14 dicas para economizar nos presentes de Natal ūüéÖ

14 dicas para economizar nos presentes de Natal ūüéÖ

Compras durante o Natal

Voc√™ pode aproveitar as comemora√ß√Ķes de fim de ano, como o Natal e os (temidos) amigos-secretos, mesmo com um or√ßamento apertado, basta ser criativo e n√£o ceder as tenta√ß√Ķes comuns dessa √©poca. Separamos quatorze dicas pr√°ticas para voc√™ presentear seus entes queridos sem sufoco.

O que te alegra mais durante os feriados de final de ano? Você prefere a véspera de Natal comemorada em família, as viagens tranquilas ao litoral ou a luta corpo-a-corpo nos shopping centers durante a Black Friday? Seja qual for sua preferência, todo mundo concorda que economizar dinheiro durante as compras de fim de ano é sempre uma coisa boa. Se você quer começar o ano novo sem dívidas, siga essas 14 dicas abaixo:

 

  1. Faça uma lista

Evite a tentação de ir fazer compras sem uma lista para tentar achar uma boa inspiração. Você pode até encontrar essa inspiração, mas vai acabar levando um monte de itens desnecessários junto, gastando mais do que deveria. Saiba o que você realmente precisa comprar, faça uma lista e não leve mais nada do mercado, se fosse realmente importante você teria anotado. Lembre-se: até o Papai Noel faz uma lista.

  1. Faça um orçamento

Um or√ßamento √© o elemento principal de qualquer economia. Pense em quem voc√™ precisa dar presentes, quais s√£o os itens essenciais das ceias e jantares especiais e quais s√£o as suas faixas de pre√ßos. O ideal √© comprar tudo o que for poss√≠vel com anteced√™ncia, j√° que tudo fica mais caro em dezembro, e saber da faixa de pre√ßo de antem√£o ajuda a voc√™ n√£o vai cair em falsas promo√ß√Ķes de fim de ano.

  1. N√£o compre nada parcelado

Voc√™ n√£o deve pagar pelos presentes de hoje pelo resto do ano. Compras parceladas sempre v√£o ter o valor final mais caro, al√©m de muitas adicionarem juros altos, especialmente quando o parcelamento √© mais longo. No final voc√™ sempre vai pagar mais caro pelo mesmo produto, n√£o importa quantas “facilidades” a loja oferece para tentar te convencer que esse √© um bom neg√≥cio. Se n√£o d√° pra pagar pelo presente a vista, escolha outro presente mais barato que possa.

  1. Pesquise online

Use recursos online para obter uma vantagem importante na hora de economizar. O pre√ßo de um produto costuma ser menor ao se comprar online, pois o lojista tem menos gastos com aluguel, funcion√°rios e manuten√ß√£o. Sites de compara√ß√£o de pre√ßo, de cupons de desconto e promo√ß√Ķes em m√≠dias sociais te ajudam a encontrar o menor pre√ßo de um produto. Al√©m disso, voc√™ pode fazer essa pesquisa no conforto da sua casa e sem ter que lidar com outros mil clientes fazendo a mesma coisa do seu lado, coisa comum na v√©spera de Natal.

  1. Considere dar um presente feito a m√£o

Um su√©ter de croch√™ ou uma caixa de joias personalizada n√£o apenas economizam dinheiro como tamb√©m d√£o um toque pessoal que deixa o presente ainda mais importante. At√© mesmo algo gostoso de comer que voc√™ preparou pode ser um √≥timo presente, como um bolo ou uma fornada de biscoitos. Aproveite a moda do “DIY” e fa√ßa um presente personalizado. Mesmo que voc√™ n√£o seja um artes√£o de m√£o cheia, existem v√°rios projetos f√°ceis de seguir na internet. Al√©m de aprender a fazer uma coisa nova, voc√™ pode adquirir um novo talento que pode ser usado para ganhar dinheiro.

  1. Compre eletrodomésticos do ano anterior

Se voc√™ quer os √ļltimos lan√ßamentos de smartphones, consoles de videogame ou Smart TVs, voc√™ vai ter que pagar caro por isso. Em compensa√ß√£o, voc√™ pode economizar uma boa grana comprando eletr√īnicos da gera√ß√£o passada, que costumam ser bem semelhantes aos √ļltimos lan√ßamentos. Os lojistas est√£o sempre fazendo promo√ß√Ķes com as vers√Ķes anteriores dos produtos para liberar espa√ßo no estoque.

  1. Espere pela Black Friday

√Č verdade que essa data nem sempre tem as melhores promo√ß√Ķes, mas ela ainda costuma ser a √ļltima oportunidade de comprar um item com desconto at√© o fim do ano. O importante aqui √© saber do pre√ßo normal do produto durante o ano, s√≥ assim voc√™ pode ter certeza que o desconto √© real.

  1. Diminua o tamanho da sua √°rvore¬†ūüéĄ

Quanto menos voc√™ gastar aqui, mais sobra para agradar seus presenteados. Voc√™ realmente precisa de uma enorme √°rvore morta dentro da sua casa para aproveitar o Natal? √Č melhor optar por uma √°rvore sint√©tica menor que pode reutilizada no pr√≥ximo ano. Se voc√™ mora em uma casa com uma √°rvore, pode enfeita-la no lugar do pinheiro tradicional.

  1. Espere pelas queimas de estoque pós-feriados

Por que n√£o dar apenas lembrancinhas de Natal e esperar as promo√ß√Ķes ap√≥s o Natal para comprar os presentes grandes? As lojas costumam ficar desesperadas para se livrarem de itens que n√£o tiveram a procura esperada e est√£o ocupando espa√ßo no estoque. Essa dica √© especialmente efetiva se voc√™ est√° procurando um tipo de produto espec√≠fico mas n√£o liga muito para uma marca ou modelo espec√≠fico. Esse princ√≠pio tamb√©m se entende para¬† pequenos itens natalinos e para comidas tradicionais dessas datas. Com paci√™ncia voc√™ consegue comprar luzes, decora√ß√Ķes, embrulhos para presentes, perus, rom√£s e muitos outros produtos de √©poca com grandes descontos.

  1. Comece mais cedo da próxima vez

Aqui est√° uma dica para 2019: comece a pensar sobre os presentes durante todo o ano. Quanto mais cedo voc√™ se decidir sobre os presentes, mais tempo voc√™ ter√° para conseguir compra-los com um bom desconto. Pegue sua lista de presenteados e decida qual ser√° o presente de cada um, a√≠ voc√™ pode come√ßar a pesquisar os pre√ßos por bem mais tempo e vai ter mais chances de encontrar algo em promo√ß√£o. Deixar essas escolhas pra √ļltima hora √© umas das coisas que mais encarecem os feriados, e as lojas se aproveitam desse h√°bito comum para lucrar mais. Quanto mais pr√≥ximo do fim de ano voc√™ deixar pra comprar os presentes, mais caros eles v√£o ficar.

  1. Emponha limites e n√£o abra exce√ß√Ķes

Ninguém quer passar os feriados com um orçamento restrito, mas essa é a parte mais importante para economizar. Você não pode começar a se planejar financeiramente ou tentar gastar menos sem ter um orçamento para se guiar. Isso significa que você deve ter um valor em mente para todos os presentes juntos e não pode gastar mais do que isso, inclusive com os gastos para outras pessoas. O ideal é que toda a família e amigos entenda que você tem um valor X para gastar e não vai passar disso.

  1. Organize-se

Estabeleça uma lista de pessoas que vão receber presentes seus e o quanto você pode gastar com cada um deles. O ideal é fazer isso bem antes do fim do ano chegar, para você ter tempo de pensar no limite de gastos e nos preços durante o resto do ano. Não gaste mais do que você pode pagar, isso significa que não adianta gastar até o limite do seu cartão de crédito e não conseguir pagar a fatura em janeiro. Assim como você precisa viver dentro de um limite de orçamento nos outros 11 meses do ano, você deve levar em conta o dinheiro que foi economizado durante o ano e o dinheiro disponível para gastos supérfluos em dezembro.

  1. Resista as tenta√ß√Ķes!

N√≥s queremos que todo mundo fique feliz nessa √©poca. As vezes n√≥s achamos que para isso acontecer, n√≥s precisamos dar um super presente fant√°stico e caro, mas essa n√£o √© a verdade. Ningu√©m que te valorize vai ficar triste em receber um presente simples, mas dado com carinho. As pessoas que entendem o valor do dinheiro, e as que entendem a situa√ß√£o econ√īmica atual, v√£o ficar gratas de terem sido lembradas por voc√™.

  1. Pense em todos os custos

Se você vai viajar nesses feriados, inclua todos os gastas associados a isso no seu orçamento. Se você vai pagar R$ 2.000 de passagens aéreas para visitar sua tia distante, você não deve gastar mais R$ 500 de presentes se isso for ultrapassar o limite do seu orçamento. Não esqueça de somar os custos de transporte, comida, comunicação e, se aplicável, estadia.

 

Nós esperamos que você tenha um ótimo Natal e um igualmente ótimo começo de ano, de preferência tranquilo e com muito dinheiro sobrando. E não se esqueça de começar a pensar nos presentes de 2020!

Equipe
A equipe do Guia de Compra está sempre pesquisando pelos melhores produtos e preços para que você economize tempo. Todos os dias nós analisamos centenas de produtos para achar o que melhor se adapta a você e ao seu bolso.