Pular para o conteúdo

Como se barbear tendo pele sensível: 9 dicas

Mais de um em cada três homens diz que sua pele fica vermelha e ou irritada ao se barbear. Essa sensibilidade é muito mais comum do que se pensa, afinal, raspar a pele com um lâmina não é uma coisa confortável na maioria das situações.

Não há uma solução permanente para resolver o problema da sensibilidade ao se barbear, mas existem maneiras de preparar melhor a pele para que você tenha menos irritação. Existem alguns hábitos que ajudam muito na hora de se raspar, e ao incorpora-los na sua rotina, você com certeza terá muito mais conforto e muito menos irritação.

Se você é um dos muitos homens com esse problema, separamos nove dicas de como se barbear melhor com uma pele sensível.

Faça uma esfoliação

É bom esfoliar a pele pelo menos uma vez por semana com um esfoliante suave em creme ou gel. Há um excesso de células de pele morta, óleo e sujeira profundamente embutida além da primeira camada da sua derme. Uma esfoliação vai ajudá-lo a tirar todas as coisas desagradáveis ​​da sua pele e deixá-la respirar.

Quanto mais suave e limpa for a superfície que sua lâmina precisa percorrer, menos chances da lâmina ficar presa em algo, cortando a pele por baixo. Antes de se barbear, lave o rosto com um esfoliante, como o esfoliante facial Viking Tradition para remover a pele morta e deixar a pele lisinha, pronta para ser raspada.

Pincele a barbar com creme ou óleo

Massagear óleo de barbear ou creme de barbear em sua barba com os dedos (que são menos limpos e mais abrasivos) pode aumentar as chances de irritação.

Em vez disso, use um pincel de barbear, além de ser mais suave e fácil de limpar, as cerdas finas da escova fazem um melhor trabalho cobrindo a barba, o que por sua vez facilitará a sua remoção durante o barbear.

Os pincéis variam no preço dependendo da densidade do cabelo e se é feito a máquina ou artesanalmente, e os modelos de texugo são os mais desejáveis.

Suavize sua barba

A barba é notoriamente dura e resistente, especialmente seca. Quanto mais macia for a barba, menor resistência ela coloca contra a navalha e mais fácil a remoção.

Para deixa-la mais suave, pressione uma toalha embebida em água quente contra o seu rosto por dois minutos ou tome um banho quente antes de se barbear.

Segundo dermatologistas, isso suaviza a barba e dilata os poros, o que ajuda a lâmina a cortar a barba com mais facilidade e reduz a quantidade de pelos arrancados a força, outra coisa que provoca irritação.

Em seguida, aplique um creme ou óleo de barbear. Você pode usar um creme de barbear criado especialmente para seu tipo de pele, como o creme de barbear Nivea Sensitive, mas o óleo de barbear pode ser sua melhor aposta.

O óleo de barbear adiciona uma camada mais forte de proteção entre a pele e a lâmina, a maioria dos homens com pele muito sensível vai se beneficiar mais de um óleo do que de um creme, a menos que você seja alérgico a qualquer um dos ingredientes no óleo de barbear.

Dois bons óleos para experimentar: óleo Barba Rubra e o óleo para barba Urban FarmaErvas, que incorporam vários óleos essenciais em uma fórmula para amaciar a barba e diminuir a fricção com a pele.

Esfrie e proteja a pele

Depois de ter se barbeado, jogue água fria no rosto, isso ajuda a fechar os poros e a reduzir a inflamação. Em seguida, aplique uma loção ou bálsamo pós barba feito especialmente para a pele sensível.

Um bom pós barba é essencial para acalmar e hidratar a pele. Existem vários tipos e marcas no mercado, mas os que levam álcool em sua composição devem ser evitados, pois esse ingrediente resseca a pele e causa aquela ardência típica.

O pós barba Urban da FarmaErvas usa manteiga de extratos da lúpulo e da cevada e óleo de café para acalmar a pele e aliviar qualquer desconforto após o barbear. Especialmente equilibrado, este bálsamo pós-barbear recupera a pele sem obstruir poros ou causar pelos encravados, sendo rapidamente absorvido pela pele.

Use a lâmina certa para sua barba

O barbear causa fricção contra a pele e a fricção causa irritação. Seu objetivo durante o barbear é tentar minimizar o dano causado por essa fricção. Para quem sofre com uma pele sensível e tem uma barba grossa ou muito encaracolada, quanto menos lâminas, melhor.

O ideal é usar um barbeador de metal, uma navalha ou um aparelho de barbear de, no máximo, duas lâminas. Se você prefere a praticidade dos barbeadores descartáveis, pode aprender qual é a melhor opção para o seu tipo de barba nesse artigo.

Limpe sua lâmina

À medida que você se barbeia, o excesso de creme e os pelos cortados entopem a lâmina. Enxágue a lâmina na pia depois de cada três ou quatro raspagens para remover esse acumulo de detritos, que dificulta o deslizamento suave do aparelho de barbear e pode provocar uma erupção cutânea.

Você também deve trocar suas lâminas com mais frequência do que alguém com uma pele menos sensível, uma vez que uma lâmina cega irá se prender na barba  mais vezes, causando vermelhidão. O ideal é trocar de aparelhos descartáveis ou lâminas soltas a cada três ou quatro usos.

Limpe sua pele gentilmente todos os dias

Não use aquele sabonete genérico de R$ 1,00 que você comprou na lojinha da esquina. Invista em um bom sabonete para peles sensíveis, livre de irritantes, perfumes e álcool. Um bom exemplo é o sabonete líquido para rosto Nupill Derme Control, ou o gel de limpeza facial Neutrogena Purified Skin.

Ambos ajudam a limpar a pele, sem retirar coisas boas que sua pele precisa para se manter saudável e que são produzidas naturalmente. Se você tem uma pele excessivamente oleosa, um gel de limpeza facial é mais indicado.

Hidrate a pele todos os dias

Uma das principais causas de irritação cutânea ao se barbear é a pele seca. Além desse tipo de pele ser mais áspera do que o normal, a adição súbita de um creme de barbear rico em umidade na pele seca pode obstruir os poros.

A manutenção do teor de umidade da pele com uma loção diária ajudará muito, mas certifique-se de escolher uma formulada para a pele sensível. Os produtos de pele sensíveis têm menos ingredientes, como fragrâncias e aditivos, com um alto potencial alérgico.

Outros ingredientes potencialmente irritantes, como o ácido salicílico (que suaviza a pele) geralmente não estão incluídos em produtos de pele sensíveis. Experimente a loção hidratante facial Bepantol Derma. Ela não é oleosa, não tem perfume, possui vitamina B3, lipídios naturais e proteção solar de 25 FPS.

Além de usar um hidratante para peles sensíveis, é de extrema importância ingerir mais líquidos durante o dia, pois a hidratação (ou desidratação) da seu corpo interfere diretamente na umidade da pele. Lembre-se que não adianta tomar refrigerantes ou sucos industriais pois o açúcar deles neutraliza a hidratação.

Água, sucos naturais, chás e água de coco vão manter não só a sua pele hidratada como todo o seu corpo.

Se barbeie com menos frequência

Homens com pele muito sensível ou irritável não devem se barbear todos os dias. Se isso parece ser o seu caso e as dicas acima não resolveram totalmente o seu problema, raspe-se a cada 2-3 dias. Você pode ter um pouco de restolho nos dias intermediários, mas isso é muito melhor do que ter um rosto vermelho e inflamado.

Se manter uma barba bem aparada for permitido no seu ambiente de trabalho, um aparador de barba pode ser usado para raspar a barba bem curta, sem tocar na pele.

Me siga!
Redator em Guia de Compra
Formado em jornalismo pelo CES-JF e redator com mais de 10 anos de experiência. Ian Rodrigues fundou o Guia de Compra com a visão de criar um espaço especializado e confiável, com artigos revisados por especialistas e recomendações independentes.
Ian Rodrigues
Me siga!
Aparador de barba em uso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *