muito mais fáceis de configurar – basta conectar o dongle receptor que vem com ele.

como escolher o melhor mouse bluetoothA desvantagem é que o receptor ocupa uma de suas portas USB e é quase impossível substituí-lo se você o perder. Os dispositivos de RF também são mais propensos a interferências.

O Bluetooth é mais conveniente. Suas versões mais novas não ocupam uma porta USB preciosa, e a duração da bateria pode ultrapassar facilmente um ano ou dois anos de uso. Também é muito mais fácil compartilhar um único mouse entre vários computadores. Um bom exemplo é o Mouse Wireless Sculpt Comfort da Microsoft, que não requer o uso de um receptor e possui ótima precisão.

A configuração de um mouse Bluetooth requer algumas etapas extras e você precisa aguardar a reconexão ao inicializar ou ativar seu computador. Alguns mouses mais antigos com conexão Bluetooth exigem o uso de um receptor USB, então você deve verificar como modelo para ter certeza que ele funciona sem.

 

Diferenças entre mouse vs. trackpad

Em vez de um mouse normal, você pode considerar um touchpad autônomo semelhante ao obtido em um notebook. Não é adequado para tarefas como jogos e edição de imagens, mas alguns usuários consideram os sistemas baseados em toque mais intuitivos, especialmente agora que muitos dos softwares de desktop estão sendo projetados com o touchscreen em mente.

arc mouseErgonomicamente, o design mais plano pode não funcionar para todos, apesar de alguns produtos contornarem isso de forma inteligente. O Arc Mouse da Microsoft se curva na forma que você achar mais confortável.

Uma boa escolha de meio termo é um mouse com suporte a toque, como o famoso Apple Magic Mouse 2, visto a esquerda. Ele é um mouse normal com um painel sensível ao toque na parte superior que permite usar os gestos suportados em seus aplicativos. Apesar de ser mais fácil utiliza-lo em um Mac, ele também pode ser usado em computadores com Windows se você seguir esse tutorial.

 

Como escolher o mouse certo para você

Ao escolher um mouse, pense no que você deseja usá-lo. Os designers podem preferir o conforto e a precisão de um mouse a laser ergonômico, os gamers a estabilidade de um mouse óptico com fio e botões programáveis extras e usuários gerais podem encontrar o suporte de gesto de um touchpad mais fácil de usar.

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.