Fones de ouvido: Tudo o que você precisa saber

Aparador de barba sendo lavado
4 maneiras diferentes de se barbear – Qual é a ideal?
9 de setembro de 2018
Cartão SD
Quantas fotos cabem em um cartão micro SD
20 de setembro de 2018

Fones de ouvido: Tudo o que você precisa saber

A maioria de nós está grudado aos nossos aparelhos inteligentes durante uma boa parte do dia, ouvindo música em movimento ou assistindo vídeos em um tablet, laptop ou smartphone. Os fones de ouvido que usamos tornaram-se mais do que apenas um acessório – eles são praticamente uma extensão de nós mesmos. O par correto permitirá que você aproveite um filme a noite sem perturbar o seu parceiro dormindo ou ouvir música em uma cafeteria lotada sem ser incomodado e sem incomodar os outros.

Hoje em dia, você tem as mais diversas opções de fones de ouvido, adequados para diferentes estilos de vida: de minúsculos modelos intra-auriculares que se encaixarão em um bolso de camisa até grandes modelos over-the-ear que podem te ajudar a ficar completamente imerso na música e fazer você parecer (e talvez até se sentir!) um DJ.

 

Tamanho: grande ou pequeno

Sua escolha de fones de ouvido deve envolver tanto o seu estilo de vida quanto o seu orçamento. Algumas pessoas compram diferentes tipos para diferentes usos – um, digamos, para trabalhar e outro para relaxar. As linhas, no entanto, não são totalmente definidas, você pode ver pessoas na rua ou no trem que usam modelos grandes que costumam ser usados em casa, enquanto outros estão conectados aos fones de ouvido intra-auriculares 24 por dia, mesmo que estejam vendo filmes ou TV.

Pequeno: quando a portabilidade é o mais importante

Todos os fones de ouvido são tecnicamente “portáteis”, mas usamos o termo para descrever modelos pequenos e leves, alguns dos quais podem ser dobrados e escondidos em um bolso ou bolsa quando não estiverem em uso. Esta categoria também inclui fones de ouvido para uso com smartphones, que acompanham controles de microfone e para conectar / desconectar chamadas. Note-se que, embora os fones de ouvido menores e mais leves sejam mais confortáveis ​​do que seus irmãos mais volumosos, você pode acabar trocando qualidade de som pelo conforto.

Grande: quando a qualidade do som é o fator principal

Usamos o termo over-the-ear ou headset para descrever fones de ouvido tipicamente maiores que se parecem com protetores de audição, conectados por uma cinta ajustável. A maioria tem fio para que possam ser conectados a uma fonte de áudio, como um smartphone ou uma TV. Alguns podem ser dobrados ocuparem menos espaço e vêm com bolsas de transporte. Existem também modelos sem fio com bateria, com Bluetooth ou outras tecnologias que se conectam a um telefone ou outro dispositivo inteligente sem uso de um cabo.

 

Avalie a qualidade do som

Como os alto-falantes, os fones de ouvido podem enfatizar diferentes partes do espectro de áudio, e você pode preferir um som sobre outro. Se você puder, teste os fones de ouvido antes de comprar. Se você comprar online, verifique as políticas de retorno para garantir que as compras possam ser retornadas ou trocadas por outro modelo.

Escolha um design que atenda as suas necessidades

Os modelos de over-the-ear são ótimos para se ouvir em casa, mas podem ser muito grandes para serem facilmente transportados em viagens e na locomoção diária. Modelos menores e mais portáteis podem sacrificar um pouco da qualidade de som, mas eles são definitivamente mais versáteis. Os intra-auriculares e os modelos esportivos são ótimos para ouvir música em qualquer lugar. Se você estiver viajar muito de avião ou passar muito tempo em ambientes barulhentos, considere os fones de ouvido com tecnologia ativa de redução/cancelamento de ruído.

Para mais qualidade de som, prefira com modelos com fio

Para ouvir música com a maior nitidez possível, recomendamos modelos com fio, pois modelos sem fio costumam colocar mobilidade na frente da qualidade sonora. Fones sem fio mais novos e mais caros podem fugir dessa regra, mas a maioria possui algum chiado ou compressão facilmente notáveis por ouvintes atentos.

 

Tipos: modelos diferentes para necessidades diferentes

A escolha do modelo de fone de ouvido é completamente pessoal, não existe um modelo que vai se adaptar a todos os usos possíveis. Muitos usuários se sentem confortáveis usando fones de ouvido intra-auriculares, que entram no canal auditivo, mas outros acham isso irritante ou incomodo. Alguns usuários preferem os grandes headsets, mas outros reclamam que esses modelos grandes interferem com os óculos ou brincos. Dependendo do ambiente em que você irá usar os fones, pode querer investir em um modelo intra-auricular com isolamento de ruídos ou, em casos de ambientes extramente barulhentos, com cancelamento ativo de ruídos. Use este guia para ajudá-lo a encontrar o tipo que se adequa às suas necessidades específicas.

Over-the-ear, head set ou circoauricular

Headset com fio

Estes vêm em dois tipos. Os modelos “fechados” cobrem suas orelhas, selando o som e os ruídos do ambiente, mas eles também podem bloquear algumas coisas que você quer ouvir, como uma campainha ou um uma buzina de carro. Algumas pessoas sentem que seus ouvidos ficam quentes ou doloridos se os usam por um longo tempo, mas isso pode ser causado por um produto ruim ou falta de ajuste nas laterais. Os fones “abertos” têm aberturas nos copos das orelhas. Você poderá ouvir mais sons externos, mas o som também pode escapar, talvez o suficiente para perturbar alguém próximo. Esses modelos costumam ter a melhor qualidade de som. Um bom exemplo é o Sony Mdr-xb550ap. Um over-the-ear que possui um microfone dedicado geralmente é chamado de headset.

On-ear ou earbuds

Earbuds brancos

Estes são muito menores e mais leves que os modelos over-the-ear e não pressionam os lados da sua cabeça. Ao em vez disso, eles pressionam as próprias orelhas. Muitos usuários os acham mais confortáveis e menos propensos a incomodar durante longas sessões de uso. Mas eles podem permitir que mais som ambiente entre mais facilmente e que o som interno escape e possa ser ouvido por outras pessoas. Esse modelo é mais indicado para uso casual durante as locomoções do dia a dia e alguns vem com bolsas de transporte.

In-ear ou intra-auriculares

Fone de ouvido intra auricular

Os intra-auriculares ficam alocados mais próximos ao canal do ouvido, tendo um encaixe mais apertado e com isolando melhor os sons – melhor do que um earbud mas não não bem quanto um over-the-ear. Essa forma de encaixe pode incomodar alguns usuários, enquanto outros preferem a estabilidade que ele proporciona. Esses fones de ouvido são bastante comuns, pois geralmente vêm com iPods e outros players de áudio portáteis. A maioria vem com pontas adicionais de tamanhos variados para garantir um ajuste seguro e confortável, os materiais mais comuns são de borracha e silicone.

Sem fio

Fone de ouvido wireless

Os modelos sem fio são comuns, e a maioria usa o Bluetooth – com um alcance típico de até 10 metros ou mais – para se conectar a um smartphone ou a um reprodutor de mídia portátil. O Bluetooth é um padrão de tecnologia de comunicações sem fio de curto alcance muito comum e funciona usando ondas de rádio ao em vez de fios ou cabos para conectar dispositivos inteligentes entre si. Esses modelos funcionam com baterias internas que possuem capacidades variadas, isso também costuma deixa-los um pouco maiores do que seus irmão com fio. Um exemplo de fone de ouvido Bluetooth é o Everest Jb950.

Alguns modelos mais antigos e especializados ainda utilizam tecnologias RF ou infravermelho (IR). Alguns modelos domésticos possuem um fone de ouvido alimentado por bateria e um transmissor de corrente alternada que se conecta ao seu equipamento de áudio ou vídeo. Os modelos RF podem transmitir sinais através de paredes e pisos, de modo que você não precisa estar perto do seu sistema de som para aproveita-lo, mas eles estão sujeitos a interferências de outros dispositivos, como telefones sem fio e fornos de microondas, que funcionam nas mesmas freqüências (geralmente 900MHz ou 2.4GHz), além de ser difícil encontra-los a venda hoje em dia. Os fones de ouvido sem fio que usam a tecnologia de infravermelhos requerem uma linha de visão direta com transmissor, assim como um controle remoto.

Redução e cancelamento de ruído

Um fone de ouvido com cancelamento de ruído passivo bloqueia as ondas sonoras do ambiente externo usando os materiais de que são fabricados. Eles basicamente funcionam como os protetores de audição usados em obras e fábricas, as almofadas isolam o ambiente externo e interno de forma física.

Os fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído também usam os materiais para os quais são feitos para bloquear o ruído externo, mas eles levam as coisas um passo adiante, produzindo uma onda sonora interna capaz de cancelar as ondas sonoras externas, que são captadas por minúsculos microfones. As ondas sonoras que eles produzem imitam o ruído externo, mas são como uma “imagem espelhada” uns dos outros que se cancelam mutuamente.

Em geral, encontramos o cancelamento de ruído mais eficaz em modelos com cancelamento de ruído ativo, mas recurso costuma encarecer bastante o aparelho, além de consumir mais energia. Alguns modelos permitem desligar a redução de ruído, para que você ainda possa usá-los como fones de ouvidos comuns se as baterias estiverem terminando. Você também pode usar o recurso de cancelamento de ruído quando você não está ouvindo qualquer mídia, apenas para reduzir o ruído externo e ficar em total silencio mesmos nos ambientes mais barulhentos.

 

Características a serem consideradas

Ao comprar seu próximo par de fones de ouvido, considere esses recursos:

  • Case ou bolsa de transporte – Um case é especialmente útil para proteger o cabo do fone de ouvido dos emaranhados e nós que, aparentemente, surgem do nada. Além disso, impede que eles tenham contato com qualquer outra coisa que você possa transportar junto, como suas chaves, evitando desgastes e cortes.
  • Microfone – A maioria dos fones de ouvido possui pequenos microfones que captam sua voz na hora de fazer chamadas e gravações. Eles também permitem que você mantenha suas mãos livres durante essas tarefas, sem precisar segurar o smartphone próximo a sua boca. A qualidade não costuma ser tão boa quanto a do microfone próprio do celular.
  • Tamanho ajustável – A banda que liga os alto-falantes de seus fones de ouvido pode ser ajustada para caber confortavelmente sua cabeça e evitar que eles se movam e ou apertem demais.
  • Controles de volume – Um controle de volume é muito útil, especialmente se você está sentado longe da fonte do áudio, como uma TV. Alguns controles estão na parte de fora das conchas, enquanto outros estão no cabo. Alguns cabos têm um botão que permite responder e desligar chamadas telefônicas sem tocar no telefone.
  • Pontas variadas – Alguns fones de ouvido são vendidos junto com diferentes modelos e tamanhos de pontas para proporcionar melhor ajuste e encaixe aos canais auditivos. Essas pontas também podem ser vendidas separadamente em kits e costumam ser feitas de silicone ou borracha.

 

Escolhendo os fones de ouvido certos para o seu estilo de vida

Para esportes e fitness

A música motiva. Uma variedade de designs in-ear e on-ear estão disponíveis para garantir que seus fones de ouvido permaneçam imóveis no ouvido enquanto você estiver se exercitando. Fones de ouvido voltados para esportivas apresentam vários tipos de prendedores e grampos de orelha para manter os alto-falantes no lugar, não importa que atividade você esteja praticando, evitando que você tenha que parar para coloca-los no lugar novamente. Conforto e ajuste são questões de preferência, mas com o leque de opções disponíveis, você certamente encontrará um que se adapte a você.

Alguns fones de ouvido esportivos são feitos com materiais resistentes à água para proteger contra o suor e os elementos. como o Bose Soundsport. Uma opção mais barata com resistência ao suor IPX4 é o Sony Wi-sp500. Muitos possuem microfones e controles no fio que permitem atender telefonemas, ajustar o volume ou até alterar sua lista de reprodução sem diminuir o seu ritmo. Você ainda pode optar por um modelo sem fio, caso eles atrapalhem seus movimentos.

Para jogos

Os gamers com a intenção de criar uma realidade alternativa imersiva se beneficiarão mais de um design fechado com resposta profunda de graves e alto volume sem distorção, de modo que os headsets são a escolha natural. O recurso de surround multicanal é oferecido em muitos modelos, como o SteelSeries Arctis Pro, que também conta com tecnologia DAC e com um microfone de alta fidelidade, para que companheiros de equipe sempre te ouçam com clareza. Uma opção mais barata mas de qualidade é o Corsair HS50. Placas de vibração e luzes LED podem ser encontradas em modelos de ponta. Um ponto a se considerar é o peso, headsets costumam ser mais pesados e isso pode incomodar após algumas horas de jogatina, já recursos wireless são desnecessários pois a fonte de áudio vai estar sempre relativamente próxima ao usuário.

Para entretenimento

Para ouvintes exigentes, nada supera um over-the-ear de qualidade. Esses modelos combinam graves profundos e robustos e uma resposta de alta freqüência para uma qualidade de som incomparável, mesmo nas faixas de preço mais baixas. Um modelo popular é o Sony XB550AP. Modelos com processamento de som surround podem aprimorar ainda mais a experiência de áudio para uso em home theaters.

  • Os modelos “fechados” possuem fones sólidos e acusticamente isolantes. Eles se destacam em bloquear o ruído externo para uma experiência de audição privada e melhoram significativamente a resposta dos graves.
  • Nos modelos “abertos”, a parte traseira dos alto-falantes é coberta por uma malha ou tecido acústico transparente. Isso geralmente oferece uma resposta “mais plana”, mais uniforme, que muitos audiófilos preferem e costumam ser mais confortáveis.

Para as pessoas que acham o peso dos fones de ouvido over-the-ear incômodos ou querem um som de qualidade num formato mais portátil, existem modelos de earbuds e intra-auriculares de alto padrão com fidelidade muito próximas, mas seus custos são bem mais altos.

Para trabalho

Os fones de ouvido over-the-ear são uma ótima maneira de distanciar-se do clamor do local de trabalho. Os modelos com cancelamento de ruído, como o JBL E55BT, são projetados para aumentar esse efeito, e você pode usa-los em completo silencio, sem precisar substituir um barulho por outro. Alternativamente, os fones de ouvido intra-auriculares, com ou sem cancelamento de ruído, também oferecem um bom isolamento do ruído externo, mantendo sua música privada e sem estragar seu penteado.

Para viajar

Durante a viagem, você provavelmente quer ter fones de ouvido leves que sejam fáceis de se transportar. Alguns over-the-ear são dobráveis, como o AKG K404, mas os intra-auriculares e earbuds oferecem mais leveza e praticidade. Se você vai gastar muito tempo em um avião ou um ônibus, os modelos com cancelamento de ruído vão permitir que curta a viagem ouvindo suas músicas e audiobooks sem ser incomodado pelos barulhos externos. Uma boa opção é o Meizu EP51. Você também deve investir em um modelo com grande duração de bateria.

Para a moda

Os fones de ouvido intra-auriculares são tradicionalmente o tipo mais popular para o uso durante a locomoção diária, mas nos últimos anos tornou-se chique andar com over-the-ears coloridos em público. Empresas como a Beats by Dr. Dre, Skullcandy, Monster e Soul by Ludacris desenvolveram projetos arrojados e atraentes que transformam a alta fidelidade em alta moda. Muitos desses fones de ouvido vêm em uma variedade de cores e padrões, permitindo que você mostre seu senso de estilo em um acessório útil.